A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pensamento crítico Nós temos dois modos de sustentar nossas opiniões e concepções: o dogmáticoo crítico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pensamento crítico Nós temos dois modos de sustentar nossas opiniões e concepções: o dogmáticoo crítico."— Transcrição da apresentação:

1 Pensamento crítico Nós temos dois modos de sustentar nossas opiniões e concepções: o dogmáticoo crítico

2 Dogmático: eu afirmo algo sem me preocupar em justificar aquilo que afirmo. Crítico: é aquele que justifica, através de argumentos e evidências, aquilo que está afirmando.

3 O pensamento crítico permite o diálogo, na medida em que estabelece regras comuns para justificar o que é dito. O pensamento dogmático só permite o monólogo. As regras comuns que permitem o diálogo autêntico são as regras da argumentação.

4 Todo argumento tem a mesma estrutura básica : 1- Aquilo que se quer justificar: que chamaremos de conclusão. 2. Aquilo que justifica a conclusão: que chamaremos de premissa.

5 Exemplo: Quem joga na loteria é uma pessoa que se ilude facilmente, porque ela se deixa levar pela promessa de ganhar muito dinheiro e se esquece do óbvio: a possibilidade de ganhar na loteria é mínima. Premissa: "Porque ela se deixa levar pela promessa de ganhar muito dinheiro e se esquece do óbvio: a possibilidade de ganhar na loteria é mínima." Conclusão: "Quem joga na loteria é uma pessoa que se ilude facilmente." Como se pode notar, a premissa justifica a ideia geral do parágrafo, que está expressa na conclusão.

6 As premissas e as conclusões podem ser iniciadas por conjunções: ”porque” e por isso. Na verdade, quando argumentamos, é frequente o uso de palavras e expressões de ligação entre orações de dois tipos: aquelas que ocorrem nas premissas e aquelas que ocorrem na conclusão.

7 Algumas expressões que indicam premissa: porque visto que desde que como dado que uma vez que tanto mais que pela razão de que

8 por isso portanto conclui-se logo consequente- mente segue-se que podemos inferir então Algumas expressões que indicam conclusão : Extraído do material da interdisciplina “Filosofia da Educação”- PEAD


Carregar ppt "Pensamento crítico Nós temos dois modos de sustentar nossas opiniões e concepções: o dogmáticoo crítico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google