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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFORMAL DA POPULAÇÃO: SENSIBILIZAR PARA A COLETA SELETIVA EM CONDOMÍNIOS Regina de Fátima dos Santos Braz1; Bruna Barreto Lourenço2; Gabriela Miriam Bezerra Ribeiro3; Gleide Conceição Santos4, NATAL, 2015

2 INTRODUÇÃO Crescimento populacional desenfreado Grande quantidade de
Resíduos sólidos Danos ambientais Incentivo ao consumo exacerbado

3 Plástico como um dos principais vilões
Em 2008 o Brasil gerou cerca de 259mil toneladas/dia de resíduos (IBGE,2008). Plástico como um dos principais vilões

4 Três classificações gerais
TIPOS DE RESÍDUOS: Três classificações gerais Tipos de resíduos Reciclável: Resíduos sólidos que se aproveitam e óleos comestíveis . Ex: Papel, plástico , vidro, metais, óleos de cozinha. Orgânico: Lixo úmido que agrega algum valor econômico. Ex: resto de frutas . Rejeito: RS que não possui outra opção além da disposição final correta. Ex: tecido

5 Disposição de resíduos sólidos
Um ambiente ecologicamente mais correto e saudável para as presentes e futuras gerações. Renda e inclusão social dos catadores (principais colaboradores da preservação do meio ambiente). Poluição atmosférica e visual. Atração de animais vetores de doenças. Contaminação do solo e da água.

6 Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS)
Aprovada pela lei /2010 e regulamentada pelo decreto7.404/2010 Diretrizes e metas voltadas a gestão integrada e o gerenciamento correto dos RS. Qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica de direito público ou privado, é responsável pelos resíduos que gera. Instrumento econômico e social, caracterizado por atitudes e procedimentos que obriga o poder público a criar planos de gerenciamento dos RSs, reconhecendo a importância social e ambiental dos catadores.

7 Logística reversa (retorno dos resíduos após o consumo para as industrias). Ex: Coca-cola em KS.
600 mil catadores distribuídos no Brasil, apenas 10% estão inseridos em cooperativas. Melhores condições de trabalho.

8 Desde 2011, Natal aprovou a lei 6
Desde 2011, Natal aprovou a lei que determinada a coleta seletiva em condomínios com mais de 10 unidades residenciais Resíduos entregues a cooperativas de catadores Falta de conhecimento e fiscalização Destinação correta realizada apenas por aqueles que possuem um certo conhecimento/consciência ambiental Brasil é muito deficiente em Educação Ambiental Necessitamos entender, aprender e proteger o ambiente que estamos inseridos.

9 O programa de extensão universitária FOCAP RESOL- “Fortalecimento da Cadeia Produtiva dos Resíduos Sólidos Urbanos de Natal” usa a Educação ambiental para: Mobilizar, capacitar e assessorar os gestores de diferentes geradores como : Fortalecendo a cadeia produtiva de RS de Natal, através do aumento de materiais recicláveis para as cooperativas de catadores. Escolas Condomínios Empresas

10 OBJETIVO Sensibilizar a população acerca dos problemas ambientais que afetam o planeta e implantar a coleta seletiva em condomínios, utilizando a educação ambiental como principal ferramenta. Através do projeto Condomínio Sustentável Solidário, inserido no programa de extensão FOCAP RESOL.

11 METODOLOGIA Onze condomínios Contato com síndicos/administradores
Visita ao local (Diagnóstico da estrutura existente e necessária para implantação da coleta) Apresentação do projeto aos condôminos Recolhimento da assinatura dos condôminos (nos casos de baixa presença na reunião)

12 Educação ambiental com palestra interativa:
Problemas ambientais e de saúde gerados pela disposição incorreta dos resíduos O lado benéfico do consumo consciente e da separação correta Como fazer a segregação correta dos RS Criação de um comitê gestor de moradores que coordenariam o processo de adequação da estrutura da coleta seletiva Composição gravimétrica (porcentagem de cada tipo de resíduo em relação ao peso total dos resíduos coletados no condomínio durante uma semana), utilizando EPIs de segurança como: luvas, óculos, botas, máscaras , toucas e balança digital Instalação de recipientes para receber o lixo reciclado ou não

13 Contato do condomínio com uma das cooperativas
Elaboração de uma cartilha “Condomínio Sustentável- Como e porque participar da coleta seletiva”. Entregue apenas aos condomínios que implantarem a coleta

14 Palestra para e educação ambiental de condôminos
Palestra para e educação ambiental de condôminos. Fonte: Regina de Fátima dos Santos Braz, 2014.

15 Resultados e Discussões
Os condomínios tinham entre 45 e 300 apartamentos Seminário Católico Disciplina é a chave para uma implantação e prática bem sucedida. O seminário serviu de referência para os condomínios Recipientes (Bags cedidas pela cooperativa) para os resíduos recicláveis foram instalados em diversos ambientes do seminário

16 Dos 11 condomínios , sendo o Seminário São Pedro um deles:
Três já possuíam a estrutura para receber a coleta Outros três já realizavam a coleta, onde em um desses a segregação é feita pelos condôminos e entregue a cooperativa e nos outros dois a segregação é realizada por funcionários que vendem esse material aos atravessadores No seminário e em outro condomínio a composição gravimétrica foi efetuada Dois condomínios consideram necessário a adequação em sua estrutura, porém um deles recebeu todas as etapas do projeto No último foram coletadas as assinaturas dos moradores concordando com a aplicação do projeto e está sendo aguardado o agendamento da reunião para continuar o processo de implantação da coleta

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18 CONCLUSÃO A Educação Ambiental constitui “um processo que envolve um vigoroso esforço de recuperação de realidades, destinada a reformular comportamentos humanos e recriar valores perdidos ou jamais alcançados” O projeto mostrou aos condôminos a importância social, econômica e ambiental na redução do consumo e das cooperativas nesse processo Notou-se a sensibilização dos condôminos, onde essa precisa evoluir para as práticas sustentáveis. A educação e disciplina são as principais bases para um mundo ecologicamente mais correto

19 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFORMAL DA POPULAÇÃO: SENSIBILIZAR PARA A COLETA SELETIVA EM CONDOMÍNIOS Regina de Fátima dos Santos Braz1; Bruna Barreto Lourenço2; Gabriela Miriam Bezerra Ribeiro3; Gleide Conceição Santos4, NATAL, 2015


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