A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANTROPOLOGIA JURÍDICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANTROPOLOGIA JURÍDICA"— Transcrição da apresentação:

1 ANTROPOLOGIA JURÍDICA
Prof. Marcelo Eufrásio – FACISA

2 → A Antropologia enquanto Ciência Social sempre foi constituída como o conhecimento da alteridade, isto é, aquela que busca investigar o outro, aquele que é essencialmente diferente de mim. → O conceito de antropologia cultural implica os de a.) Ciência Social - propõe conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizados. b.) Ciência Humana - volta-se especificamente para o homem como um todo: sua história, suas crenças, usos e costumes, filosofia, linguagem, características psicológicas, valores éticos etc.

3 → A antropologia cultural, é uma das quatro áreas da antropologia geral, junto com a antropologia física (também conhecida como antropologia biológica), a arqueologia e a antropologia social. Antropologia Física e Biológica = estuda aspectos genéticos e biológicos do homem; Antropologia Cultural = estuda sistemas simbólicos, religiões, comportamento de determinados grupos sociais etc. Arqueologia= Estuda as condições de existência dos grupos humanos desaparecidos; Antropologia Social = Estuda as organizações sociais e políticas, parentesco, instituições sociais etc.

4 Observar, escutar e escrever!
→ No início do século XX, surgiu o funcionalismo – escola antropológica que sucedeu ao evolucionismo, respondendo em parte às críticas que ele se faziam por seu eurocentrismo e etnocentrismo. → De acordo com a escola funcionalista, as diversas sociedades não deveriam ser comparadas umas com as outras, mas estudadas em si mesmas de forma particular e isolada (partes interdependentes e complementares) → Malinowski – “Observação Participante” (pesquisas em Nova Guiné Observar, escutar e escrever!

5 →Com a observação participante, método do funcionalismo, as sociedades não-européias passaram a ser estudadas naquilo que lhes é próprio e específico. “Compreender a cultura de um povo expõe a sua normalidade sem reduzir sua particularidade. Quanto mais tento seguir os marroquinos, mais lógicos e singulares eles me parecem. Isso os torna acessíveis: colocá-los no quadro de suas próprias banalidades” (GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas, 1989, p. 24).

6 Questões sobre a Antropologia
Nas Ciências Sociais se estudam fenômenos que estão próximos, eventos humanos e fatos que nos pertencem integralmente. O que justifica este processo metodológico no campo da Antropologia? É possível afirmar que a Antropologia social é a História dos diferentes sistemas de interpretação? Em que termos é possível construir uma reflexão sobre o “processo civilizatório” no século XIX e de um “relativismo cultural” no século XX?


Carregar ppt "ANTROPOLOGIA JURÍDICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google