A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FARTURA, ABUNDÂNCIA GRUPO MAÇONARIA UNIDA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FARTURA, ABUNDÂNCIA GRUPO MAÇONARIA UNIDA"— Transcrição da apresentação:

1 FARTURA, ABUNDÂNCIA GRUPO MAÇONARIA UNIDA
19 de setembro de 2012 LIGUE O SOM CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES FARTURA, ABUNDÂNCIA Por Juarez de Oliveira Castro

2 * Uma das práticas interessantes que deve tornar-se para o maçom um hábito, é ler constantemente o Ritual. Nós sabemos que o lemos quando o recebemos, porém mais com aquela dose de curiosidade, do que com a sede de aprender e praticar. E foi nesse hábito de ler os rituais que observei que entre as várias instruções dadas aos maçons, há uma que fala sobre “Fartura, Abundância”.

3 Em uma instrução, dentro de um diálogo existente entre o Venerável Mestre e o Primeiro Vigilante é afirmado o significado da Palavra de Passe como de “Fartura, abundância” e que ela é representada por uma espiga de trigo. Quando se fala em trigo, quer se relacionar com os “mistérios de Ceres, cujo simbolismo era agrícola, embora o Iniciado devesse, em Elêusis, sofrer, alegoricamente, a sorte do grão de trigo, que morre no inverno, sob a terra, para renascer, na primavera, sob a forma de uma planta nova”.

4 Ninguém poderá dizer quantos trigos poderá existir em uma semente de trigo. Isto porque a semente tem a ideia de infinito. Como disse Wayne Dyer: “Sem fim. É nisso que consiste o princípio da fartura: infinidade. Parece um paradoxo, porque nós como formas humanas parecemos começar e terminar num período de tempo específico, e, portanto a infinidade não faz parte de nossa experiência em forma”.

5 * Uma das práticas interessantes que deve tornar-se para o maçom um hábito, é ler constantemente o Ritual. Nós sabemos que o lemos quando o recebemos, porém mais com aquela dose de curiosidade, do que com a sede de aprender e praticar. E foi nesse hábito de ler os rituais que observei que entre as várias instruções dadas aos maçons, há uma que fala sobre “Fartura, Abundância”.

6 Aí já se pode pensar um pouco na Iniciação maçônica, quando o candidato entra na Câmara de Reflexão e escreve o seu último testamento, pronto para morrer como profano e renascer para uma vida nova: maçom. É a partir daí que começa a sua nova vida. Com a nova vida, começará a semear pouco a pouco as boas obras da vida, para futuramente ceifar para o progresso da Humanidade e das pessoas de sua comunidade.

7 Neste momento entram as palavras de São Paulo, apóstolo: “E isto vos afirmo: aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura, com abundância, também ceifará”. Este texto tem sido usado por muitos para justificar a teologia da prosperidade. E é nisto que a Maçonaria deseja que façamos: que tenhamos prosperidade em nossas ações, porque o seu objetivo é “tornar feliz a Humanidade pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pela igualdade e pelo respeito à autoridade e à crença de cada um”.

8 A Maçonaria dá a fórmula para tornar sua vida mais feliz e a dá com fartura e abundância. Porque o caminho é único, porém o segredo para caminhar no caminho é variado e bem planejado.

9 Além do mais o agricultor sabe que a colheita farta depende da quantidade e da qualidade das sementes postas na terra. Por isso ele separa uma boa quantidade daquilo que colheu de melhor qualidade e devolve ao solo. No momento da semeadura parece que aquela riqueza é jogada fora. Pouco tempo depois se poderá ver que não. Brota uma nova plantação e a colheita futura se torna uma garantia visível e palpável.

10 A nossa vida maçônica tem mecanismo igual
A nossa vida maçônica tem mecanismo igual. Só recebemos o retorno daquilo que damos. Por isso a dádiva se converte em investimento e nos assegura o suprimento espiritual de toda e qualquer necessidade nossa. É através dos ensinamentos, das instruções e dos exemplos dos Mestres Maçons que vamos plantando as nossas ações e semeando constantemente, a fim de burilar a pedra bruta, que foi delineada e tirada as arestas na missão de Aprendiz Maçom.

11 Em geral o maçom tem a missão constante de “polir o homem e torná-lo digno de ocupar seu lugar no edifício social”. Por isso é chamado a fazer “obra de vida”, pondo em ação sua energia vital e aprofundando-se nos mistérios da existência. Além de “tornar-se foco ardente, fonte de luz e calor”.

12 Agora se o Maçom não puder imaginar um mundo dessa forma ao seu redor, será difícil criar e praticar o que preceitua a Maçonaria, tornando muito difícil uma realidade no dia a dia da vida de cada um. Pois o que se planta, se colherá. Precisamos entender que a Maçonaria deseja que o Maçom seja merecedor de todos esses ensinamentos e se ele for fiel e cumpridor de seus deveres, poderá sonhar em tudo aquilo que faça contribuir para a felicidade humana. E, como consequência terá mais energia de felicidade e abundância na Terra e, mais pessoas felizes surgirão.

13 GRUPO MAÇONARIA UNIDA TEXTO: * Juarez de Oliveira Castro Mestre Maçom Instalado. ARLS.·. Alferes Tiradentes Registrada sob o nº 20 na M.·. R.·. Grande Loja de Santa Catarina Florianópolis - Santa Catarina. FOTOS: Do arquivo do JURA EM PROSA E VERSO. Créditos porventura constantes nas fotos, foram mantidos. MÚSICA: O poeta está vivo – Barão Vermelho FORMATAÇÃO: JURA EM PROSA E VERSO


Carregar ppt "FARTURA, ABUNDÂNCIA GRUPO MAÇONARIA UNIDA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google