A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRAL DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRAL DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRAL DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Assessoria Especial para Modernização da Gestão Central de Compras e Contratações CENTRAL DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES Brasília, 03 de dezembro de 2015

2 LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES COMPRAS DESNECESSÁRIAS
Público Externo BUROCRACIA SOBREPREÇO MÁ QUALIDADE ESPECIFICAÇÃO RUIM LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES MOROSIDADE CORRUPÇÃO COMPRAS DESNECESSÁRIAS ATRASO TECNOLÓGICO ENGESSAMENTO FORMALISMO INEFICIÊNCIA

3 LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES
Público Interno SOBRECARGA INEFICIÊNCIA PRESSÃO/URGÊNCIA ALTA ROTATIVIDADE BAIXA ATRATIVIDADE FALTA DE CONHECIMENTO FALTA PADRONIZAÇÃO ÁREAS REPLICADAS BUROCRACIA BAIXO RECONHECIMETNO RISCO PESSOAL

4 OPORTUNIDADES ENCONTRADAS
Aumento da eficiência na gestão dos recursos públicos Ganhos de escala e economia nas contratações Economia processual Padronização dos itens de aquisição e contratação e dos processos Corpo técnico especializado Ganho de capacidade operacional pelas área-meio, que poderão lidar com demandas específicas do órgão

5 A CENTRAL DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES

6 objetivos Desenvolver, propor e implementar modelos, mecanismos, processos e procedimentos para aquisição e contratação centralizadas de bens e serviços de uso em comum pelos órgãos e entidades Planejar, coordenar, controlar e operacionalizar as atividades relacionadas à inteligência e à estratégia de licitação, aquisição e contratação Acompanhar a formalização dos contratos junto aos órgãos e entidades, orientando-os quanto à gestão contratual

7 Não objetivos A transferência de aquisições e contratações específicas realizadas pelos órgãos destinadas a atender às atividades próprias de cada um A exclusão das áreas-meio das estruturas organizacionais que realizam aquisições e contratações de objetos específicos dos órgãos da APF

8 Portaria de exclusividade MONITORAMENTO DE CONTRATOS
STRATEGIC SOURCING Portaria de exclusividade PROJETO A PROJETO B PROJETO C MÉTODO INTELIGÊNCIA CENTRAL DIÁLOGO CORPORATIVO PÚBLICO MODELO PROPOSTO LICITAÇÃO CONTRATAÇÃO DIRETA GESTÃO DE ATAS MONITORAMENTO DE CONTRATOS Bens e serviços Inteligência Compra Gestão

9 CASES IMPLANTADOS

10 COMPRA DIRETA PASSAGENS AÉREAS
Projeto iniciado em 28/08/2014 Descontos mínimos de 3% a 5% sobre os valores das passagens Redução de servidores envolvidos com a emissão e controle de passagens Otimização do processo de emissão de bilhetes: busca automatizada diretamente nas companhias aéreas Reserva de assentos com manutenção das tarifas por até 72 horas Maior transparência sobre os valores pagos: visualização em tempo real e de forma automatizada de todos os preços e horários de passagens para as localidades de destino

11 COMPRA DIRETA PASSAGENS AÉREAS
Maior controle do processo: todas as compras são com meio de pagamento eletrônico, de uso exclusivo para passagens aéreas e sem manuseio pelo portador Vinculação entre os valores pagos por meio do cartão e as parcelas referentes a reembolsos ou multas decorrentes de remarcações ou cancelamentos Conciliação eletrônica entre os valores pagos, faturados e os voos realizados e eventualmente cancelados Automatização da solicitação de reembolsos, com o crédito do cartão em até 60 dias

12 COMPRA DIRETA PASSAGENS AÉREAS
Mais de 320 órgãos habilitados Mais de 110 mil bilhetes emitidos Desconto médio 20,04%* Potencial de economia R$ 35MM/ano** *Comparando com bilhetes emitidos por agências de viagens ** Considerando os gastos dos últimos 12 meses

13 AGENCIAMENTO DE VIAGENS
OBJETO Contratação de única agência de viagens que prestará serviços de emissão, alteração e cancelamento de bilhetes não atendidos pelas empresas aéreas credenciadas e atendimento em horários excepcionais. INOVAÇÕES Atendimento 24 horas, 7 dias da semana Padronização dos procedimentos de aquisições de passagens aéreas para toda APF Simplificação do processo e aumento da eficácia dos controles RESULTADOS 615 órgãos participantes Redução de 28,66% entre o valor estimado e o valor final da licitação referente ao serviço de agenciamento

14 TELEFONIA MÓVEL OBJETO
Serviços de Telefonia Móvel Pessoal (SMP) e Serviço  Telefônico  Fixo  Comutado  (STFC), com  fornecimento  de  aparelhos  em  regime  de comodato INOVAÇÕES Abrange tecnologias 3G e 4G Inclui a disponibilização de aparelhos smartphones e modens Redução da gestão contratual: único contrato para telefonia móvel e para longa distância Abrange, além de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo RESULTADOS 78 órgãos participantes Economia potencial de 43,56% em relação aos contratos vigentes

15 IMAGENS ORBITAIS OBJETO Fornecimento de imagens óticas orbitais em Km²
INOVAÇÕES Redução de 108 especificações para 8 tipos de imagens (em 4 lotes), após consolidação, discussão e readequação da demanda dos diversos órgãos Obtenção de licença de uso estendida a toda a administração pública, sem limites (usualmente a licença é para no máximo 5 usuários) Formação de acervo em Banco de Imagens a ser gerenciado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, evitando aquisição duplicada de imagens RESULTADOS 14 órgãos participantes Potencial de economia de 83,3% no item de maior representatividade da ata, considerados os valores médios praticados nos contratos atuais Potencial de economia de 42,89% em toda a ata, considerados os valores médios dos contratos atuais

16 ATIVOS DE REDE OBJETO Fornecimento e instalação de equipamento de infraestrutura de rede com garantia RESULTADOS 37 órgãos participantes Redução média de 27,45% nos preços unitários, considerando-se contratos atualmente vigentes Economicidade da ata de 48,23% (diferença entre o valor total dispendido quando comparados os preços dos contratos anteriores e os preços da nova ata, consideradas as quantidades licitadas pela CENTRAL)

17 PROJETOS EM ANDAMENTO

18 OUTROS PROJETOS Frota Videoconfe-rência Brigadista Vigilância
Manutenção predial Limpeza e Conservação Telefonia Móvel Segurança de rede Software aplicativos Melhoria de processos Planej. Estratégico Serviços postais Energia/ Água e esgoto Copeiragem Portaria

19 OBRIGADA! Virgínia Bracarense Lopes


Carregar ppt "CENTRAL DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google