A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA."— Transcrição da apresentação:

1 BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA

2 Espaço, tempo e energia O corpo humano é formado essencialmente por moléculas em que os elementos principais são o carbono, o oxigênio, o hidrogênio e o nitrogênio. Por essa razão, os nutrientes mais importantes são os que contêm esses elementos e que, por reações enzimáticas irão fornecer energia e matéria para o funcionamento do organismo.

3 Espaço, tempo e energia O corpo humano não é um sólido compacto: todas as reações químicas se dão em uma solução aquosa, com uma composição muito próxima à da água do mar e o transporte de nutrientes e de oxigênio  para as células é feito pelo sangue. Por essa razão os “micronutrientes”, de fato, têm um papel essencial na vida

4 Espaço, tempo e energia Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais.

5 BIOMOLÉCULAS São compostos químicos sintetizados por seres vivos e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva. São compostos orgânicos de massas formadas por 97,5% de C, H, O e N. - vitaminas, carboidratos, lipídios, proteínas, ...

6 BIOMOLÉCULAS A estrutura/função de uma biomolécula depende de suas características de afinidade com a água, a saber: moléculas hidrofílicas - solúveis em água moléculas hidrofóbicas - insolúveis em água moléculas anfipáticas – tem região hidrofílica e hidrofóbica

7 BIOMOLÉCULAS A água é o meio ideal para a maioria das reações bioquímicas. Biomoléculas = Conjunto de "unidades fundamentais“ que levam a construção das macromoléculas.

8 BIOMOLÉCULAS PROTEÍNAS ÁCIDOS NUCLEICOS – DNA/RNA CARBOIDRATOS
LIPÍDIOS VITAMINAS SAIS MINERAIS

9 PROTEÍNAS Constituem maior fração da matéria viva; são complexas com inúmeras funções na célula. Conjunto de aminoácidos (trinca de bases nitrogenadas) que determinam o código genético e são sintetisadas na organela ribossomo com o intuito de restabelecer equilíbrio celular.

10

11 PROTEÍNAS

12 ÁCIDOS NUCLEICOS São responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética. Compõem-se de bases nitrogenadas, açúcares e ligações fosfodiéster de alta energia. Promotores da manutenção e evolução da carga química da espécie.

13 ÁCIDOS NUCLEICOS

14 CARBOIDRATOS Principais combustíveis celulares; possuem função estrutural e participam dos processos de reconhecimento celular. Os carboidratos, glicídios ou hidratos de carbono são substâncias orgânicas compostas de carbono, hidrogênio e oxigênio num arranjo determinado.

15 CARBOIDRATOS

16 LIPÍDIOS Formam nossa principal fonte de armazenamento de energia tendo importante papel na estrutura das membranas biológicas. São biomoléculas hidrofóbicas.

17 LIPÍDIOS

18 VITAMINAS E MINERAIS Nutrientes necessários ao organismo encontrados nos alimentos em pequena quantidade, mas indispensáveis para o funcionamento normal do organismo. As vitaminas e os minerais são agentes catalisadores das reações químicas que se processam no organismo e sua falta ou deficiência pode atrapalhar as funções.

19 VITAMINAS E MINERAIS

20

21 METABOLISMO É o conjunto de processos físicos e de reações que ocorrem em um sistema vivo e resulta na montagem ou quebra de moléculas complexas. É constituído por reações anabólicas e catabólicas. Anabolismo Reações de síntese Absorvem energia Exemplo: Fotossíntese Catabolismo Reações de degradação Liberam energia Exemplo: respiração

22 METABOLISMO


Carregar ppt "BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google