A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),"— Transcrição da apresentação:

1 O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996), cuja conduta assumida pelos seus componentes irá gerar resultados diferenciados na sociedade. FUNÇÃO SOCIAL

2 Ensino, pesquisa e extensão Qual a função social da Universidade? “ Sua existência tem sido marcada por críticas das mais díspares que refletem fundamentalmente posições divergentes quanto à sua conceituação e finalidade. Esses posicionamentos marcam as diferenciações nas argumentações sobre o papel essencial da universidade. (...) Alguns defendem uma universidade voltada principalmente à ciência e à tecnologia, outros lamentam o negligenciamento da cultura geral e das humanidades. (...) se não há consenso quanto às funções da universidade, tampouco há unanimidade sobre a sua ênfase.” Elisabete Pereira (1994:42) CRISE DA UNIVERSIDADE??? CRISE DE IDENTIDADE DA UNIVERSIDADE????

3 Ensino, pesquisa e extensão: qual a função social da Universidade? O desafio de encontrar um ponto em comum está na constatação de que, mesmo complexa e contraditória, a Universidade é uma instituição primordial para o bom desenvolvimento da sociedade. É na diversidade do conhecimento que está a positividade para a leitura e compreensão da realidade visando as transformações necessárias. Pois, numa perspectiva realmente democrática, “ a função de qualquer instituição social é melhorar a qualidade de vida de todos na sociedade” (Botomé, 1996)

4 FUNÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE PRODUZIR CONHECIMENTO E TORNÁ-LO ACESSÍVEL: é o que lhe dá uma identidade e a diferencia das outras instituições sociais. educação universitária entendida como um processo de desenvolvimento integral, formadora de cidadãos, num continuun de troca de saberes confrontando-se permanentemente conhecimento acadêmico/científico com realidade social. formação retroalimentada por questões atuais que desafiam o “mundo real”.

5 Ensino, pesquisa e extensão: qual a função social da Universidade? Na universidade, ciência, arte, tecnologia e cultura têm funções sociais definidas, devem guiar-se pela prioridade de atender as necessidades do local, da região e do país. Se a universidade participa da sociedade, deve estar atenta e sensível aos seus apelos e problemas sociais. UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA (UNOCHAPECÓ)

6 A universidade comunitária Na sua forma pública não estatal, deve desenvolver um projeto comum, despertando uma identidade e levando à construção de compromissos e responsabilidades que correspondam à abertura da universidade para a comunidade.

7 Características da universidade comunitária: (Cfme. Caco Baptista) funcionamento e organização baseados nos princípios da gestão democrática, finalidade não-lucrativa, atendimento do interesse público, controle público das atividades da instituição, prestação de contas à sociedade e ao poder público, representação e participação da comunidade na gestão da universidade, transparência administrativa financeira, compromisso com o desenvolvimento regional / ênfase no desenvolvimento da comunidade e da região inserção na vida da comunidade tipo de propriedade (“não ter dono”, ser uma fundação ou associação civil)

8 UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA O conceito comunitário expressa uma dimensão e atitude política nova e está mais perto da noção de democracia e justiça social que de privilégios de acesso ao ensino superior. Sob essa ótica, o termo comunitário incorpora e soma a noção geográfica de identidade regional, o sentido sociológico de relações culturais, sociais e políticas de uma determinada população local e regional. O conceito de comunitário ganha limites físicos, identidade histórica local e regional. (Walter Frantz).

9 A extensão universitária A extensão é um dos componentes mais importantes na definição da identidade da universidade, pois caracteriza-se pela inserção direta na sociedade (Botomé, 1996). Se a universidade tem a missão de produzir conhecimento e torná-lo acessível, as atividades de extensão também devem ser condição para que se cumpra tal compromisso.

10 Extensão universitária ( Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras). A extensão é um processo educativo, científico e cultural que, articulado com o ensino e a pesquisa, deve viabilizar a relação transformadora com a sociedade. Expressa um compromisso social com a sociedade, não desvinculado das responsabilidades próprias do ensino e da pesquisa.

11 Extensão universitária ( Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras). Enquanto expressão de diálogo permanente com a sociedade, ao atender necessidades e demandas de pessoas e organizações sociais, frequentemente rompe com uma tendência de isolamento elitizante dos espaços tradicionais da universidade. Ou seja, Conceber e praticar extensão numa perspectiva emancipatória e transformadora, requer abandonar concepções que a vinculam a um viés assitencialista, cuja responsabilidade maior seria redimir a universidade do seu tradicional isolamento, reforçado muitas vezes pelo ensino e pela pesquisa.


Carregar ppt "O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google