A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os sentimentos de cada um

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os sentimentos de cada um"— Transcrição da apresentação:

1 Os sentimentos de cada um
2º ano A e B - Itaim Professoras Andrea Gomes Bello Grell de Moraes e Silvia Maria Suardi Camargo

2 Introdução O livro Linhas da Vida, série Descobertas propõe uma reflexão sobre a importância de compreendermos sentimentos e emoções.

3 Por saber que as emoções e sentimentos interferem diretamente nas relações que os alunos estabelecem entre si e com a própria aprendizagem, propomos aos alunos uma imersão no tema com o objetivo de estabelecer relações interpessoais que promovam a resolução de conflitos e o respeito mútuo.

4 Os objetivos específicos são:
Reconhecer os seus próprios sentimentos e os expressados pelas outras pessoas. Compreender o que sente e o que as outras pessoas demonstram sentir. Identificar diferentes maneiras de expressar os sentimentos e emoções.

5 Desenvolvimento do trabalho
O trabalho desenvolvido com os segundos anos teve início com a exploração das páginas iniciais do livro e em seguida, com a exploração do livro de imagens, para que aos poucos pudessem emitir opiniões sobre a relação do tema central do trabalho, “Os sentimentos de cada um”, com a relação entre Lucio, a amiga e suas experiências.

6 Lucio, a amiga e suas experiências vividas.
“Os sentimentos de cada um”

7 Foi preciso retomar a discussão várias vezes com os alunos para que se sentissem à vontade para explorar o tema.

8 Leram e releram várias vezes o livro de imagens e puderam identificar alguns sentimentos demonstrados por Lucio. O que sentiram diante do escuro?

9 Propomos a seguinte questão para investigação:
. Como você lida com suas emoções? Fotos dos alunos em roda com o livro na mão - biblioteca.

10 Os alunos falaram sobre suas emoções.
Identificar características físicas e psicológicas pareceu o caminho mais fácil para a maioria dos alunos. A partir do relato de alguns, outros aproveitaram para concordar ou identificar no outro, características psicológicas que os incomodavam. A partir disso, para alguns alunos, também veio a chance de identificar as emoções e sentimentos envolvidos nas relações.

11

12 Desenho com modelo Em duplas, o colega desenha o amigo com as expressões que caracterizam os sentimentos e emoções presentes e vice-versa. O que fazemos o outro sentir e o reconhecimento das emoções das pessoas.

13 Apresentaram as razões do desenho que fizeram do amigo ao grupo.
Após o trabalho em dupla eles puderam apresentar reciprocamente, as razões do seu desenho sobre o amigo, pelas impressões sobre a forma como se relacionam com o grupo. Como vê o outro!

14 Linhas da Vida página 12 Os sentimentos são apresentados de forma lúdica! Exploramos os vários sentimentos apresentados na atividade denominada “carinhas”. Relatos apresentados pelo grupo durante a atividade Eu já senti medo de escuro! Eu tenho medo de ladrão! Já senti medo de barata, de ladrão e de me perder dos meus pais. Eu choro quando minha mãe me põe de castigo, fico triste. Eu também não gosto quando meus pais tiram meu ipad e me deixam de castigo, fico bravo. Tenho medo de me perder quando viajo para a praia e tenho medo de ser assaltado.

15

16 Os relatos tiveram como tema central, o medo.
Algumas atividades do livro, como Monstro Animado e a Caixinha dos Medos foram propostas.

17 O Monstro Animado As crianças brincaram com o medo de monstro de forma lúdica. O livro passa a ideia que os medos que sentimos, são monstros que criamos. O medo é um sentimento que pode ser real ou fruto de nossa imaginação.

18 Falar sobre os sentimentos não é fácil!
O livro propõe às crianças o contato com seus próprios sentimentos e com os dos colegas em diferentes situações. Por meio das atividades propostas, os alunos perceberam que é normal sentir-se triste, zangado ou assustado.

19 Caixinha dos medos A montagem de uma "caixinha especial", na qual as crianças poderiam guardar seus medos e enterrá-los. As crianças verbalizaram o desejo do desaparecimento desses medos.

20

21 Essa atividade possibilitou que cada um a partir da identificação de seus medos, relatasse as diversas formas e situações reais vividas. E assim, mais uma vez, pode ser observado que os medos se relacionavam com as vivências de cada um e que pode ser natural ou fruto da imaginação.

22 Em roda as crianças puderam socializar suas ideias e muitas conversas surgiram.
Monstros, bruxas, zumbis... o que representam para eles. Histórias de livros e de filmes. Conversar sobre essas situações de forma descontraída fez com que muitos expressassem sentimentos diversos.

23 Mural com o registro dos sentimentos

24

25

26 O trabalho continuou, ampliado agora para uma abordagem musical.
Música “A Banda” - Foi proposto uma interação entre as aulas de música e a música em sala de aula. Neste sentido, foi feita a leitura da letra da “A banda” e o canto da música. Após estarem bem familiarizados com ela, foi feito um levantamento da compreensão de cada um sobre a letra da música e discutido as diferentes interpretações apresentadas pelos alunos.

27 Música “A Banda” 2º B:

28 Música “A Banda”(Copos) 2º A:

29 Leitura da Letra :

30 Percussão corporal:


Carregar ppt "Os sentimentos de cada um"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google