A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VALE SONHAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VALE SONHAR."— Transcrição da apresentação:

1 VALE SONHAR

2 Situação de Aprendizagem 2 Menina – Mãe e Menino - Pai 1ª série do Ensino Médio volume 2

3 O Vale Sonhar propõe lidar com um desafio no trabalho de educação sexual: motivar o jovem a prevenir a gravidez na adolescência. Este é o ponto chave do nosso trabalho - a motivação. Se por um lado o sexo na adolescência é natural, a prevenção é aprendida. E, para colocar em prática o que foi aprendido, motivação é fundamental.

4 Diversos estudos que analisaram o comportamento sexual na adolescência mostraram que somente a informação, pura e simples, não é suficiente para o sucesso da prevenção da gravidez. A mais recente pesquisa, realizada pelo Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, constatou que o conhecimento dos métodos contraceptivos por parte das meninas não garante seu uso.

5 Procurando uma nova abordagem para prevenir a gravidez na adolescência , a equipe do Instituto Kaplan deparou-se com a frase do Senador Teotônio Vilela: " O sonho é próprio de todos nós. Não há nenhuma realidade sem que, antes, se tenha sonhado com ela".

6 Imediatamente, tornou-se a inspiração na criação da metodologia do Projeto Vale Sonhar. Simples e clara, ela nos mostrou uma possibilidade de desenvolver a motivação  do jovem por meio da percepção do impacto da gravidez na realização de seu sonho maior - o projeto de vida.

7 ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PREVENTIVA
- Sonhar, identificar que a adolescência não é o melhor momento para se ter um filho. - Conhecer o processo da reprodução, associado às práticas sexuais de risco - Desenvolver a habilidade para usar os métodos contraceptivos foram as estratégias de educação preventiva, por meio de oficinas, adotada pelo Instituto Kaplan no projeto Vale Sonhar.

8 Realização das Oficinas com os alunos Cada aluno participa do bloco de três oficinas - Oficina 1: Identificação do Sonho - Oficina 2: Nem toda relação sexual engravida - Oficina 3: Engravidar é uma escolha

9  Este projeto visa contribuir com a diminuição do número de gravidez na adolescência, nas escolas públicas de Ensino Médio por meio do desenvolvimento da responsabilidade pessoal dos alunos, a partir da percepção do impacto da gravidez no projeto vida. Ele é realizado por meio da metodologia de multiplicador, onde o Instituto Kaplan treina profissionais da Secretaria Estadual de Educação, responsáveis por preparar professores para as atividades escolares, para que estes façam de seus professores, agentes de prevenção à gravidez na adolescência. 

10 Estes últimos serão os responsáveis pela realização das três oficinas de prevenção, junto aos alunos, utilizando o Jogo Vale Sonhar. Esta experiência foi testada por meio de um projeto piloto com as escolas estaduais de ensino médio da região do Vale do Ribeira, que em 02 anos, após, a implantação do Projeto Vale Sonhar obteve o resultado de 91% de  diminuição no número de gravidez nas escolas participantes.

11 DESPERTAR PARA O SONHO

12 Cria condições para o jovem identificar o seu projeto de vida e para perceber o impacto de uma gravidez na adolescência. Nessa oficina os participantes irão descrever seu sonho profissional, receber uma notícia (em forma de teste de gravidez) que poderá mudar seu futuro e embarcar numa viagem para entender o que aconteceu nos próximos 10 anos - com ou sem uma gravidez no meio do caminho. Garotas e garotos percebem no faz-de-conta o que é ser mãe ou pai e discutem no grupo os diferentes impactos para as mulheres e para os homens de uma gravidez na adolescência. 

13 NEM TODA RELAÇÃO SEXUAL ENGRAVIDA

14 Promove informações sobre sexualidade e reprodução humana, ensinando o jovem a identificar as práticas sexuais de risco. Nessa oficina os participantes vivenciam três rodadas de competição para entender e relembrar as principais funções do aparelho genital masculino e feminino e quando uma relação sexual engravida. O objetivo dessa oficina é contribuir para que o grupo acione seus conhecimentos prévios e reflita sobre as situações que podem deixá-los em vulnerabilidade.

15 ENGRAVIDAR É UMA ESCOLHA

16 Desenvolve no jovem a aprendizagem do controle da capacidade reprodutiva e dos mecanismos de prevenção. Pensando em fortalecer a autonomia dos jovens no exercício do seu direito de escolher o momento para engravidar, um jogo de alvo traz para os participantes as questões de uso dos métodos contraceptivos que não estão claras para os adolescentes. O grupo irá descobrir o que sabe sobre o acesso e funcionamento dos vários métodos existentes (barreira, químico, hormonal, cirúrgico e naturais) e comparar o antes e o depois da oficina, para que uma gravidez na adolescência fique distante de suas realidades!


Carregar ppt "VALE SONHAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google