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PublicouNorma de Vieira Felgueiras Alterado mais de 8 anos atrás
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A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
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- Contribuir para a reflexão sobre os desafios da universidade na atualidade e propor ações para sua superação. - Apresentar a estrutura da Faculdade UnB Planaltina (FUP), da Universidade de Brasília. - Discutir o potencial da estrutura da FUP para a promoção do trabalho interdisciplinar
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“Uma universidade que não tem um plano de si mesma, carente de sua própria ideia utópica de como quer crescer, sem a liberdade e a coragem de se discutir amplamente, sem um ideal mais alto, uma destinação que busque com clareza, só por isso está debilitada e se torna incapaz de viver seu destino.” (Darcy Ribeiro, Universidade pra quê?)
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Espaços interdisciplinares de discussão sobre ciência e tecnologia Espaços interdisciplinares de discussão sobre ensino Espaços interdisciplinares e democráticos de discussão sobre gestão universitária Projetos de pesquisa e extensão com impacto concreto na sociedade Experiências aos estudantes na participação na gestão, em projetos sociais e na reflexão sobre a realidade Aproximação e integração da comunidade à universidade
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UnB criada em 1961 como crítica ao modelo universitário brasileiro e fortemente associada à discussão de um projeto de país. FUP criada em 2006 em Planaltina, cidade de 230mil habitantes com forte tradição cultural e vocação agrícola. FUP criada sem plano diretor e com dois cursos: Licenciatura em Ciências Naturais Bacharelado em Gestão do Agronegócio
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A implantação foi coordenada pelos professores e funcionários recém chegados ao campus. A organização do campus não se limitou a repetir o modelo do campus central – houve liberdade para inovar. Vocação para a interdisciplinaridade.
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1271 estudantes Ciências Naturais diurno: 239 Ciências Naturais noturno: 203 Gestão do Agronegócio: 296 Gestão Ambiental: 269 Educação do Campo: 264 Pós-graduação MESTRADO em Ciências de Materiais ( 15 vagas semestrais) MESTRADO em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (15 vagas semestrais) MESTRADO em Ensino de Ciências – Consórcio com outros institutos
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100 professores
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PPG Ensino de Ciências
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REALIDADE Ciências Saberes não-científicos Aproximação com a sociedade Pensar o país Espaço formativo
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Perfil interdisciplinar e inovador dos cursos influencia temáticas de seminários e eventos Algumas temáticas discutidas: educação do campo, agronegócio, gestão ambiental, ensino de ciências, ciência dos materiais, cultura e comunicação popular, docência, museus de ciência, abordagem ciência-tecnologia- sociedade (CTS), agroecologia, questão indígena. Aspectos a serem melhorados: Dar maior organicidade aos espaços Considerar a inclusão de TICs no processo de discussão na FUP
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Formação continuada do professor universitário Discutir e aperfeiçoar a prática pedagógica Superação da passividade do estudante Fortalecimento da autonomia do estudante Formação de sujeitos críticos, participantes e inovadores
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Estratégias: Colegiado Único de Graduação Projetos Político Pedagógicos dos cursos Projeto Político Pedagógico Institucional A existência de duas licenciaturas plenas exclusivas do campus A existência de uma Área de Educação e Linguagens Aspectos a serem melhorados: Discussão contínua dos PPP e PPPI Fortalecimento do colegiado único na FUP
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Refletir e PRATICAR : a cidadania o diálogo o trabalho coletivo
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Reuniões do Conselho: públicas com ampla divulgação de pautas e atas Reuniões Extraordinárias: abertas e específicas para assuntos complexos Assembléias gerais semestrais Fortalecimento dos Centros Acadêmicos Aspectos a serem melhorados: Ampliar comunicação entre comunidade acadêmica e gestores Fortalecer participação de servidores técnicos e estudantes na FUP
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REALIDADE Universidade SociedadeEgressos
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campus com forte caráter extensionista Principais temáticas de projetos: agroecologia, economia solidária, ensino de ciências, saúde comunitária, preservação do patrimônio histórico e cultural, turismo, sustentabilidade, educação ambiental, tecnologias sociais, até projetos voltados exclusivamente para a aproximação entre a universidade e a comunidade Pesquisas: básicas, junto a comunidades distantes do campus, com destaque para a região norte do país, pesquisas que se voltam a analisar e propor soluções para assuntos concretos do Distrito Federal e entorno, em particular em Planaltina na FUP
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Formação integral do estudante universitário Formação pela experiência concreta
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PPPI: “...formação cidadã aos seus estudantes com destaque para a reflexão, a crítica, a abertura ao diálogo, ao trabalho coletivo e ao desejo da participação política e da construção de um projeto de nação.” Cerca de 70% de estudantes da região Projetos de extensão e pesquisa voltados a região Aspecto a ser melhorado: Ausência de tradição do movimento estudantil Participação estudantil na gestão na FUP
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Comunidade deve usufruir da universidade púbica Cursos Estrutura física Parcerias Canais formais de comunicação
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Instalações da universidade intensamente usadas pela comunidade conferências locais, atividades escolares e culturais. Parcerias com sociedade organizada desde a criação do campus Criação do Conselho Comunitário da FUP Apoio a criação do Parque Sucupira Apoio à defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Planaltina Ações em diversas comunidades do campo em Goiás e Mato Grosso. na FUP
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A estrutura acadêmica da universidade pode emperrar ou favorecer a interdisciplinaridade. Desenvolver metodologias de implementação das discussões elaboradas coletivamente FUP - enfrentar o “novo com o novo”: Novos perfis profissionais na universidade Diversidade estudantil Estrutura e ambiente favoráveis à Interdisciplinaridade
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Obrigado! bizerril@unb.br www.fup.unb.br
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