A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Da queda da monarquia à formação da URSS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Da queda da monarquia à formação da URSS."— Transcrição da apresentação:

1 Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA   Da queda da monarquia à formação da URSS.

2 Definição: Causas: Objetivo:
É considerado um dos eventos mais importantes do século XX (1917). Propôs a construção de uma nova sociedade igualitária, baseada no marxismo. Causas: Fome, miséria, pauperização das camadas populares. 1ª Guerra Mundial. Autoritarismo de Czar Nicolau II. Desigualdade social gerada pelo modo de produção capitalista. Objetivo: Construir novas regras sociais, novos valores comportamentais, um novo conjunto de valores éticos e morais eliminando os resquícios burgueses e conduzindo o homem na direção do Comunismo.

3 Contexto histórico No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura. 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas). Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. Czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia.

4 Domingo sangrento e os sovietes
No ano de 1905, Nicolau II mostra a face repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes que exigiam melhores condições de vida e trabalho de modo pacífico. Se iniciava a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a Revolução Socialista na Rússia, bem como a queda da monarquia czarista.

5 Bolcheviques e Mencheviques
Menchevique (do russo menshe, que significava “minoria”); Defendiam que a burguesia deveria liderar a nova república  orientação liberal. Assim, as forças produtivas seriam ampliadas para que uma revolução socialista acontecesse décadas mais tarde.

6 Bolcheviques (do russo bolshe, que significa “maioria”)  liderança de Vladimir Lênin.
Defendiam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores  eles, modernizariam a economia russa e daria fim a desigualdade social.

7 A Revolução Russa de outubro de 1917
Em fevereiro de 17, Nicolau II é obrigado a abdicar do trono  em seu lugar entra Kerenski (menchevique)  pouquíssimas reformas foram promovidas  os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo e implantou o Socialismo. Principais medidas: As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo; Os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores; Lênin também retirou o País da Primeira Guerra Mundial no ano de 1918; Foi instalado o partido único: o PC (Partido Comunista).

8 A formação da URSS Após a revolução, foi implantada a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Ocorre um grande crescimento econômico  em poucos anos, a URSS tornou-se uma grande potência econômica e militar. Décadas mais tarde a Rússia rivaliza os Estados Unidos na chamada Guerra Fria. O Partido Comunista reprimia qualquer manifestação considerada contrária aos princípios socialistas.

9 Lênin falece e, 1924  entra Stalin política que promove alguns retoques nos rumos político-econômicos do País: A coletivização das propriedades agrárias com a criação das propriedades estatais e as propriedades coletivas. Incentivou o desenvolvimento de indústria de base a partir do financiamento dos setores de educação e tecnologia. No campo da política externa, Stálin recebeu apoio internacional de diversos partidos comunistas espalhados pelo mundo. O governo Stalin

10 2ª Guerra Mundial No contexto da Segunda Guerra Mundial (1939– 1945), o regime stalinista teve que combater a oposição dos regimes nazifascistas contrários ao Comunismo e ao Socialismo. Tendo decisiva participação nos destinos deste conflito internacional, o governo soviético se consolidou no cenário político estabelecendo várias zonas de influência política, ideológica e econômica culminando na instalação da ordem bipolar (Guerra Fria).


Carregar ppt "Da queda da monarquia à formação da URSS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google