A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO HUMANO Professora: Ana Cristina Acorsi Etges

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO HUMANO Professora: Ana Cristina Acorsi Etges"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO HUMANO Professora: Ana Cristina Acorsi Etges
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE ENFERMAGEM NÚCLEO 11 EMBRIOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO Professora: Ana Cristina Acorsi Etges

2 EMBRIOLOGIA HUMANA Estudo de embriões;
Desenvolvimento pré-natal de embriões e feto; Anatomia do desenvolvimento: mudança sofrida por células, tecidos, órgãos e corpo a partir de células germinativas de cada genitor; Teratologia: desenvolvimento anormal = defeitos no nascimento: fatores genéticos e/ou ambientais; O desenvolvimento humano é um processo contínuo que se inicia quando um ovócito é fecundado por um espermatozoide e não termina ao nascimento.

3

4

5

6 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO
Pré-Natal: antes do nascimento; Pós-Natal: após o nascimento. Estudos cronológicos mostram que os avanços visíveis ocorrem especialmente entre a terceira e oitava semana; Durante o período fetal, ocorrem a diferenciação e o crescimento dos tecidos e órgãos.

7 DESENVOLVIMENTO HUMANO
Desenvolvimento humano: fecundação (ovócito + espermatozoide = ZIGOTO). O zigoto contém os cromossomos e os genes derivados da mãe e do pai. O zigoto unicelular divide-se inúmeras vezes de forma progressiva e se transforma em um ser humano multicelular, através dos processos denominados de: divisão, migração, crescimento e diferenciação das células.

8 GAMETOGÊNESE Este processo prepara as células sexuais para a fecundação; Ovócito e espermatozoide: são células sexuais altamente especializadas; Contêm metade do número de cromossomos (haploides) presente nas células somáticas; O número de cromossomos é reduzido durante a meiose: espermatogênese e ovogênese; Formação dos gametas é diferente, mas tem a mesma sequência.

9 MEIOSE É um tipo especial de divisão celular que envolve duas divisões meióticas e que ocorre apenas nas células germinativas = as células germinativas diploides originam gametas haploides (espermatozoides e ovócitos); A primeira divisão meiótica é de redução = cromossomo reduzido de diploide a haploide; A segunda divisão meiótica = cromossomos se dividem e cada metade ou cromátide é direcionada para um polo diferente, mantendo-se o número haploide de cromossomos (23) e cada célula-filha contem o mesmo número de cromossomos.

10 OVOGÊNESE Transformação das ovogônias em ovócitos maduros;
Processo de maturação inicia-se antes do nascimento, sendo completado depois da puberdade; Continua até a menopausa. Maturação pré-natal dos ovócitos: as ovogônias crescem para formar os ovócitos primários antes do nascimento; À medida em que cresce durante a puberdade o ovócito primário vai sendo envolvido por uma camada de material glicoproteico acelular e amorfo: a zona pelúcida; Processo de maturação não se completa até a adolescência.

11 OVOGÊNESE Maturação Pós-natal dos ovócitos: iniciando-se durante a puberdade, geralmente um folículo amadurece a cada mês, ocorrendo a ovulação; Após o nascimento não se formam mais ovócitos primários; Permanecem em repouso nos folículos ovarianos até a puberdade; Com a maturação do folículo o ovócito primário aumenta de tamanho e se transforma em ovócito secundário e ao primeiro corpo polar; Ovócito fecundado e segundo corpo polar que se degenera.

12

13

14 ESPERMATOGÊNESE É definida como a sequência de eventos pelos quais as espermatogônias se transformam em espermatozoides maduros; Este processo de maturação inicia-se na puberdade; Permanecem quiescentes nos túbulos seminíferos dos testículos desde o período fetal; Transformam-se em espermatócitos primários = redução forma os espermatócitos secundários haploides = formam quatro espermátides haploides; As espermátides se transformam em espermatozoides maduros pelo processo denominado espermiogênese; Todo o processo demora cerca de dois meses.

15

16

17

18

19

20

21 FECUNDAÇÃO Complexa sequencia de eventos moleculares coordenados que se inicia com o contato de um espermatozoide e um ovócito e termina com a mistura dos cromossomos maternos e paternos na primeira divisão mitótica do zigoto, um embrião unicelular; O processo de fecundação leva em torno de 24 horas; Tem como objetivo a variação da espécie humana; Causa a ativação metabólica do ovócito e inicia a clivagem do zigoto.

22 FECUNDAÇÃO Os ovócitos produzidos pelo ovário são expelidos durante a ovulação; As fímbrias da tuba uterina varrem o ovócito para a ampola, onde ele será fecundado; Os espermatozoides são produzidos nos testículos e armazenados no epidídimo; A ejaculação do sêmen durante a relação sexual resulta no depósito de milhões de espermatozoides na vagina; Vários passam pelo útero e entram nas tubas uterinas; Quando um ovócito é fecundado por um espermatozoide ele completa a segunda divisão meiótica = ovócito maduro e um segundo corpo polar são formados. O núcleo deste ovócito constitui o pro núcleo feminino.

23 FECUNDAÇÃO Após a entrada do espermatozoide no ovócito, a cabeça do espermatozoide se separa da cauda e aumenta de volume para formar o pro núcleo masculino; A fecundação se completa com a mistura dos cromossomos maternos e paternos na primeira divisão mitótica do zigoto; À medida que o zigoto passa ao longo da tuba em direção ao útero, sofre a clivagem, que forma várias células embrionárias menores = os blastômeros (cerca de 30 horas após a fecundação); Cerca de 3 dias após a fecundação, uma bola de 12 ou mais blastômeros = a mórula entra no útero.

24

25

26

27 SEQUÊNCIA DE EVENTOS Logo após a mórula ter alcançado o útero (cerca de 4 dias após a fecundação), forma-se uma cavidade na mórula, convertendo-a em um blastocisto, que consiste no embrioblasto (massa interna que dará origem ao embrião), uma cavidade blastocística e um trofoblasto (que formará a parte embrionária da placenta); O trofoblasto envolve o embrioblasto e a cavidade blastocística e mais tarde forma estruturas extraembrionárias e a parte embrionária da placenta.

28

29 SEQUÊNCIA DE EVENTOS Quatro a cinco dias após a fecundação, a zona pelúcida desaparece e o trofoblasto adjacente ao embrioblasto adere ao epitélio endometrial; A implantação do blastocisto se inicia no fim da primeira semana e é completada no fim da segunda semana; Após aderir ao epitélio endometrial o trofoblasto se diferencia em duas camadas: sinciciotrofoblasto e citotrofoblasto; Os tecidos endometriais são erodidos pelo sinciciotrofoblasto, e o blastocisto começa a penetrar o endométrio; Surgem lacunas cheias de sangue no sinciciotrofoblasto; O blastocisto penetra o endométrio e a falha nesse endométrio é preenchida por um tampão; Lacunas adjacentes se fundem e formam redes lacunares.

30 SEQUÊNCIA DE EVENTOS Os vasos sanguíneos endometriais são erodidos pelo sinciciotrofoblasto permitindo que sangue materno entre nas redes lacunares e saia, estabelecendo assim, a circulação uteroplacentária; A falha no epitélio endometrial desaparece gradualmente com a reparação do epitélio; As vilosidades coriônicas primárias são formadas.

31

32

33

34

35 SEGUNDA SEMANA A rápida proliferação e diferenciação do trofoblasto ocorre enquanto o blastocisto completa sua implantação no endométrio; As várias mudanças no endométrio resultantes da adaptação desses tecidos à implantação são conhecidas como reação decidual; Ao mesmo tempo o saco vitelino primitivo se forma e o mesoderma extraembrionário se desenvolve; O celoma extraembrionário forma-se a partir dos espaços que se desenvolvem no mesoderma extraembrionário. Mais tarde este celoma se torna a cavidade coriônica; O saco vitelino primitivo diminui e gradativamente desaparece com a formação do saco vitelino secundário.

36 SEQUÊNCIA DOS EVENTOS A cavidade amniótica surge como um espaço entre o citotrofoblasto e o embrioblasto; O embrioblasto se diferencia em um disco embrionário bilaminar formado pelo epiblasto, voltado para a cavidade amniótica, e pelo hipoblasto, adjacente à cavidade blastocística; A placa precordal se desenvolve como um espessamento local do hipoblasto, que indica a futura região cefálica do embrião e o futuro local da boca, sendo um importante organizador da região da cabeça.

37

38

39

40

41 "Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente
uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios!" Martin Luther King

42 VÍDEOS E REFERÊNCIAS Vídeos Gametogênese espermatogênese; Ovogênese;
Processo da menstruação (Ciclo Menstrual); Veamos como és la fecundácion; Primeira, segunda e terceira semana do desenvolvimento embrionário. Referências Langman Embriologia Médica, oitava edição; Embriologia Clínica, oitava edição; Moore;Persaud.

43


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO HUMANO Professora: Ana Cristina Acorsi Etges"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google