A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação de Cargos por Métodos Não Quantitativos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação de Cargos por Métodos Não Quantitativos"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de Cargos por Métodos Não Quantitativos
Profª. Ana Lúcia Magri Lopes PONTES, Benedito R. Administração de Cargos e Salários. 10 ed. São Paulo: Editora LTr, Cap. 7 e 8.

2 Método Não Quantitativo
A análise de cargos pode ser mais simples quando se adota esse método, pois não há necessidade de elaboração de relatório pormenorizado da descrição nem da especificação dos cargos.

3 Método Não Quantitativo
Classificação dos métodos: Escalonamento simples Escalonamento por comparação binária Graus predeterminados

4 MÉTODO DE ESCALONAMENTO
O método de escalonamento permite a hierarquização dos cargos, avaliando-os de forma abrangente em função da complexidade das atividades.

5 MÉTODO DE ESCALONAMENTO
Complexidade das atividades = dificuldade exigida dos ocupantes para o desenvolvimento das atividades propostas. Também devem ser analisadas as exigências de experiência, conhecimentos e escolaridade.

6 MÉTODO DE ESCALONAMENTO
O método propicia três formas de avaliar os cargos: Escalonamento simples; Escalonamento por comparação binária; Escalonamento através da comparação binária pontuada.

7 ESCALONAMENTO SIMPLES
Os membros do comitê de avaliação, isoladamente, hierarquizam os cargos amostrais (chave) em análise e chegam juntos a um consenso.

8 Avaliação de Cargos por Métodos Não Quantitativos
MÉTODO DE ESCALONAMENTO SIMPLES Escalonamento (graus) Avaliador A Avaliador B Avaliador C Consenso 1 Motosserrista Motorista 2 Carpinteiro 3 4 Mecânico 5 Almoxarife

9 ESCALONAMENTO POR COMPARAÇÃO BINÁRIA
Os cargos-chave são comparados aos pares, de tal forma que cada cargo em análise é comparado a outro, resultando em uma hierarquização.

10 Avaliação de Cargos por Métodos Não-Quantitativos
ESCALONAMENTO POR COMPARAÇÃO BINÁRIA Cargo Comparado Almoxarife Motorista Carpinteiro Mecânico Adição 1 Escalona-mento + +1 4 - 1 2 3 Ex: Almoxarife é + ou – importante que o motorista = mais (+)

11 ESCALONAMENTO POR COMPARAÇÃO BINÁRIA PONTUADA
Este método consiste em pontuar os sinais + (mais), - (menos) e = (igual). Este formato é um aprimoramento do escalonamento por comparação binária por ser possível atribuir sinal = (igual).

12 ESCALONAMENTO POR COMPARAÇÃO BINÁRIA PONTUADA
Comparação entre os cargos Sinal Pontos Quando o cargo é mais importante àquele comparado + 2 Quando o cargo é igual àquele comparado = 1 Quando o cargo é menos importante àquele comparado -

13 ESCALONAMENTO POR COMPARAÇÃO BINÁRIA PONTUADA
Cargo Comparado Aux. Pessoal Contábil Analista RH Sistemas Pontos Escalo – namento = - 1 + 5 2 8 3

14 MÉTODO DE GRAUS PREDETERMINADOS
Este método é uma sofisticação do escalonamento simples. Aparentemente mais objetivo que o anterior, entretanto, a avaliação é imprecisa. Baseia-se na descrição prévia de graus crescentes em complexidade e dificuldade. Os cargos são comparados com as descrições de cada grau e alocados em um deles.

15 Avaliação de Cargos por Métodos Não-Quantitativos
MÉTODOS DE GRAUS PREDETERMINADOS Plano Administrativo Grau I Tarefas repetitivas e que não apresentam dificuldades para o funcionário Responsabilidades quase inexistentes Recebe supervisão constante, instruções detalhadas e acompanhamento para execução das tarefas Não é exigida experiência anterior Grau II Tarefas rotineiras executadas com base em procedimentos bem definidos Requer familiarização com serviços burocráticos e equipamentos de escritório Recebe supervisão direta, instruções detalhadas e orientação É exigida experiência de aproximadamente 6 meses.

16 Avaliação de Cargos por Métodos Não-Quantitativos
MÉTODOS DE GRAUS PREDETERMINADOS Plano Administrativo Grau III Tarefas variadas, porém rotineiras, que envolvem a aplicação de procedimentos padronizados, observados os limites estabelecidos pelas normas internas Recebe supervisão direta e acompanhamento na execução das tarefas difíceis As tarefas são conferidas ao final É exigida experiência de 1 a 2 anos Grau IV Tarefas variadas e com padrões de especialização que envolvem a aplicação de procedimentos administrativos pouco diversificados Recebe supervisão direta e orientação para a solução de situações difíceis É exigida experiência de 3 a 4 anos

17 Avaliação de Cargos por Métodos Não-Quantitativos
MÉTODOS DE GRAUS PREDETERMINADOS Plano Administrativo Grau V Tarefas qualificadas que envolvem seleção e aplicação de procedimentos administrativos diversificados Recebe supervisão indireta e mais voltada a problemas inusitados Cargos que exige formação superior É exigida experiência de 5 a 7 anos Grau VI Tarefas complexas e especializadas, regidas pelo conhecimento formal de práticas administrativas amplas Recebe supervisão geral em trabalhos que envolvem planejamento, organização e pesquisa Cargos que exigem formação superior e especialização na área de atuação É exigida experiência de 8 a 10 anos

18 Avaliação de Cargos por Métodos Não-Quantitativos
MÉTODOS DE GRAUS PREDETERMINADOS Plano Administrativo Grau VII Tarefas muito complexas, especializadas e que implicam responsabilidade de planejar, organizar e ou conduzir equipes. Recebe diretrizes gerais Cargos que exigem formação superior, além de cursos de especialização em sua área de atuação É exigida experiência superior a 10 anos.

19 Métodos de graus predeterminados
Cargos Enquadramento dos cargos nos graus pelo comitê Avaliador A Avaliador B Avaliador C Avaliador D Consenso Aux. Adm. I Secretária Executiva V IV Aux. de faturamento II Diretor de finanças VII Aux. Contabilidade III Gerente Remuneração VI


Carregar ppt "Avaliação de Cargos por Métodos Não Quantitativos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google