A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVOLUÇÃO RUSSA 1917.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVOLUÇÃO RUSSA 1917."— Transcrição da apresentação:

1 REVOLUÇÃO RUSSA 1917

2 1)A RÚSSIA ANTES DA REVOLUÇÃO:
A) Enquanto a maioria dos países da Europa tinham governos liberais, a Rússia ainda era administrada por um czar absolutista A monarquia czarista tinha o apoio da poderosa nobreza rural e do alto clero da Igreja Ortodoxa.

3 1)A RÚSSIA ANTES DA REVOLUÇÃO:
B) A maioria da população do país vivia no campo, onde a qualidade de vida era péssima (a servidão foi extinta na Rússia, somente nas décadas finais do século XIX).

4 1)A RÚSSIA ANTES DA REVOLUÇÃO:
C) Nas principais cidades (Moscou e São Petersburgo), industrializadas com a ajuda do capital estrangeiro, a vida do operariado também era muito ruim (salários miseráveis e excessiva jornada de trabalho).

5 2)O primeiro partido político:
Nesse contexto, surge o Partido Operário Social Democrata Russo = inspirado nas ideias de Karl Marx. Em pouco tempo, o partido se divide, em: A)Bolcheviques (Vermelhos- maioria): Defendiam a tomada de poder pelo operariado. Eram revolucionários e queriam grandes transformações para a Rússia (liderança – Lênin) B)Mencheviques (Brancos – minoria): Defendiam um governo de alianças, entre trabalhadores e burgueses. Eram conservadores e queriam transformações graduais (liderança – Kerensky).

6 3)1905 – O ensaio geral: Nesse ano, a Rússia perde uma custosa guerra para o Japão, pelo território da Manchúria. A crise econômica se agrava e greves populares ganham força: 1º Domingo Sangrento: o exército do czar mata centenas de pessoas que estavam protestando em frente ao palácio Imperial, em São Petersburgo 2º A revolta do encouraçado Potemkim: Em Odessa, marinheiros se rebelam contra seus comandantes.

7 3)1905 – O ensaio geral: A reação do czar: de início, Nicolau II promete aos rebeldes diversas reformas liberais. Em pouco tempo, porém, as greves são reprimidas e os seus principais líderes são exilados (Lênin e diversos outros líderes bolcheviques, são expulsos do país) Nesse contexto, surgem os primeiros sovietes: conselhos políticos que representavam o povo.

8 3)1905 – O ensaio geral: A Revolução Russa se aproxima: Para piorar ainda mais a situação, em 1914 a Rússia entra na Primeira Guerra Mundial (agravamento da crise econômica e dos problemas sociais).

9 4)1917- O processo revolucionário:
A) Fevereiro de 1917: 1ª fase: Os russos brancos (mencheviques, burguesia nacional e nobreza descontente com o czar) assumem o poder Ações: redução da jornada de trabalho, permissão para a volta dos exilados políticos e a permanência do país na Primeira Guerra Mundial (crítica dos bolcheviques) Lênin volta à Rússia, escreve as Teses de Abril (“todo poder aos sovietes!”) e passa a organizar uma “Revolução verdadeira”.

10 4)1917- O processo revolucionário:
B) Outubro de 1917 – 2ª fase: Os bolcheviques chegam ao poder (Revolução comunista) Ações: A saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, o confisco das propriedades privadas e a estatização da economia.

11 5)Guerra Civil ( ): Bolcheviques -> Exército vermelho comandado por Trotsky VS Russos brancos -> apoiados pelo capital estrangeiro (muitos países capitalistas estavam preocupados com as consequências da Revolução de Outubro) Resultado Final: Os Bolcheviques implantam o chamado “Comunismo de guerra” (boa parte de produção agrícola e industrial russa fora revertida para o abastecimento do Exército vermelho) e conseguem vitória.

12 5)Guerra Civil ( ): No pós-guerra, porém, a Rússia estava destruída = crise na produção agrícola e industrial, miséria e fome = diversas greves e protestos surgem A reação de Lênin: NEP (Nova Política Econômica) = a união (temporária) de práticas capitalistas e socialistas. Pequenas empresas privadas são permitidas, assim como um tímido comércio interno Bancos e grandes empresas, porém, ainda são controladas pelo Estado.

13 6)A CRIAÇÃO DA UNIÃO SOVIÉTICA:
Em 1922, é criada a URSS. Nesse contexto, uma intensa disputa pelo comando do Partido Comunista, se inicia: Trostsky – Tese da Revolução Permanente – a Revolução Socialista deveria abranger todo o mundo Stálin – Socialismo em um só país – para ele o socialista deveria primeira se consolidar na URSS, para depois ganhar o mundo Mais influente com a burocracia do partido, Stálin vence.

14 6)A CRIAÇÃO DA UNIÃO SOVIÉTICA:
A)Ditadura Stalinista - característica centrais: Os planos quinquenais transformaram a URSS em uma grande potência internacional O governo de Stálin perseguiu e matou milhares de pessoas (as depurações ou expurgos) A coletivização forçada dos campos, gerou uma grande epidemia de fome Investimentos nos setores de educação e saúde.


Carregar ppt "REVOLUÇÃO RUSSA 1917."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google