A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

da competência leitora à produção de gêneros orais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "da competência leitora à produção de gêneros orais"— Transcrição da apresentação:

1

2 da competência leitora à produção de gêneros orais
Ensino de Português: da competência leitora à produção de gêneros orais Guilhermina Jardim ( )

3 REFORMULAÇÃO DO 1º ao 9º ano

4 Colunas centrais da obra:
Gramática: Faz uso de alguns conceitos de gramática normativa, essenciais ao exercício de um mínimo de metalinguagem – como substantivo, verbo, pronome, complementos e adjuntos -, alarga o horizonte dos estudos da linguagem, apoia-se nos recentes avanços da linguística e da análise do discurso. Leitura: Proposta consistente de trabalho com uma seleção criteriosa de textos – que vão dos clássicos da literatura universal aos autores da literatura contemporânea brasileira -, comprometida com a formação de leitores competentes de todos os tipos de texto e gêneros textuais em circulação social. Produção textual: Apoiada na teoria dos gêneros textuais ou discursivos e na linguística textual. Explora (seja na condição de receptor, seja na de produtor) outras linguagens, além da verbal, como a pintura, a fotografia, o cinema, o cartum, o anúncio publicitário, etc.

5 Textualidade É o que faz um texto construir uma unidade de sentido
- É a organização de ideias: Coerência, Progressão Articulação Contextualidade.

6 Bakhtin – Concepção de linguagem como discurso e como meio de interação social
Orienta o ensino de língua(gem) para seu uso e funcionamento -os efeitos de sentido. Contextualizado e determinado sócio-historicamente. A existência de um texto depende que alguém o processe em algum contexto. A cultura é parte da natureza humana num processo histórico. Não podemos excluir o fato de que o aluno lê fora da escola. Não podemos excluir a sua relação com outras linguagens

7 “O que e como vemos, falamos, escrevemos é governado pelo modo como vemos. E este é determinado pelo lugar de onde vemos”. Bakhtin

8 RELATÓRIO SAEB/INEP : Os denominados “adequados” somam 5%. Demonstram habilidades de leitura de textos argumentativos mais complexos. Relacionam tese e argumentos, estabelecem relação de causa e consequência [...], identificam efeitos de ironia ou humor em textos variados, efeitos de sentidos decorrentes do uso de uma palavra, expressão e da pontuação.” (pág. 7)

9 A competência pode ser traduzida como uma espécie de “saber fazer”, isto é, saber lidar com as diferentes situações e problemas que se colocam diante de nós no dia a dia. As habilidades estão relacionadas com o “como fazer”,isto é, como o indivíduo mobiliza recursos, toma decisões, adota estratégias ou procedimentos e realiza ações concretas para resolver os problemas.

10 Habilidades de leitura
Identificação Levantamento de hipótese Comparação Dedução/ inferência Justificativa Explicação Análise Memorização Síntese Causalidade/efeito Interpretação

11 Leitura de imagem Do mundo da leitura para a leitura de mundo
A coleção PL se preocupa em acompanhar o desenvolvimento cognitivo e emocional do aluno, relacionando os temas à sua realidade e às suas necessidades.

12 I- Formando leitores, desenvolvendo competência e habilidades de leitura
Interesse na formação de um cidadão crítico e participante Levar o aluno a desenvolver o espírito comunitário com sentido de alteridade, superando o individualismo e valorizando as relações interpessoais

13 Dimensão textual e enunciativa:
Quem diz Para quem diz Com que finalidade Em que contexto ou momento histórico Em que suporte Com que variedade linguística...

14

15 Construção e sistematização de conteúdo
Aprendizagem de leitura em espiral: grau de complexidade crescente das questões Desenvolvimento das operações cognitivas como: Levantar hipóteses 1 4 Transferir Comparar Deduzir 5 2 6 Interpretar Inferir 3 Concluir 7

16

17 Trocando ideias O aluno é levado a aprimorar sua competência discursiva oral. Extrapola o(s) texto (s) lido(s) e trabalhado(s). Debate com a classe – manifesta seu ponto de vista.

18 A língua em uso: explorando a leitura e a gramática
Ensino de gramática significativo e contextualizado O texto não é tomado como pretexto. Todo o trabalho parte de textos e se volta para o texto. O texto é ponto de partida para conceitos e para exercícios.

19

20 Semântica e Discurso Cruzamento de textos com temas afins – linguagem verbal e não verbal e suportes diferentes

21 Por que trabalhar com gêneros e não com tipos de textos?
Em que esses trabalhos e esses conceitos são diferentes? O que é gênero de texto? Que gêneros selecionar para o ensino,e como organizá-los ao longo do currículo? Deve-se trabalhar somente com os gêneros de circulação escolar? De circulação extraescolar?Ambos? Quais são os mais relevantes em cada série/ciclo?

22 Gêneros Textuais: Constituem-se como ações sócio-discursivas para agir sobre o mundo e dizer o mundo.Referem-se a todas as formas de texto,à relação dialógica existente no processo de interação verbal. Tipos Textuais: Componentes internos dos gêneros. Designam uma espécie de sequência teoricamente definida pela natureza linguistica de sua composição.(aspectos lexicais,sintáticos, tempos verbais,relações lógicas...)

23 Agrupamento de gêneros segundo o Grupo de Genebra
Domínios sociais de comunicação Aspectos Tipológicos Capacidades de linguagens dominantes Cultura literária ficcional NARRAR Mimesis de ação através da criação da intriga no domínio verossímil Documentação e memorização das ações humanas RELATAR Representação pelo discurso de experiências vividas, situadas no tempo Discussão de problemas sociais controversos ARGUMENTAR sustentação, refutação e negociação de tomadas de posição Transmissão e construção de saberes EXPOR Apresentação textual de diferentes formas dos saberes Instruções e prescrições DESCREVER AÇÕES Regulação mútua de comportamentos

24 Exemplos de gêneros orais e escritos
Instruções de uso Instruções de montagem Receita Regulamento Regras de jogo consignas diversas Textos prescritivos Texto expositivo conferência Artigo enciclopédico Entrevista de especialista Texto explicativo Tomada de notas Resumos de textos expositivos e explicativos Resenhas Relatório científico Relato de experiências científicas Textos de opinião Diálogo argumentativo Carta de leitor Carta de reclamação Carta de solicitação Deliberação informal Debate regrado Editorial Discurso de defesa Requerimento Ensaio Resenhas críticas Relatos de experiência vivida Relatos de viagem Diário íntimo Testemunho Anedota Autobiografia Notícia Reportagem Curriculum vitae Crônica mundana Crônica esportiva Biografia Conto maravilhoso Conto de fadas Fábulas Lenda Narrativa de aventura Romance Novela Piada paródia Conto Narrativa de ficção científica Narrativa mítica DESCREVER EXPOR ARGUMENTAR RELATAR NARRAR

25 Produção de texto Aprendizagem em espiral
Proposta baseada em gêneros textuais ou discursivos Pluralidade de gêneros O aluno lê,analisa, depreende a estrutura e produz textos O gênero oral é estudado e praticado como objeto de ensino

26

27

28

29

30

31

32 GÊNEROS ORAIS Exercícios de cidadania: produzindo gêneros orais públicos. Anúncio publicitário Conto maravilhoso Debate deliberativo Debate regrado público Discussão em grupo Entrevista oral Notícia de rádio Opiniões orais e formação de argumentos Reclamação oral (rádio) Relato pessoal Reportagem oral (TV) Seminário Texto teatral Poema declamado

33 Vídeo: DVD Gêneros Orais
VEJA VÍDEO A SEGUIR. (Clique sobre a imagem para assistir ao vídeo)

34

35 Conte sempre com nossa estrutura
Assessoria para questões educacionais. Assessoria Site Atendimento ao professor SAC: De 2ª a 6ª das 8:30h às 19:30h SAC


Carregar ppt "da competência leitora à produção de gêneros orais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google