A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Iniciar o sistema de votação Mesário e Urna

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Iniciar o sistema de votação Mesário e Urna"— Transcrição da apresentação:

1 Iniciar o sistema de votação Mesário e Urna
Acessar as Estações de trabalho Mesário e Urna com o usuário Administrador;

2 Sistema de Votação Iniciar o sistema de votação Mesário e Urna
Clicar 2x no ícone do sistema de votação (SG1707) na Área de Trabalho

3 Sistema de Votação Surgirá a tela principal do Sistema de Eleição e na parte inferior será mostrado, entre outras informações, o Local de Votação em conjunto com o número do par Mesário/Urna. No exemplo “EMEI VILA VERDE – 01”. Verificar se o Local de Votação e o par Mesário/Urna, indicados no sistema, estão corretos, isto é, se esse local é o mesmo do local físico da votação e se o equipamento está com o número correto. Caso esteja incorreto acionar o Técnico Local para efetuar os ajustes necessários.

4 Sistema de Votação Antes de iniciar a abertura do terminal o mesário deve emitir a zerésima clicando no menu Relatório e selecionando a opção Zerésima. Será solicitado o código de liberação para que possa ser feita a emissão do relatório:

5 Sistema de Votação Após a confirmação da senha de liberação será apresentada a janela para emissão da zerésima. Clique no ícone da impressora para imprimir a zerésima e feche esta janela após o termino da impressão Atenção: Após a impressão da zerésima, mesário e presidente de mesa devem assinar a mesma e guardá-la com os documentos oficiais da votação. 

6 ABERTURA DO TERMINAL DO MESÁRIO
Sistema de Votação ABERTURA DO TERMINAL DO MESÁRIO Para que a eleição possa ser inicia é necessário efetuar a abertura do terminal. Clique no menu Eleição e selecione a opção Abertura de Terminal: Será apresentada uma mensagem de confirmação

7 Sistema de Votação Em seguida será novamente solicitada o código de liberação para efetuar a abertura do terminal: Será mostrada uma mensagem informando que a abertura do terminal foi executada corretamente:

8 Sistema de Votação Para iniciar a votação clique no menu “Opção de Terminal” e selecione a opção TMVE: Será solicitado o código de liberação para que a operação possa ser realizada:

9 Sistema de Votação Após a confirmação da senha a tela de liberação do TMVE será mostrada: Enquanto a urna não for iniciada o terminal do mesário irá apresentar a mensagem de “TMVE INDISPONÍVEL”

10 ABERTURA DO TERMINAL URNA
Sistema de Votação ABERTURA DO TERMINAL URNA  Para iniciar a votação clique no menu “Opção de Terminal” e selecione a opção TMVE: Será solicitado o código de liberação para que a operação possa ser realizada:

11 Sistema de Votação Após a confirmação da senha a tela de votação será apresentada e a urna estará apta a receber os eleitores:

12 Sistema de Votação Após a inicialização da urna o terminal do mesário apresentará a mensagem que a urna (TMVE) está disponível: Agora podemos dar inicio a votação.

13 Sistema de Votação Na tela de liberação do TMVE
O mesário digita o número do Título do Eleitor e tecla Pesquisar

14 Sistema de Votação Caso o eleitor esteja cadastrado para votar em outro local será apresentada uma mensagem de erro:

15 Sistema de Votação Se o eleitor já votou será apresentada uma mensagem de erro

16 Sistema de Votação Se o eleitor estiver votando o sistema irá apresentar uma mensagem de erro

17 Sistema de Votação Na tela de liberação do TMVE
Após a confirmação do eleitor o mesário deve clicar no botão [Encaminhar Votação] para encaminhar o eleitor para a urna:

18 Sistema de Votação O sistema irá apresentar uma mensagem confirmando o encaminhamento e informando que o eleitor já pode realizar a votação

19 Sistema de Votação Após o encaminhamento o Sistema irá mostrar a seguinte tela:

20 Sistema de Votação Na urna será apresentada a tela de votação, permitindo ao eleitor registrar seus votos; Obs.: Os números dos Candidatos são compostos de 4 dígitos. O eleitor poderá votar em até 5 candidatos

21 Sistema de Votação Caso o usuário digite um número de candidato válido será apresentada a tela com o nome e foto do mesmo:

22 Sistema de Votação Caso o usuário digite a tecla para voto nulo, ou digite um número de candidato incorreto será apresentada a tela:

23 Sistema de Votação Caso o usuário digite um número de candidato repetido será apresentada a tela:

24 Sistema de Votação Voto em branco
Que o eleitor não digitar número algum; Clicar na tecla Branca do Teclado Numérico; Será mostrada a informação “Voto Branco” na tela;

25 Sistema de Votação Caso o usuário escolha a opção de anular seus votos basta clicar na tecla Azul

26 Sistema de Votação O sistema ira apresentar a tela a seguir
Se o eleitor confirmar o encerramento a votação será finalizada, anulando os votos.

27 Sistema de Votação Se o eleitor não escolher os 5 candidatos o sistema mostrará quantos Candidatos foram escolhidos. O usuário poderá confirmar o encerramento ou continuar a votação. Se encerrado o sistema irá anular os votos faltantes.

28 Sistema de Votação Ao final da votação a urna apresenta uma mensagem de confirmação

29 Sistema de Votação O terminal do mesário estará apto a registrar o próximo eleitor: Clique no botão para limpar os campos e efetuar a consulta do próximo eleitor

30 Sistema de Votação Cancelar o Encaminhamento do Eleitor para votação.
Atenção: Existe a possibilidade de cancelar o encaminhamento do Eleitor. Esse procedimento deve ser executado apenas com autorização e/ou acompanhamento do Presidente do Local de Votação. Esse procedimento pode ser necessário quando, por exemplo, o eleitor abandona a urna sem finalizar sua votação. Quando ocorrer o abandono da urna pelo eleitor, sem a finalização do voto o Mesário formalizar tal situação ao Presidente do Local de Votação.

31 Sistema de Votação Enquanto o eleitor não finalizar o voto a tela do sistema, na máquina Mesário, continuará a imagem que o eleitor esta votando.

32 Sistema de Votação Para cancelar o encaminhamento siga os passos abaixo: Clicar no botão Limpar; Consultar o número do Titulo de Eleitor da pessoa que estava votando e que deve ser cancelado; Após a consulta será liberado o botão Cancelar Encaminhamento;

33 Sistema de Votação O terminal do mesário estará apto a registrar o próximo eleitor: Clique no botão para limpar os campos e efetuar a consulta do próximo eleitor

34 Sistema de Votação Após o término da eleição, ou seja, após as 17h, e quando mais nenhum eleitor for votar, deve-se efetuar o fechamento de todos os Terminais de Votação (urna) e todos os Terminais dos Mesários. Caso se tente fechar o Terminal antes das 17h o sistema exibirá mensagem de erro informando não ser possível executar a ação conforme imagem abaixo. ATENÇÃO! Após o fechamento do terminal não será possível registrar mais nenhum voto.

35 Sistema de Votação Saia da janela de cadastro do eleitor clicando no ícone de saída. E clique em [Sim] na mensagem de alerta:

36 Sistema de Votação Selecione a opção “Eleição -> Fechamento do terminal” no menu principal. Clique em [Sim] na mensagem de alerta

37 Sistema de Votação Será solicitada a senha de liberação:
Após a confirmação da senha do presidente será apresentada uma mensagem confirmando o fechamento do terminal.

38 Sistema de Votação Após o fechamento do terminal o mesário deve emitir o relatórios para apuração dos votos da urna. Selecione a opção “Relatório -> Apuração por Terminal” para emitir a relação de apuração dos votos: Será novamente solicitada a senha de liberação:

39 Sistema de Votação Após a confirmação da senha a relação de apuração será emitida. Clique no botão de impressão para emitir o relatório na impressora e feche a janela após o término da impressão.

40 Sistema de Votação Gravar Arquivos da Urna no Pen Drive (Máquina Mesário) Após fechar o relatório de APURAÇÃO POR TERMINAL ELEITORAL – TVME deve-se efetuar a cópia dos arquivos no Pen Drive que não deve conter arquivo algum. Seguir os seguintes passos: Inserir o Pen Drive na porta USB; Aguardar o Sistema Operacional reconhecer o dispositivo; Após o passo anterior selecionar no menu Eleição a opção Arquivos para Apuração;

41 Sistema de Votação Selecionar a Unidade de Disco Removível;
Clicar no botão OK para os arquivos serem copiados.

42 Sistema de Votação Após a copia dos arquivos será exibida a mensagem abaixo informado que os arquivos foram copiados. São 3 arquivos a ser copiados, conforme imagens abaixo. Para verificar se os arquivos foram copiados acessar o Pen Drive.

43 Sistema de Votação Após a emissão da apuração o sistema pode ser finalizado clicando no botão [Sair]: ATENÇÃO: Não utilizem CTRL-ALT-DEL para fechar nenhum dos terminais. Em caso de problemas entrem em contato com a PRODAM!

44 Sistema de Votação Problemas que podem ocorrer
 O eleitor não possui título de eleitor Consultar a comissão eleitoral O eleitor foi embora e não finalizou a votação Anote número do título do eleitor que está na tela Clique em [Limpar] Digite o número do título do eleitor novamente Clique em [Cancelar Encaminhamento] Obs.: Para evitar esta situação somente devolva o documento do eleitor após a finalização da votação, confirmando na tela do mesário se o TMVE está disponível O eleitor vota em outro local Encaminhar o eleitor ao local de votação correto

45 ead.prefeitura.sp.gov.br MATERIAL ONLINE
O manual e esta Apresentação ficará disponível no seguinte endereço de Internet: ead.prefeitura.sp.gov.br

46


Carregar ppt "Iniciar o sistema de votação Mesário e Urna"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google