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TENDÊNCIAS EM SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS DA EUROPA Maria de Lourdes Machado-Taylor 3.ª CONFERÊNCIA 4, 5 e 6 Dezembro de 2013.

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1 TENDÊNCIAS EM SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS DA EUROPA Maria de Lourdes Machado-Taylor 3.ª CONFERÊNCIA 4, 5 e 6 Dezembro de 2013

2 TRENDÊNCIAS E DESAFIOS MASSIFICAÇÃO GLOBALIZAÇÃO ACCOUNTABILITY PERFORMANCE INSTITUCIONAL TRANSPARENCIA SOCIEDADE ESTUDANTE E FAMILIAS IMPACTO DO PROCESSO DE BOLOGNA INTERNATIONALIZAÇÃO MERCADOS DE TRABALHO ALTAMENTE QUALIFICADOS ENFASE NOS MECANISMOS DE MERCADO QUALIDADE É UM DESAFIO EM CRESCENDO NEW PUBLIC MANAGEMENT (NOVA GESTÃO PUBLICA) ESTUDANTES TORNARAM-SE CLIENTES ACADEMICOS TRANSFORMARAM-SE EM PRESTADORES DE SERVIÇOS DIVERSIDADE CRESCENTE DOS DISTEMAS DE ENSINO SUPERIOR CONSTRANGIMENTOS FINANCEIROS

3 PERDA DE CONFIANÇA NAS INSTITUIÇÕES E NO SEU PRODUTO FINAL O ENSINO SUPERIOR É UM BEM PÚBLICO E CONSTITUI UMA RESPONSABILIDADE PÚBLICA PRESSÃO PARA EFICÁCIA E EFICIÊNCIA

4 Três prioridades da Europa 2020: - Crescimento inteligente- o desenvolvimento de uma economia baseada no conhecimento e na inovação - Crescimento sustentável - promover uma mais eficiente utilização dos recursos, mais ecológica e economia mais competitiva - Crescimento inclusivo - favorecer uma economia com níveis elevados de emprego que assegure a coesão económica, social e territorial.META 40% da população jovem com educação superior

5 “ A avaliação emana, como uma exigência da dimensão social do ensino superior, que deverá endereçar, de forma complementar:  por um lado, um olhar crítico sobre a qualidade e a garantia de qualidade no interior das instituições de ensino superior e  por outro, de validação de uma informação objectiva e facilmente legível por parte da sociedade.” Sérgio Machado dos Santos (2009, 5)

6 AVALIAÇÃO "uma parte intrínseca na elaboração de políticas“ Neave, 1998

7 Sendo hoje razoavelmente consensual que avaliação e acreditação são processos indissociáveis –constituem-se como as duas faces de uma mesma moeda. Os sistemas de garantia de qualidade tendem, atualmente, a conter e articular duas dimensões complementares:  a dimensão da avaliação, orientada para a melhoria sistemática e sustentada da qualidade no interior da instituição e para a produção de informação validada, objetiva e compreensível sobre a instituição, e  a dimensão da acreditação, associada aos propósitos da transparência e da conformidade, enquanto selo credível de reconhecimento oficial. Sérgio Machado dos Santos, 2009

8 ESG European Standards and Guidelines for Quality Assurance (assembled in Bergen in 2005) Padrões e Directrizes para a Garantia de Qualidade no Espaço Europeu de Ensino Superior ENQA (EUROPEAN ASSOCIATION FOR QUALITY ASSURANCE IN HIGHER EDUCATION) representa as Agencias Europeias de Acreditação representa as Agencias Europeias de Acreditação

9 Linha de Pensamento das ESG “As estruturas e mecanismos internos de garantia da qualidade deverão constituir uma primeira linha, fundamental, de intervenção nos processos de avaliação, com o objectivo último de promover a interiorização de uma cultura de qualidade que cruze transversalmente todas as actividades desenvolvidas no interior da instituição.” Sérgio Machado dos Santos (2009, 4)

10 TENDÊNCIAS NA EUROPA   Mudanças nos sistemas de garantia de qualidade  Movimento claro no sentido de regimes de acreditação com a implementação de sistemas de qualidade a ser baseadas em acreditação, em vez de avaliação de qualidade. Amaral, 2012 Os sistemas de qualidade  são hoje uma realidade  continuarão a ser uma importante ferramenta de regulação e de direção para os governos. Amaral, 2012

11 DESENVOLVIMENTOS RECENTES Agências com base em auditorias de qualidade foram substituídos por agências com base na acreditação DINAMARCA, NORUEGA Tendências para substituir as agências de avaliação de qualidade, ‘propriedade’ de universidades ou de organizações que representam universidades por agências de acreditação independentes HOLANDA, BÉLGICA (REGIÃO DA FLANDRES), PORTUGAL Avaliação da qualidade com base no risco, em vias de ser introduzido INGLATERRA

12 AGÊNCIA DE AVALIAÇÃO E ACREDITAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR (A3ES )

13 ACERCA da A3ES  Seguindo o recente desenvolvimento de sistemas de garantia de qualidade, designadamente no espaço europeu, o Estado Português decidiu criar a "Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior" (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior - A3ES), pelo Decreto-Lei n. 369/2007, de 5 de novembro, com a finalidade de promover e garantir a qualidade do ensino superior.  A Agência é uma fundação de direito privado, criada por um período indeterminado de tempo, com personalidade jurídica e reconhecida como sendo de utilidade pública. A Agência é independente nas suas decisões que devem contudo ter em conta as orientações prescritas pelo Estado

14 Missão A missão da A3ES consiste em garantir a qualidade do ensino superior em Portugal, através da avaliação e acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos, bem como no desempenho das funções inerentes à inserção de Portugal no sistema europeu de garantia da qualidade do ensino superior. Fonte: http://www.a3es.pt/pt/o-que-e-a3es/missao

15 OBJECTIVOS  O objetivo primordial da Agência é proporcionar a melhoria da qualidade do desempenho das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos e garantir o cumprimento dos requisitos básicos do seu reconhecimento oficial.  Os objetivos específicos da A3ES são: Concretizar os critérios de avaliação, de modo a obter a tradução dos seus resultados em apreciações qualitativas; Definir as consequências da avaliação efetuada para o funcionamento das instituições e dos seus ciclos de estudos; Desenvolver a avaliação da qualidade de desempenho das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos; Promover a acreditação de ciclos de estudos e instituições, tendo em vista a garantia de cumprimento dos requisitos legais do seu reconhecimento; Promover a divulgação fundamentada à sociedade sobre a qualidade do desempenho das instituições de ensino superior; Promover a internacionalização do processo de avaliação. Fonte: http://www.a3es.pt/pt/o-que-e-a3es/objetivos

16 Os objetivos da Agência são prosseguidos através da avaliação e da acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos e, por meio destas, da promoção de uma cultura institucional interna de garantia da qualidade. Fonte:http://www.a3es.pt/pt/o-que-e-a3es/objetivos

17 Funções No desenvolvimento da sua missão, são funções da A3ES: A definição e garantia dos padrões de qualidade do sistema; A avaliação e acreditação de ciclos de estudos e instituições de ensino superior; A divulgação pública dos resultados da avaliação e acreditação; A promoção da internacionalização do sistema de ensino superior português. São também funções da Agência: O aconselhamento do Estado em matéria de garantia da qualidade do ensino superior; A realização de estudos e pareceres, quer por iniciativa própria, quer a solicitação do Estado; A participação no sistema europeu de garantia da qualidade do ensino superior - EQAR; A coordenação de atividades de avaliação e acreditação em Portugal com instituições e mecanismos de avaliação internacional. Fonte: http://www.a3es.pt/pt/o-que-e-a3es/funcoes

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20 OBRIGADA Maria de Lourdes Machado-Taylor lmachado@cipes.up.pt lourdes.machado@a3es.pt


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