A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os moliceiros são o "Ex-Libris" por excelência da Ria de Aveiro. Para além da graciosidade, das cores vivas e da elegância das linhas, os moliceiros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os moliceiros são o "Ex-Libris" por excelência da Ria de Aveiro. Para além da graciosidade, das cores vivas e da elegância das linhas, os moliceiros."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Os moliceiros são o "Ex-Libris" por excelência da Ria de Aveiro. Para além da graciosidade, das cores vivas e da elegância das linhas, os moliceiros apresentam uma faceta ignorada pelos menos familiarizados com as terras marinhôas: Os Paineis da Proa e da Popa.

4 « O MOLICEIRO É REI »

5 Em 1911 existiam cerca de 1500 (!) moliceiros registados na Capitania do Porto de Aveiro. A partir da década de 60 do século XX, o fluxo migratório - que reduziu para metade a população ribeirinha - e o progressivo abandono do moliço como fertilizante das terras trouxeram o declínio da bela embarcação. Em 1979 contavam-se pelos dedos os barcos que ainda resistiam.

6 « É A PRIMAVERA DO NOSSO AMOR »

7 Na década de 90 o número cresceu e com ele a esperança da sobrevivência do Moliceiro, em parte devido a encomendas das Câmaras Municipais e das Associações Marinhôas. Actualmente serão cerca de 30.

8 « MARNOTO DE AVEIRO »

9 A temática dos painéis é diversa. Vai da singela demonstração de fé até à mais deliciosa insinuação brejeira, sendo esta, indiscutivelmente, a mais interessante e pitoresca. Os desenhos são complementados por legendas que ostentam quase sempre um jogo de palavras dúbio, como convém. Daqui nasceu a ideia de um concurso de pinturas.

10 « METE-ME AS BATATAS NO REGO »

11 « QUERES FAZER UM INTERVALO? »

12 « Ó ALBERTO A TUA CHORIÇA É BOA? »

13 « Ó MANEL OLHA O BALÃO »

14 [ Caralhoz é uma espécie de bivalve de forma tubular alongada, muito comum na Ria de Aveiro. ] « QUERES O MEU CARALHOZ? »

15 « QUE RICA PÁSSARA P’RA EU APONTAR ? »

16 « QUE RICA AMEIJOA ALI VAI »

17 « O AMOR É COMO FÓSFURO DURA ENQUANTO Á PAU »

18 « VOU-TE DAR UMA GAITADA. »

19 « QUAL DE NÓS PECOU MAIS ? »

20 « MENINA QUANTAS QUER ? »

21 « QUE RICA TAINHA PRA MINHA CANA »

22 « A CRICA É MUITO BOA »

23 « LIGA-ME À CORRENTE !... »

24 FINALMENTE O PRIMEIRO PRÉMIO

25 « NÃO SEI POR ONDE VOU COMEÇAR ! »

26 FIM


Carregar ppt "Os moliceiros são o "Ex-Libris" por excelência da Ria de Aveiro. Para além da graciosidade, das cores vivas e da elegância das linhas, os moliceiros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google