A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É aquela com nível de pureza necessária para a utilização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É aquela com nível de pureza necessária para a utilização"— Transcrição da apresentação:

1 É aquela com nível de pureza necessária para a utilização
ÁGUA PARA O CIDADÃO É aquela com nível de pureza necessária para a utilização

2 PURIFICAÇÃO Eliminar da água os compostos químicos e os microorganismos causadores de doenças. Algumas das substâncias que podem estar contidas na água: cloro, sódio, chumbo, nitratos, mercúrio, arsênico, fertilizantes, inseticidas, metais pesados diversos, detergentes, substâncias radioativas e muitas outras.

3 PURIFICAÇÃO A água da rede pública contém um composto de aproximadamente 800 diferentes substâncias químicas, a maioria nociva à saúde. Os purificadores devem ser instalados sempre após um ou dois filtros, cuja função é reter as partículas em suspensão maiores.

4 LEMBRETE O corpo de um adulto gasta em 24 horas uma média de 2 litros de água em funções como digestão, respiração, transformação dos nutrientes em energia e também por meio do suor e da urina (compensação). “Cada pessoa deve beber a quantidade adequada para o seu caso e o seu estilo de vida. Afinal, o metabolismo, a estrutura corpórea, o tipo de exercício físico e até o clima são variáveis -precisam ser levadas em conta.

5 PURIFICAÇÃO MÉTODOS DE PURIFICAÇÃO GERAL 1. Destilação;
2. Deionização; 3. Osmose reversa; 4. Filtração; 5. Ultrafiltração; 6. Adsorção em carvão ativado; 7. Oxidação Química; 8. Oxidação com radiação ultravioleta

6 PURIFICAÇÃO MÉTODOS DE PURIFICAÇÃO GERAL 1. Destilação;
2. Deionização; 3. Osmose reversa; 4. Filtração; 5. Ultrafiltração; 6. Adsorção em carvão ativado; 7. Oxidação Química; 8. Oxidação com radiação ultravioleta

7 Filtração - Filtros seletivos purificando parcialmente a água.
Filtração por carbono - Utilizando-se carvão de lenha, um tipo de carbono com uma extensa área, que absorve diversos compostos, inclusive alguns tóxicos. Filtros domésticos podem ainda conter sais de prata. Processo mecânico de retenção de partículas, incluindo microrganismos; dependente do tamanho dos poros do filtro utilizado.

8 Ultrafiltração . processo mecânico ou eletro-mecânico destinado a remover pequenas impurezas dissolvidas ou suspensas na água; . processo dependente do tamanho, forma e carga elétrica VANTAGENS: - Remove efetivamente todas moléculas orgânicas (>99%); - Remove pirógenos, vírus e partículas; - Não há risco de incrustação e risco limitado de obstrução; - Baixo uso de água e energia e baixa manutenção; DESVANTAGENS: - Quase nenhuma remoção de íons, gases e orgânicos de baixo peso molecular.

9 Destilação - O processo de destilação envolve ferver a água transformando-a em vapor. O vapor da água é conduzido a uma superfície de refrigeração onde retorna ao estado líquido em outro recipiente. Uma vez que as impurezas (solutos) não são vaporizados, permanecem no primeiro recipiente. A destilação não purifica completamente a água.

10 Fervura - A água é aquecida até ao ponto de ferver, mantendo-se a fervura por, pelo menos, cinco minutos, tempo suficiente para inativar ou matar a maior parte dos microorganismos que nela possam existir. (não elimina o vírus da hepatite A que só é destruído a mais de 120 graus Celsius).

11 Osmose Reversa - Processo no qual a água é forçada sob pressão através de uma membrana semi-permeável; . Retêm várias substâncias orgânicas e inorgânicas dissolvidas, íons e impurezas em suspensão.

12

13

14 Osmose reversa VANTAGENS: - Remove contaminantes (íons, bactérias, vírus, partículas, colóides, orgânicos, pirógenos). - Baixo consumo de energia elétrica; - Manutenção mínima. DESVANTAGENS: - Contaminantes não são suficientemente removidos para satisfazer exigências da água tipo II; - Membranas podem sofrer incrustações e obstruções; - Alto consumo de água;

15 Processo utilizado como uma fase de pré-tratamento:
.Em combinação com outros processos de purificação da água, possibilita a obtenção de água reagente. .Pode ser usado o carvão ativado ou outro adsorvente que seja capaz de remover contaminantes orgânicos. .O carvão ativado é usado principalmente para remover o cloro da água que vai ser utilizada para outros processos de purificação. Adsorção em carvão ativado

16 Adsorção em carvão ativado
O carvão é mecanicamente degradado e produz pó que deve ser retido à frente; Solta resíduos minerais na água obtida;- Realiza somente pequena adsorção de contaminantes, em função do tempo de contato. Capacidade de retirar odores e sabores desagradáveis da água e, principalmente, o cloro.

17 VANTAGENS: Adsorção em carvão ativado VANTAGENS: - Remove substâncias orgânicas (baixo PM) por ligações não específicas; DESVANTAGENS: - Eficiência depende da vazão; - Bactérias podem se desenvolver após algum tempo; - Quando todos os sítios estão ocupados, estabelece-se o equilíbrio e os orgânicos são liberados; Adsorção em carvão ativado

18 CASO CLÍNICO Leopoldo, 23 anos, moreno, alto, bonito e sensual, carioca, praticante de volei de praia, comentou com seu nutricionista que irá fazer montanhismo. O nutricionista alertou sobre os efeitos e os cuidados que deve ter com relação a altura devido ter relatos de anemia falciforme na família e do hábito de tomar água da torneira e ingerir com as refeições dois refrigerantes/dia. Baseado em seus conhecimentos até o momento, quais os possíveis danos que Leopoldo está sujeito?


Carregar ppt "É aquela com nível de pureza necessária para a utilização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google