A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Assistência de Enfermagem ao Paciente Cirúrgico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Assistência de Enfermagem ao Paciente Cirúrgico"— Transcrição da apresentação:

1 Assistência de Enfermagem ao Paciente Cirúrgico
Prof. Adrean

2 Origem da palavra “Cirurgia”
Do Latim CHIRURGIA, do Grego  KHEIRURGIA, “feito com a mão”.

3 Enfermagem Cirúrgica É uma especialidade que tem como objeto o cuidado ao indivíduo submetido a um tratamento cirúrgico.

4 Objetivos da Enfermagem Cirúrgica
Cuidado ao paciente submetido a um tratamento cirúrgico; Manter relações estreitas com o paciente e seu familiares; Mantém relações estreitas com outros profissionais como cirurgião, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e outros.

5 Função da Enfermagem Cirúrgica
Atuar ao lado dos demais profissionais em prol da recuperação do paciente e, auxiliar em tudo o que for preciso.

6 Onde está o enfermeiro?

7 Conceito de Cirurgia É a parte de um processo terapêutico em que se realiza uma intervenção manual ou instrumental no corpo do paciente.

8 Classificação das Cirurgias

9 Classificação das Cirurgias
Cirurgia eletiva: Tratamento cirúrgico proposto, mas cuja realização pode aguardar ocasião mais propícia, ou seja, pode ser programado. Por exemplo: mamoplastia, gastrectomia. 

10 Cirurgia de urgência: Tratamento cirúrgico que requer pronta atenção e deve ser realizado dentro de 24 a 48 horas. Por exemplo: apendicectomia.

11 Cirurgia de emergência: 
Tratamento cirúrgico que requer atenção imediata por se tratar de uma situação crítica. Por exemplo: Ferimento por arma de fogo em região precordial, hematoma subdural. 

12 Cirurgias quanto a finalidade
Cirurgia Curativa: Tem por objetivo extirpar ou corrigir a causa da doença, devolvendo a saúde ao paciente.

13 Cirurgia Paliativa:  Tem a finalidade de atenuar ou buscar uma alternativa para aliviar o mal, mas não cura a doença.

14 Cirurgia Diagnóstica: 
Realizada com o objetivo de ajudar no esclarecimento da doença. 

15 Cirurgia Reparadora: Reconstitui artificialmente uma parte do corpo lesada por enfermidade ou traumatismo.

16 Cirurgia Reconstrutora / cosmética / plástica:
Realizada com objetivos estéticos ou reparadores.

17 Cirurgias quanto ao porte
As cirurgias podem ainda ser classificadas quanto ao porte cirúrgico ou risco cardiológico (pequeno, médio ou grande porte), ou seja, a probabilidade de perda de fluidos e sangue durante sua realização. 

18 Grande porte: Com grande probabilidade de perda de fluido e sangue.
Médio porte: Com média probabilidade de perda de fluido e sangue. Pequeno porte: Com pequena probabilidade de perda de fluido e sangue.

19 Cirurgias quanto ao tempo de duração
Porte I: Com tempo de duração de até 2 horas. Porte II: Cirurgias que duram de 2 a 4 horas. Porte III: De 4 a 6 horas de duração. Porte IV: Com tempo de duração acima de 6 horas.

20 Cirurgias quanto ao potencial de contaminação
Cirurgia limpa: Eletiva, primariamente fechada, sem a presença de dreno, não traumática. Realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório local. Cirurgias em que não ocorreram penetrações nos tratos digestivo, respiratório ou urinário. Por exemplo: mamoplastia.

21 Cirurgia potencialmente contaminada:
Realizada em tecidos colonizados por microbiota pouco numerosa ou em tecido de difícil descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório, e com falhas técnicas discretas no transoperatório. Cirurgias com drenagem aberta enquadram-se nesta categoria. Ocorre penetração nos tratos digestivo, respiratório ou urinário sem contaminação significativa. Por exemplo: colecistectomia com colangiografia.

22 Cirurgia contaminada:
Cirurgia realizada em tecidos abertos e recentemente traumatizados, colonizados por microbiota bacteriana abundante, de descontaminação difícil ou impossível, bem como todas aquelas em que tenha ocorrido falha técnica grosseira, na ausência de supuração local; presença de inflamação aguda na incisão e cicatrização de segunda intenção ou grande contaminação a partir do tubo digestivo. Obstrução biliar ou urinária também se inclui nesta categoria. Por exemplo: hemicolectomia.

23 Cirurgia infectada: São todas as intervenções cirúrgicas realizadas em qualquer tecido ou órgão em presença de processo infeccioso (supuração local), tecido necrótico, corpos estranhos e feridas de origem suja. Por exemplo: cirurgias de reto e ânus com secreção purulenta.


Carregar ppt "Assistência de Enfermagem ao Paciente Cirúrgico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google