A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cateterismo Vesical Masculino e Feminino

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cateterismo Vesical Masculino e Feminino"— Transcrição da apresentação:

1 Cateterismo Vesical Masculino e Feminino
Prof. Adrean

2 Cateterismo Vesical É a introdução de um cateter estéril através da uretra até a bexiga, com o objetivo de drenar a urina. Deve-se utilizar técnica asséptica no procedimento a fim de evitar uma infecção urinária no paciente.

3 As INFECÇÕES URINÁRIAS são responsáveis por mais de um terço de todas as infecções hospitalares.

4 Destacar a importância da micção voluntária, promovendo por todos os meios possíveis ao nosso alcance para evitar o cateterismo. Meios de estimulação: Abrir torneira próximo ao paciente; Despejar água morna na região perineal; Colocar bolsa de água quente na região abdominal; Proporcionar privacidade para o paciente.

5 Indicações Esvaziar a bexiga em caso de retenção urinária;
Prevenir complicações da retenção de urina (bexigoma); Preparo para algumas intervenções cirúrgicas; Colher urina asséptica para exames; Observar os aspectos da urina em paciente traumatizado (hematúria);

6 Permite estabelecer se existe urina na bexiga e/ou hematúria;
Medir a diurese horária como valioso sinal do estado da volemia da perfusão renal; Porém antes de realizar o cateterismo vesical deve realizar o exame (toque) retal/vaginal, a fim de excluir lesões da uretra que pode contra-indicar a passagem de uma sonda;

7 Evitar a presença de urina em lesões perineais e genitais;
Preparo pré-parto, pré-operatório e exames pélvicos (quando indicados); Evitar as complicações da incontinência urinária; Controlar hemodinamicamente o paciente crítico.

8 Contra-indicações Traumatismo de períneo, com ou sem fraturas de ossos da pelve e uretrorragia; Dificuldade na introdução da sonda; Processos infecciosos graves; Falta de cateteres apropriados; História de cirurgia na uretra; Optar pela cistostomia.

9 Precauções Realizar a técnica de forma asséptica;
Nunca forçar o cateter para evitar traumatismos; Observar presença de estenose de orifício uretral e se há cirurgia de prepúcio; Em homens uma vez colocada a sonda, baixar o prepúcio para evitar possível parafimoses.

10 As bolsas devem ser trocadas juntamente com a sonda, se rompem, apresentam escapes, quando acumulam sedimentos ou adquirem um odor desagradável; Trocar a sonda conforme as orientações do CCIH e usar coletores em sistema fechado; Assegurar sempre um fluxo de urina descendente e contínuo. Manter a bolsa coletora sempre abaixo do nível da bexiga do paciente.

11 Tipos de Cateterismo Cateterismo Vesical de Alívio
Cateterismo Vesical de Demora Sonda Vesical em Sistema Aberto* Sonda Vesical em Sistema Fechado SVSF com Irrigação

12 Alívio: não permanecerá muito tempo no cliente, usado para colher amostra estéril de urina, para esvaziar a bexiga em retenção urinária. Usa-se o cateter de Nelaton.

13 Demora: quando o cateter deve permanecer por mais tempo para drenagem contínua ou intermitente. Usa-se o cateter de Folley.

14 Material Pacote de cateterismo (contendo 1 cuba-rim, 1 cuba redonda, 1 pinça cheron, gazes, 1 campo fenestrado); Cateter vesical; Luva Estéril; Água destilada 20ml; Seringa de 20ml; Seringa de 5ml (cateterismo vesical masculino);

15 Clorexina degermante e aquosa;
Lubrificante estéril*; Sistema de drenagem fechado (para cateterismo vesical de demora); Micropore, esparadrapo ou similar; Um pacote de compressas; Biombo.

16 Técnica A posição é em decúbito dorsal, imobilizada, com membros inferiores fletidos em abdução forçada. A assepsia de genitália com clorexidina degermante, sendo que na menina deve ser realizada de frente para trás. Após a higienização devemos utilizar solução anti-séptica.

17 Cateterismo Vesical Masculino

18 Cateterismo Vesical Feminino


Carregar ppt "Cateterismo Vesical Masculino e Feminino"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google