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Introdução O que é necessário retomar? Identificando o padrão maior na melodia Identificando o padrão menor na melodia Tonalidades homônimas Intervalos.

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Apresentação em tema: "Introdução O que é necessário retomar? Identificando o padrão maior na melodia Identificando o padrão menor na melodia Tonalidades homônimas Intervalos."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução O que é necessário retomar? Identificando o padrão maior na melodia Identificando o padrão menor na melodia Tonalidades homônimas Intervalos diferenciais Análise e forma da canção Desiderato Musicalização 31 Três Reis Magos: Melodia e Forma – Conteúdo Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2009. 2

2 Introdução Iniciando o terceiro semestre de trabalho com a interdisciplina Musicalização, agora na condição de Curso de Extensão, esta Unidade de Estudo dá prosseguimento ao que foi realizado no semestre passado. O foco desta semana é a análise da melodia, comparando os padrões de escalas aprendidos até agora (maior e menor) entre si, e verificando como os contrastes melódicos podem ajudar a delimitar a forma da canção. Já no início do Conteúdo desta Unidade, você encontrará sugestões do que deve ser retomado e revisado. Contudo, além disto, há muitos conteúdos transversais presentes nas canções que analisaremos ao longo do semestre. Esperamos que você já tenha criado o hábito, nos semestres anteriores, de resgatar por si mesmo, nas fontes indicadas e nos materiais de apoio, aqueles conhecimentos mais pontuais sobre os quais houver dúvidas ou esquecimentos. Dessa maneira, você será livre para construir seu próprio caminho de aprendizagem e será responsável por essa construção. A equipe da interdisciplina, por meio do tutor local, estará à disposição para lhe auxiliar. Seja bem-vindo a esta nova etapa! Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2009. Musicalização 3 31 Três Reis Magos: Melodia e Forma – Conteúdo

3 O que é necessário retomar? A lista abaixo cita alguns dos conhecimentos que estarão presentes, implícita ou explicitamente, nos estudos desta semana. Procure reler os textos de apoio no site Musicalização de Professores, bem como as Unidades de Estudo dos semestres anteriores. Essas serão fontes importantes para o seu desenvolvimento nesta Interdisciplina. Os conteúdos são os seguintes: Padrões das escalas: maior, menor Primitiva e menor Harmônica; Tom e semitom; Intervalo de terça maior e menor; Graus 7-1-2-3 (maior e menor); Sinais de alteração (sustenido, bemol, bequadro); Leitura na clave de sol. Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2009. Musicalização 4 31 Três Reis Magos: Melodia e Forma – Conteúdo

4 Identificando o padrão maior na melodia A canção Três Reis Magos possui uma peculiaridade melódica: em uma parte, a melodia se desenvolve em padrão maior, e na outra, em padrão menor. A Tônica, ou seja, o grau 1, é a mesma nota nos dois trechos, ou seja, Fá. Ouça atentamente um trecho da parte em padrão maior. Depois, ouça a escala de Fá maior, na qual este trecho está baseado, e veja sua notação:um trecho da parte em padrão maiorescala de Fá maior Observe, na figura abaixo, como foram utilizadas as notas da escala nesse trecho da melodia da canção: Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2009. Musicalização 5 31 Três Reis Magos: Melodia e Forma – Conteúdo

5 Identificando o padrão menor na melodia Agora, ouça atentamente um outro trecho da canção, extraído da parte em padrão menor. Escute a escala de Fá menor, sobre a qual está desenvolvido este trecho:um outro trecho da cançãoescala de Fá menor Novamente, observe na figura abaixo como foram utilizadas as notas da escala nesse trecho da melodia que estamos analisando: Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2009. Musicalização 6 31 Três Reis Magos: Melodia e Forma – Conteúdo

6 Tonalidades homônimas Dentro do Sistema Tonal, quando duas escalas começam na mesma Tônica (grau 1) e se desenvolvem em padrões diferentes, dizemos que essas escalas se originam em tonalidades homônimas (Fá menor e Fá maior, por exemplo). Você já estudou sobre isso na UE_24 de Teclado; portanto, já sabe que cada padrão de escala possui uma sonoridade particular. O que torna cada padrão muito particular é a distância entre suas notas, ou seja, os intervalos presentes. Disto, surge uma questão: como é possível utilizar as mesmas notas e modificar o padrão? As escalas tonais são compostas por sete notas diferentes, mais a repetição da primeira em um registro imediatamente mais agudo, quando no movimento ascendente, ou mais grave, quando no descendente. No caso de nossa canção, a escala é formada pelas notas fá-sol-lá-si-dó-ré-mi mais o fá (grau conjunto acima do último mi). Para saber sua qualidade (maior ou menor), temos que considerar o padrão de intervalos entre os graus. Assim, para anotar as diferenças de padrão, são necessários sinais de alteração em determinadas notas. Para compreender melhor esta questão, observe os gráficos do texto de apoio Tons Homônimos, no campo Síntese do site Musicalização de Professores, Unidade V - Harmonia.Musicalização de Professores Muito importante: Observe atentamente as armaduras das escalas; elas são diferentes entre os pares de tonalidades homônimas! Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2009. Musicalização 7 31 Três Reis Magos: Melodia e Forma – Conteúdo

7 Intervalos diferenciais Há algumas diferenças básicas na organização dos intervalos das escalas de tonalidades homônimas que as tornam contrastantes mesmo que comecem pela mesma nota. A seguir, você tem uma lista de tais diferenças: intervalo de terça entre os graus 1 e 3: é um intervalo de terça maior na escala maior, e de terça menor na escala menor; intervalo de sexta entre os graus 1 e 6: na escala maior é uma sexta maior, mas na escala menor ele depende do contexto e – especialmente – de como se manifesta o sétimo grau, podendo ser uma sexta maior ou menor. Note que, em todo caso, a sonoridade mais característica do modo menor ocorre com o intervalo de sexta menor; intervalo de segunda entre os graus 7 e 1 (ou seja, 7 e o grau conjunto acima): em termos estritamente tonais, trata-se sempre de um intervalo de segunda menor (visto que o sétimo grau é a sensível). Entretanto, na chamada escala menor primitiva, o intervalo é de segunda maior. Você pode comparar esses intervalos acessando os textos do site Musicalização de Professores, recomendados no Material de Apoio.Musicalização de Professores Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2009. Musicalização 8 31 Três Reis Magos: Melodia e Forma – Conteúdo

8 Análise e forma da canção Estudar a forma de uma canção é, primordialmente, analisar seus elementos e sistematizá-los. É fato que o próprio cérebro, durante qualquer audição, naturalmente procura dissociar em categorias aquilo que está sendo ouvido; contudo, ao realizarmos um estudo sistemático, é necessário valer-se de alguns saberes conceituais a fim de compreender melhor aquilo que é percebido. Ao analisar uma obra musical, a estamos ouvindo de uma forma ou de outra; neste processo, criamos categorias que se baseiam em semelhanças e contrastes. Tudo o que é semelhante pode ficar em uma mesma categoria; o que é diferente, afasta-se em direção a uma categoria à parte. Na canção trabalhada nesta Unidade, pode se perceber a distinção entre duas partes principais, as quais se dissociam por estarem em padrões melódicos diferentes – mesmo guardando algumas sutis semelhanças. Aqui, consideraremos o contraste de tonalidade como o principal fator de delineamento da forma. Escute a canção com bastante atenção, especialmente sobre os elementos melódicos e harmônicos, observando as partes principais em que se pode dividi-la. Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2009. Musicalização 9 31 Três Reis Magos: Melodia e Forma – Conteúdo

9 Desiderato Complementando seus estudos específicos, realize as Atividades e consulte os Materiais de Apoio desta Unidade de Estudo. Procure também acessar outros materiais de referência para enriquecer e aprofundar seus conhecimentos. É muito desejável que, após o estudo desta unidade, você consiga identificar mais claramente as diferenças entre os padrões maior e menor, compreendendo o que são tonalidades homônimas. A partir disso, trace um panorama da Forma da canção, aproveitando para desvendar o texto da canção Três Reis Magos, inclusive em seus aspectos dramáticos (ou seja, como a cena referida pelo texto pode influenciar sua Forma). Ao longo das próximas unidades de estudo, exploraremos mais detalhadamente o tema Forma, nesta canção. Lembre-se que este material é apenas um guia. O caminho é todo seu! Divirta-se, e aproveite esta jornada! Bons estudos! Material elaborado para o Curso de Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2009. Musicalização 10 31 Três Reis Magos: Melodia e Forma – Conteúdo


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