A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus Aphaville – Nova Lima/MG.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus Aphaville – Nova Lima/MG."— Transcrição da apresentação:

1 “Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus Aphaville – Nova Lima/MG

2 Apresentação “Família” O tempo passa rápido, e na mesma velocidade do tempo acontecem às transformações em nossas vidas. São mudanças resultantes de produtos e da tecnologia. Um processo que influencia a percepção da sociedade e das relações interpessoais que nos cercam. Junto a todas estas transformações está a família. Casamentos arranjados, casamentos proibidos... tudo coisa do passado. As famílias de hoje têm diferentes formas de organização que desafiam o preconceito e requerem respeito. A relação familiar sempre teve grande importância no desenvolvimento da sociedade. E o núcleo familiar, pais e filhos, é responsável pela forma como veremos o mundo no futuro. A influência da família na sociedade não deve e não pode ser desvalorizada, já que é ela quem define nossos princípios, o que entendemos por certo e errado e, principalmente, como nos relacionaremos com os integrantes de outras famílias. Não podemos esquecer que é em nossa casa que aprendemos como administrar os nossos sentimentos e definimos como será o comportamento da sociedade no futuro.

3 Objetivos Caracterizar famílias Reconhecer diferentes formas de organização familiar Relacionar familiares de perto e de longe Quebrar preconceitos Incentivar o respeito ao próximo

4 Desenvolvimento e avaliação das atividades Iniciamos nossa aula com uma roda de conversa sobre o significado da palavra família. Conversamos sobre essa palavra tão importante para nossas vidas. Falamos sobre o que caracteriza uma família e ao perguntar sobre a estrutura familiar, sobre os novos arranjos familiares uma surpresa!... Uma aluna, justamente a aluna novata na turma, pediu a vez para falar e comunicou a todos que ela é adotada. Nesse momento um reboliço se instalou na turma. Uma chuva de perguntas para essa aluna... Todos os olhares voltados para ela... muitas dúvidas... tranquilamente ela foi respondendo pergunta por pergunta. “Por que sua mãe de sangue te abandonou?”, “Como seus pais adotivos te encontraram?”, “Você sabe que é sua mãe de sangue?”, “Como é ser adotada?”, “O que você sente pelos seus pais adotivos?”, “Quando te pegaram você ainda era pequenininha?”... Foram muitas perguntas e todas respondidas com entusiasmo.

5 Ao final da aula, a turma estava encantada com a história de vida da nova colega. E juntos chegaram à conclusão de que os pais adotivos dessa aluna foram muito legais por a terem adotado e por dar a ela muito amor e carinho. Na aula seguinte, os alunos levaram para a sala fotos retratando suas famílias como solicitado na atividade do livro e apresentaram aos colegas. Quanta curiosidade! Quantas semelhanças! As crianças também coletaram em revistas, jornais e da internet, imagens de diferentes organizações familiares. Fizemos um momento de socialização desse material e em seguida, construíram cartazes que ficaram afixados nas paredes da escola. Logo depois, cada criança escreveu um pequeno relato sobre o significado de família para ela. Foram momentos muito significativos para toda a turma. Momento em que aprenderam que as famílias podem ser bem diferentes, mas o que importa mesmo em uma família é a união e o amor que nela existe. Os materiais pelos alunos nessas aulas farão parte de uma coletânea do trabalho que está sendo realizado com o Mundo Leitor e se transformará em um livro da turma no final do ano.

6

7

8

9


Carregar ppt "“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus Aphaville – Nova Lima/MG."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google