A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geração Geotérmica Graduando: Lucas da Cunha Ferreira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geração Geotérmica Graduando: Lucas da Cunha Ferreira"— Transcrição da apresentação:

1 Geração Geotérmica Graduando: Lucas da Cunha Ferreira
Orientador: Prof. Dr. Clodomiro Unsihuay Vila

2 AGENDA Princípio de funcionamento; Potencial energético; Tecnologias;
Aspectos econômicos (Custos); Impactos socioambiental; Exemplos de usinas no Brasil e no mundo.

3 PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
O funcionamento de uma usina geotérmica consiste em injetar água até uma camada profunda da crosta terrestre, fazendo o líquido voltar aquecido em velocidade suficiente para mover turbinas. Também são aproveitados gêiseres naturais que brotam na superfície ou são feitas perfurações até as "caldeiras naturais" subterrâneas.

4 PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
Turbina a vapor

5 PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
Torre de resfriamento

6

7

8 POTENCIAL ENERGÉTICO

9 Tipos de Usinas Geotérmicas
TECNOLOGIAS Tipos de Usinas Geotérmicas Géiseres: fontes de água quente na superfície terrestre; Rocha seca quente: se injeta água para utilizar a energia térmica do interior da Terra; Rocha úmida quente: fontes de água quente em regiões profundas; Vapor seco: fontes de vapor a altas pressões (raríssimas).

10 TECNOLOGIAS Vapor Seco
Este é o mais antigo tipo de usina de energia geotérmica. Foi usado pela primeira vez em Lardarello na Itália em 1904.

11 TECNOLOGIAS Flash Fluidos hidrotermais acima de 182 ° C pode ser utilizado em plantas de flash para produzir eletricidade. O fluido é pulverizado para dentro de um tanque mantido a uma pressão muito mais baixa do que o fluido, fazendo com que o fluido se se vaporize rapidamente. O vapor então aciona uma turbina, que aciona um gerador.

12 TECNOLOGIAS Ciclo Binário
A maioria das áreas geotérmicas contêm água com temperatura moderada abaixo de 204 °C. Energia é extraída a partir desses fluidos em centrais de ciclo binário. Fluido geotérmico quente e um fluido secundária com um ponto de ebulição muito mais baixo do que a água passe através de um permutador de calor. O calor do fluido geotérmico faz com que o fluido secundário se evapora, que, em seguida, impulsiona as turbinas. Porque este é um sistema de circuito fechado, praticamente nada é emitido para a atmosfera. 

13

14

15 Aspectos econômicos (Custos)
Quanto custa a energia geotérmica por quilowatt-hora (kWh)? A energia é vendida a US $ 0,03 a $ 0,035 por kWh.  Qual é o custo para desenvolver uma usina de energia geotérmica? Os custos de uma usina geotérmica são fortemente ponderada para despesas iniciais Perfuração de poços e construção de dutos Análise de recursos das informações de perfuração.  O custo inicial para o campo e usina é de cerca de 2500 dólares por kW instalado nos EUA, Operação e manutenção gama custa de US $ 0,01 a US $ 0,03 por kWh . Usinas de energia geotérmica pode executar mais a mais de 90% de disponibilidade (ou seja, produzindo mais de 90% do tempo), mas rodando a 97% ou 98% pode aumentar os custos de manutenção. 

16 Aspectos econômicos (Custos)

17 Vantagens da Exploração
Podem ser construidas nos centros urbanos; Segura; Fácil manutenção;

18 Desvantagens Pode levar o campo geotérmico ao esgotamento;
A energia deve ser utilizada nas regiões próximas as exploracões; Grandes perdas durante o processo; Calor perdido aumenta a temperatura do ambiente; Altos custos de reconhecimento e pesquisa do local de exploração; Perfuração, construção, impactos; Chances de abalos, devido a grande retirada de água;

19 IMPACTOS SOCIOAMBIENTAL
Poluição do Ar Aproximadamente todos os fluxos geotérmicos contêm gases dissolvidos, estes são liberados junto com o vapor d´água. Em alguns casos, a concentração de H2S (Sulfeto de hidrogênio) no local da usina geotermica pode ser da ordem de 1ppm. (O H2S pode causar a morte por paralisia respiratória rapidamente a uma concentração de 667 ppm).

20 IMPACTOS SOCIOAMBIENTAL
Poluição Sonora Os teste de perfuração das fontes são operações inerentemente barulhentas. Métodos de abatimento devem ser empregados, silenciadores e abafadores de vapor são simples e fáceis de serem instalados.

21 Eventos Catastróficos
IMPACTOS SOCIOAMBIENTAL Eventos Catastróficos Os acidentes mais severos seriam aqueles associados à ruptura de pneumático, ruptura de tubulações e falha nos equipamentos ou indutância sísmica. As rupturas do pneumático ocorreram em vários lugares, incluindo Os Gêiseres, Waira-kei e Momotombo (Nicarágua)

22 EXEMPLOS DE USINAS NO BRASIL E NO MUNDO
Não existem usinas geotérmicas no Brasil; Estudos para exploração do Aquífero Guarani; Ler artigo:

23 EXEMPLOS DE USINAS NO BRASIL E NO MUNDO
Desde a antiguidade se utilizavam as fontes termais, especialmente para banhos termais. Alguns povos também a utilizavam para obter água potável; O primeiro esforço para gerar energia geotérmica ocorreu em 1904 em Lardarello na Itália; Na Nova Zelandia o campo de gases de Wairakei, começou a ser explorado em 1950. O campo de géiseres na California estavam produzindo 500 MW de eletricidade em 1970.

24 EXEMPLOS DE USINAS NO BRASIL E NO MUNDO
A primeira usina de eletricidade baseada em energia geotérmica foi a de Larderello na Itália, construída em 1913, acionando um gerador de 250 KW tendo sido posteriormente ampliada passando a gerar 400 MW elétricos. Nesta usina a energia geotérmica é captada de uma profundidade de 987,5 m, e o vapor gerado se encontra a uma temperatura de 240ºC.

25 EXEMPLOS DE USINAS NO BRASIL E NO MUNDO
Complexo Geotérmico Geysers - USA Capacidade instalada de MW e Capacidade de produção ativa de 900 MW.

26 Central Geotérmica Curacautín - MRP GEOTERMIA Chile


Carregar ppt "Geração Geotérmica Graduando: Lucas da Cunha Ferreira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google