A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES COMPETÊNCIAS DO DIRETOR ESCOLAR: PADRÕES NACIONAIS NOVEMBRO/2015 Secretaria de Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES COMPETÊNCIAS DO DIRETOR ESCOLAR: PADRÕES NACIONAIS NOVEMBRO/2015 Secretaria de Educação."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES COMPETÊNCIAS DO DIRETOR ESCOLAR: PADRÕES NACIONAIS NOVEMBRO/2015 Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação

2 COMPETÊNCIAS: DOMÍNIOS DOMÍNIO 1: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DOMÍNIO 2: PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO DOMÍNIO 3: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GESTÃO DEMOCRÁTICA DOMÍNIO 4: CULTURA PROFISSIONAL DOMÍNIO 5: RELAÇÕES COM A FAMÍLIA, A COMUNIDADE E OUTRAS INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE.

3 DOMÍNIO 1: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMPETÊNCIASCONHECIMENTOS E HABILIDADES 1.1. Diagnóstico 1.1.1. Análise das informações disponíveis. 1.1.2. Análise dos cenários. 1.2. Planos de Ação 1.2.1. Missão, Visão e Valores. 1.2.2. Metas, Prioridades e Indicadores. 1.2.3. Acompanhamento e Correção das Distorções. 1.3. Projeto Político Pedagógico-PPP 1.3.1. Construção/Implementação do PPP 1.3.2. Uso dos princípios de Psicologia Educacional e das Teorias de Aprendizagem. 1.3.3. Práticas de ensino para desenvolvimento de habilidades. 1.3.4. Definição dos Princípios Metodológicos, Práticas Didáticas e Sistemáticas de Acompanhamento e Avaliação. 1.4. Acompanhamento das Metas e dos Resultados. 1.4.1. Acompanhamento dos Planos de Ação e Avaliação dos Resultados Alcançados. 1.4.2. Participação de Estudantes e Educadores na Avaliação.

4 DOMÍNIO 2: PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO COMPETÊNCIASCONHECIMENTOS E HABILIDADES 2.1. Acompanhamento da Aprendizagem dos Estudantes 2.1.1. Análise de Indicadores sobre Desempenho Global da Escola. 2.1.2. Análise dos Resultados das Avaliações Internas e Externas. 2.1.3. Uso dos Resultados das Avaliações para Melhorar Processo Ensino- Aprendizagem. 2.2. implementação do Currículo Básico 2.2.1. Cumprimento do Currículo Básico. 2.2.2. Avaliação das Práticas Pedagógicas e Didáticas. 2.2.3. Execução do Calendário Escolar e outros Protocolos. 2.2.4. Integração dos Saberes: Inter e Trans-disciplinaridade. 2.3. Aferição do Desempenho dos Estudantes: Métodos Avaliativos 2.3.1. Envolvimento dos Educadores e Estudantes nas Avaliações Internas e Externas. 2.3.2. Identificação dos Fatores Geradores de Sucesso ou Fracasso Escolar. 2.3.3. Implementação de Ações para a Educação de Qualidade. 2.4. Práticas Inclusivas, Equânimes e Educação Especial. 2.4.1. Respeito à Equidade e à Diversidade. 2.4.2. Atendimento a Alunos com Necessidades Especiais. 2.4.3. Aprendizagem a Partir da Compreensão da Diversidade e Diferenças.

5 DOMÍNIO 3: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GESTÃO DEMOCRÁTICA COMPETÊNCIASCONHECIMENTOS E HABILIDADES 3.1. Aplicar Legislação, Normas, Estatutos. 3.1.1. Legislação Nacional de Educação, Compras e Contratações, Administração de Recursos Financeiros e Gestão do Servidor Público. 3.1.2. Interpretação de Normas, Marcos Legais, Protocolos e outros documentos. 3.1.3. Execução dos Processos Legais. 3.1.4. Prática do Estatuto da Criança e do Adolescente. 3.2. Conselhos Escolares e Grêmios Estudantis 3.2.1. Organização e Funcionamento dos Conselhos Escolares, Grêmios Estudantis e outros. 3.2.2. Escola como espaço "da" e "para a" comunidade. 3.2.3. Conselhos Escolares: Gestão Participativa. 3.3. Comunicação Interpessoal e Relacionamento Interpessoal 3.3.1. Mudança, Inovação e Aprendizagem: Pesquisa, Comunicação e Cooperação. 3.3.2. Tecnologias de Informação e Comunicação: Pesquisa, Suporte Operacional e Integração. 3.3.3. Comunicação Estratégica: Precisão de Linguagem e Objetividade na Comunicação. 3.3.4. Escuta à Comunidade Escolar e Decisões Conjuntas. 3.3.5. Trabalho em Equipe: Soluções Integradas e Sinergia. 3.3.6. Administração dos Conflitos.

6 DOMÍNIO 3: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GESTÃO DEMOCRÁTICA COMPETÊNCIASCONHECIMENTOS E HABILIDADES 3.4. Gestão Financeira dos Recursos 3.4.1. Elaboração e Acompanhamento do Orçamento Escolar. 3.4.2. Acompanhamento das Despesas e dos Fluxos de Caixa: Prestação de Contas. 3.4.3. Busca por Fontes de Recursos Complementares. 3.5. Administração da Escola 3.5.1. Cumprimento do Regimento Escolar. 3.5.2. Administração do Patrimônio, Instalações e Recursos Físicos. 3.5.3. Ambiente Propício à Aprendizagem. 3.5.4. Merenda Escolar. 3.5.5. Depósitos de Estoque de Produtos e Materiais. 3.5.6. Secretaria Escolar. 3.6. Visão Compartilhada 3.6.1. Foco no Alcance de Resultados. 3.6.2. Prática de Princípios Éticos, Valores Virtuosos e Construtivos. 3.6.3. Ambiente Propício à Análise e ao Debate.

7 DOMÍNIO 4: CULTURA PROFISSIONAL COMPETÊNCIASCONHECIMENTOS E HABILIDADES 4.1. Desenvolvimento e Formação Continuada 4.1.1. Acompanhamento e Avaliação do Desempenho da Equipe. 4.1.2. Papéis, Responsabilidades e Autoridade: Cultura de Responsabilização. 4.1.3. Monitoramento dos Planos de Trabalho Individuais. 4.1.4. Participação da Equipe em Programas de Desenvolvimento e de Educação Continuada. 4.1.5. Ambiente Propício a Estudos e Pesquisas. 4.2. Intercâmbio de Experiências e Participação 4.2.1. Melhoria do Processo Ensino-Aprendizagem, a Partir do Debate sobre Educação e Gestão Escolar. 4.2.2. Elaboração de Planos, Programas e Projetos de Forma Participativa. 4.2.3. Intercâmbio de Experiências. 4.3. Relações Interpessoais e Administração de Conflitos 4.3.1. Padrões de Atendimento e Comunicação com os diversos públicos. 4.3.2. Relacionamento Educadores, Estudantes e Responsáveis. 4.3.3. Tratamento e Administração de Conflitos. 4.3.4. Disciplina e Tratamento da Violência, Atos Indesejados e Vandalismo.

8 DOMÍNIO 5: RELAÇÕES COM A FAMÍLIA, A COMUNIDADE E OUTRAS INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE COMPETÊNCIASCONHECIMENTOS E HABILIDADES 5.1. Envolvimento Educadores Familiares/Pedagógicos na Melhoria do Desempenho 5.1.1. Participação da Família nas Decisões e nas Atividades Sociais, Culturais e Recreativas. 5.1.2. Formação de Vínculos entre Escola, Familiares e Educadores. 5.1.3. Contato com Familiares: Desempenho dos Estudantes e Estratégias de Melhoria. 5.2. Relações de Parceria com Instituições da Comunidade e da Sociedade 5.2.1. Uso dos Serviços Sociais da Comunidade. 5.2.2. Ações de Cooperação, Apoio e Parceria com Instituições da Comunidade. 5.2.3. Apoio de Instituições da Sociedade para Potencializar o Processo Educacional. 5.2.4. Projetos de Parceria com Instituições de Fomento à Educação. 5.3. Valorização da Riqueza Cultural e da Diversidade. 5.3.1. Convivência com Diferentes Grupos. 5.3.2. Estímulo à Aprendizagem pela Diversidade Social e Cultural.


Carregar ppt "PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES COMPETÊNCIAS DO DIRETOR ESCOLAR: PADRÕES NACIONAIS NOVEMBRO/2015 Secretaria de Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google