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Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (Oportunidades)

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Apresentação em tema: "Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (Oportunidades)"— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (Oportunidades)
Prof. Dr. José Dornelas

2 PROCESSO EMPREENDEDOR

3 O processo empreendedor
Identificar e avaliar a oportunidade criação e abrangência da oportunidade valores percebidos e reais da oportunidade riscos e retornos da oportunidade versus habilidades e metas pessoais situação dos competidores Desenvolver o Plano de Negócios 1. Sumário Executivo 2. O Conceito do Negócio 3. Equipe de Gestão 4. Mercado e Competidores 5. Marketing e Vendas 6. Estrutura e Operação 7. Análise Estratégica 8. Plano Financeiro Anexos Determinar e Captar os recursos necessários recursos pessoais recursos de amigos e parentes angels capitalistas de risco bancos governo incubadoras Gerenciar o negócio estilo de gestão fatores críticos de sucesso identificar problemas atuais e potenciais implementar um sistema de controle profissionalizar a gestão entrar em novos mercados

4 COMO IDENTFICAR UMA OPORTUNIDADE ANTES QUE ELA SE TORNE ÓBVIA

5 Processo empreendedor (modelo de Timmons)
Comunicação Oportunidade Recursos Forças externas Ambiguidade Plano de negócio Liderança Criatividade Mercado de capitais Incerteza Equipe © Jeffry Timmons and Steven Spinelli, Babson College

6 Processo empreendedor (modelo de Timmons)
Comunicação Oportunidade Recursos Forças externas Ambiguidade Plano de negócio Liderança Criatividade Mercado de capitais Incerteza Equipe © Jeffry Timmons and Steven Spinelli, Babson College

7 CONSTRUINDO CATEDRAIS
Certa vez, um visitante que observava uma grande construção perguntou para um operário: o que você está fazendo? “Estou assentando tijolos, respondeu-lhe o operário” Continuando sua caminhada pela obra, perguntou a um segundo operário que fazia a mesma tarefa que o primeiro: “o que você está fazendo: estou construindo paredes, respondeu-lhe o segundo operário”. Andando mais um pouco, repetiu a mesma pergunta a um terceiro operário que fazia a mesma tarefa e ele respondeu: “estou construindo uma Catedral” (Autor desconhecido) Visão sem ação é um passatempo. Visão com ação pode mudar o mundo (Joel Becker)

8 Idéia  de Oportunidade Estudo de Mercado  de Oportunidade
IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Idéia  de Oportunidade Estudo de Mercado  de Oportunidade “Descobrir oportunidade de negócio é o cerne da atividade empreendedora” (Filion, 1999).

9 A oportunidade Busca, formatação, criação A janela: tempo
Requisitos de implementação Análise e avaliação Retorno econômico Recompensa X Risco Perspectiva de retorno Empreendedores potenciais que não sabem identificar o mercado alvo não estão preparados para implementar seus projetos empresariais. Eles apenas tiveram uma idéia, mas não identificaram uma necessidade de mercado!

10 Sempre haverá um momento em que a porta se abrirá e deixará o futuro entrar! (Graham Greene)

11 Oportunidade Reconhecendo uma oportunidade
A importância de se reconhecer uma oportunidade A oportunidade não precisa nascer de uma inovação radical, às vezes é simplesmente uma maneira mais simples, mais barata de fazer as coisas, um processo de trabalho aprimorado, um produto com mais qualidade ou adaptado a um segmento específico de mercado. Gente importante em negócios muitas vezes não enxerga ou não quer ver uma oportunidade. Eles estão muito envolvidos com o dia-a-dia da empresa, e por isso não conseguem enxergar possibilidades de mudança, ou melhorias, ou uma nova forma de trabalhar e fazer as coisas. Oportunidade para atender uma necessidade. Para detectar essas oportunidades, é importante estar atento ao ambiente externo, verificando o que poderia melhorar a qualidade de vida das pessoas, reduzir custos, agilizar processos. Olhar para o ambiente externo com espírito crítico e capacidade de análise é a melhor maneira de estimular a criatividade para gerar oportunidades de negócios. 3 3

12 Oportunidade Fonte: Salim (2006)
Oportunidade inovadora – as pessoas não haviam pensado que precisavam O empreendedor e sua capacidade de capturar as oportunidades No entanto, uma oportunidade não é um bom negócio por si só. Você sabia que no Japão foi desenvolvida uma lata de refrigerante que tem um espiral interno com gás, e quando a lata é aberta o líquido se gela automaticamente? Você deve achar que o produto é campeão de vendas. Não, isso não acontece porque o custo do produto ainda é muito alto. Uma oportunidade de negócio não é por si só um bom negócio. Precisamos descobrir se essa oportunidade tem mercado, se ela pode ser vendida a um preço atrativo, se temos como promovê-la distribuí-la, produzir com qualidade e escala suficientes, e se o negócio será lucrativo dado determinado potencial de vendas. Fonte: Salim (2006) 3 3

13 Fatores situacionais Oportunidades alternativas de carreira
Experiência (trabalho, hobby, interesses…) Modelos de referência (família, amigos, empreendedores de sucesso) Educação Redes sociais de relacionamento (network) Necessidades financeiras pessoais Economia local, regional e nacional

14 Fatores pessoais Auto-controle e auto-confiança
Motivação para fazer acontecer Auto-controle e auto-confiança Tolerância à ambiguidade Aceitar riscos Atenção às oportunidades Determinação Paixão

15 Fontes de idéias para novos negócios
Experiência prévia no ramo % Aperfeiçoamento de negócio atual % Identif. de oport. de negócios /nec. mercado % Busca sistemática % Brainstorming ou hobby % Fonte: Inc. magazine

16 Fontes de idéias de start-ups de tecnologia
Experiência prévia no ramo % Fonte: Inc. magazine

17 Sorte? Em empreendedorismo sorte é o encontro da preparação com a oportunidade!

18 Idéias x Oportunidades de Negócios
Exercício de Reflexão Idéia  Oportunidade de negócio

19 Processo empreendedor (modelo de Timmons)
Comunicação Oportunidade Recursos Forças externas Ambiguidade Plano de negócio Liderança Criatividade Mercado de capitais Incerteza Equipe © Jeffry Timmons and Steven Spinelli, Babson College

20 Equipe UM LIDER EMPREENDEDOR
Aprende e ensina melhor e mais rapidamente Lida com adversidade e é resiliente Demonstra integridade, confiabilidade e honestidade Implementa cultura e organização empreendedoras Tem as qualidades identificadas na estrela do sucesso de Zach

21 Equipe QUALIDADE DA EQUIPE Experiência e carreira relevantes
Motivação para a excelência Empenho, determinação e persistência Tolerância ao risco, à ambigüidade e à incerteza Criatividade Adaptabilidade Obsessão pela oportunidade Liderança Comunicação

22 Processo empreendedor (modelo de Timmons)
Comunicação Oportunidade Recursos Forças externas Ambiguidade Plano de negócio Liderança Criatividade Mercado de capitais Incerteza Equipe © Jeffry Timmons and Steven Spinelli, Babson College

23 Recursos Gerenciar o crescimento da equipe
Business Plan e estratégia corporativa $$ Infra-estrutura Recursos profissionais externos Minimizar e controlar Vs. Maximizar e lucrar

24 Evento de “disparo” vs. Decisão sistemática
Insatisfação com o trabalho Desemprego/perda do trabalho Crise na carreira Oportunidade bate à porta! Escolha deliberada da carreira a seguir

25 Encontrando oportunidades de alto potencial
Ganhe experiência relevante no ramo Construa seus contatos profissionais (network) Saiba onde detectar oportunidades Leia tudo e de tudo, Converse com todos Boas oportunidades são difíceis de encontrar, seja paciente!

26 Refletindo... A jornada empreendedora passa por
uma estrada longa, cheia de imprevistos, e aparentemente sem fim. Mas a recompensa é gratificante e traz sentido ao esforço empreendido. Afinal: “A vida é uma oportunidade de ousar”...

27 Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (oportunidades)
Prof. Dr. José Dornelas

28 O processo empreendedor
Identificar e avaliar a oportunidade criação e abrangência da oportunidade valores percebidos e reais da oportunidade riscos e retornos da oportunidade versus habilidades e metas pessoais situação dos competidores Desenvolver o Plano de Negócios 1. Sumário Executivo 2. O Conceito do Negócio 3. Equipe de Gestão 4. Mercado e Competidores 5. Marketing e Vendas 6. Estrutura e Operação 7. Análise Estratégica 8. Plano Financeiro Anexos Determinar e Captar os recursos necessários recursos pessoais recursos de amigos e parentes angels capitalistas de risco bancos governo incubadoras Gerenciar o negócio estilo de gestão fatores críticos de sucesso identificar problemas atuais e potenciais implementar um sistema de controle profissionalizar a gestão entrar em novos mercados

29 Avaliando oportunidades
3M’s Tamanho e estrutura do mercado Demanda de mercado Análise de margem

30 Avaliando oportunidades
Demanda de Mercado Qual é a audiência alvo? Qual a durabilidade do produto/serviço no mercado? (clico de vida) Os clientes estão acessíveis? (canais) Como os clientes vêem o relacionamento com a empresa? O potencial de crescimento é alto (>10, 15, 20% anual)? O custo de captação do cliente é recuperável no curto prazo (< 1 ano)?

31 Avaliando oportunidades
TAMANHO E ESTRUTURA DO MERCADO O mercado está crescendo, é emergente? É fragmentado? Existem barreiras proprietárias de entrada? Ou excessivos custos de saída? Você tem estratégias para transpor estas barreiras? Quantos competidores/empresas chaves estão no mercado? Eles controlam a propriedade intelectual? Em que estágio do ciclo de vida está o produto? (risco depende também do ciclo de vida e maturidade do produto) Qual é o tamanho do mercado em R$ e o potencial para se conseguir um bom market share?

32 Avaliando oportunidades
TAMANHO E ESTRUTURA DO MERCADO E o setor, como está estruturado? poder dos fornecedores poder dos compradores poder dos competidores e os substitutos Como a indústria está segmentada, quais são as tendências, que eventos influenciam os cenários etc.?

33 Avaliando oportunidades
ANÁLISE DE MARGEM Determine as forças do negócio Identifique as possibilidades de lucros (margem bruta > 20, 30, 40%?!) Analise os custos (necessidades de capital), breakeven, retornos... Mapeie a cadeia de valor do negócio Para isso você deverá saber como seu produto/serviço chega até o cliente final Isto ajudará você a entender a sua cadeia de valor e de seus competidores cortar custos remodelar os processos internos atingir maiores margens

34 Check-list de oportunidades
Questões críticas Existe um problema para ser resolvido? Existe um produto ou serviço que solucionará este problema? Nós podemos identificar com clareza os clientes potenciais? Nós podemos efetivamente implantar uma estratégia de mkt/vendas que seja exeqüível? (custo/retorno) A janela da oportunidade está aberta?

35 O mandamento da análise de oportunidades de negócio
PENSE “Resolva um problema” Fonte: E.Parizeau 2002, Babson College

36 Selecionando as melhores oportunidades
E depois... Não se esqueça de selecionar as melhores oportunidades, usando critérios baseados nos 3M’s, nas vantagens competitivas da empresa, na criação de valor, e nos fatores corporativos

37 Dez armadilhas FALTA CLAREZA DE QUAL É O NEGÓCIO
BENEFICIOS QUE O CONSUMIDOR VAI TER NÃO ESTÃO CLAROS FALTA FOCO AO NEGOCIO ANALISE DE MERCADO NÃO CONFIÁVEL OU SUPERFICIAL FALTA DE MÉTRICA PARA MEDIR O GRAU DE SUCESSO DO NEGOCIO MODELO DE NEGÓCIOS OBSCURO POUCO CONHECIMENTO A RESPEITO DOS COMPETIDORES POUCO CONHECIMENTO DE SUAS PRÓPRIAS FRAQUEZAS INDEFINIÇÃO DO QUE SERÁ FEITO COM O RECURSO A SER INVESTIDO AUSÊNCIA DE CONTROLES INTERNOS


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