A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOQUÍMICA ESPAÇO TEMPO ENERGIA. Espaço, tempo e energia  O corpo humano é formado essencialmente por moléculas em que os elementos principais são o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOQUÍMICA ESPAÇO TEMPO ENERGIA. Espaço, tempo e energia  O corpo humano é formado essencialmente por moléculas em que os elementos principais são o."— Transcrição da apresentação:

1 BIOQUÍMICA ESPAÇO TEMPO ENERGIA

2 Espaço, tempo e energia  O corpo humano é formado essencialmente por moléculas em que os elementos principais são o carbono, o oxigênio, o hidrogênio e o nitrogênio. Por essa razão, os nutrientes mais importantes são os que contêm esses elementos e que, por reações enzimáticas irão fornecer energia e matéria para o funcionamento do organismo.

3 Espaço, tempo e energia  O corpo humano não é um sólido compacto: todas as reações químicas se dão em uma solução aquosa, com uma composição muito próxima à da água do mar e o transporte de nutrientes e de oxigênio para as células é feito pelo sangue. Por essa razão os “micronutrientes”, de fato, têm um papel essencial na vida

4 Espaço, tempo e energia Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais.

5 BIOMOLÉCULAS  São compostos químicos sintetizados por seres vivos e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva.  São compostos orgânicos de massas formadas por 97,5% de C, H, O e N. - vitaminas, carboidratos, lipídios, proteínas,...

6 BIOMOLÉCULAS  A estrutura/função de uma biomolécula depende de suas características de afinidade com a água, a saber:  moléculas hidrofílicas - solúveis em água  moléculas hidrofóbicas - insolúveis em água  moléculas anfipáticas – tem região hidrofílica e hidrofóbica

7 BIOMOLÉCULAS  A água é o meio ideal para a maioria das reações bioquímicas.  Biomoléculas = Conjunto de "unidades fundamentais“ que levam a construção das macromoléculas.

8 BIOMOLÉCULAS  PROTEÍNAS  ÁCIDOS NUCLEICOS – DNA/RNA  CARBOIDRATOS  LIPÍDIOS  VITAMINAS  SAIS MINERAIS

9 PROTEÍNAS  Constituem maior fração da matéria viva; são complexas com inúmeras funções na célula.  Conjunto de aminoácidos (trinca de bases nitrogenadas) que determinam o código genético e são sintetisadas na organela ribossomo com o intuito de restabelecer equilíbrio celular.

10

11 PROTEÍNAS

12 ÁCIDOS NUCLEICOS  São responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética.  Compõem-se de bases nitrogenadas, açúcares e ligações fosfodiéster de alta energia.  Promotores da manutenção e evolução da carga química da espécie.

13 ÁCIDOS NUCLEICOS

14 CARBOIDRATOS  Principais combustíveis celulares; possuem função estrutural e participam dos processos de reconhecimento celular.  Os carboidratos, glicídios ou hidratos de carbono são substâncias orgânicas compostas de carbono, hidrogênio e oxigênio num arranjo determinado.

15 CARBOIDRATOS

16 LIPÍDIOS  Formam nossa principal fonte de armazenamento de energia tendo importante papel na estrutura das membranas biológicas.  São biomoléculas hidrofóbicas.

17 LIPÍDIOS

18 VITAMINAS E MINERAIS  Nutrientes necessários ao organismo encontrados nos alimentos em pequena quantidade, mas indispensáveis para o funcionamento normal do organismo.  As vitaminas e os minerais são agentes catalisadores das reações químicas que se processam no organismo e sua falta ou deficiência pode atrapalhar as funções.

19 VITAMINAS E MINERAIS

20

21 METABOLISMO  É o conjunto de processos físicos e de reações que ocorrem em um sistema vivo e resulta na montagem ou quebra de moléculas complexas. É constituído por reações anabólicas e catabólicas. - Anabolismo -Reações de síntese Absorvem energia Exemplo: Fotossíntese - Catabolismo Reações de degradação Liberam energia Exemplo: respiração

22 METABOLISMO


Carregar ppt "BIOQUÍMICA ESPAÇO TEMPO ENERGIA. Espaço, tempo e energia  O corpo humano é formado essencialmente por moléculas em que os elementos principais são o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google