A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LOJA MAÇÔNICA OBREIROS DA FRATERNIDADE Nº 64 Oriente de Alagoinhas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LOJA MAÇÔNICA OBREIROS DA FRATERNIDADE Nº 64 Oriente de Alagoinhas"— Transcrição da apresentação:

1 LOJA MAÇÔNICA OBREIROS DA FRATERNIDADE Nº 64 Oriente de Alagoinhas
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES PP-1-050 LOJA MAÇÔNICA OBREIROS DA FRATERNIDADE Nº 64 Oriente de Alagoinhas Jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia

2 INCONFIDÊNCIA MINEIRA
A MAÇONARIA E A INCONFIDÊNCIA MINEIRA Resumo de uma palestra proferida por José Jurandi Brito dos Santos, o Jura em Prosa e Verso, há alguns anos atrás, em sua Loja,

3 Na Maçonaria reverenciamos Nossa história e nossos heróis
Os seus feitos relembramos E tudo que fizeram por nós.

4 Não define Tiradentes, a palavra Inconfidência
Nem Tomaz Antonio Gonzaga nem José Álvares Maciel Estes foram heróis, mártires e nessa magnificência Cumpriram na história, seu papel (Para nós o termo CONJURAÇÃO MINEIRA é mais adequado)

5 Nosso jovem brasileiro, que foi pra Europa estudar
Lá conheceu a Maçonaria, e também seus ideais Voltou mudado, querendo o Brasil mudar. Já tinham objetivos e sonhos diferentes dos seus pais.

6 Mesmo no Brasil a Maçonaria sendo proibida
Jovens maçons, Lojas disfarçadas fundavam Reuniam-se, discutiam, e em suas lidas A independência do nosso país pregavam. Os jovens brasileiros reuniam-se maçonicamente em Sociedades literárias, Academias, Aerópagos e Arcádias Literárias.

7 O Brasil era colônia de Portugal, que nos explorava de modo inclemente
Mas... entre os brasileiros crescia o libertário pensamento Liberdade, Igualdade e Fraternidade : Exclamavam clandestinamente Brasileiros se reuniam, debatiam, conspiravam... já planejando um movimento.

8 Do país o verdadeiro sentido do fato, da história,
Só no futuro, pelos sucessores, será contado Quando estudiosos consultarem sua memória E concluírem o que aconteceu, com seu país amado.

9 Algumas versões curiosas, vamos agora relatar Para nossa reflexão
É sempre bom saber, o que o povo está a falar Atenção! Meu irmão!

10 VERSÃO ANTI-MAÇÔNICA:
Nunca houve a participação, na Conjuração Mineira, de maçonaria alguma. Maçonaria que nem existia na época.

11 TRÊS TRAIDORES E NÃO APENAS UM
O movimento da Inconfidência fracassou por causa da traição de três portugueses, e não apenas um, que participavam do movimento. Joaquim Silvério dos Reis Basilio de Brito Malheiro do Lago Inácio Correia de Pamplona

12 JOSE JOAQUIM DA SILVA XAVIER, O TIRADENTES, ERA MESMO MAÇOM?
Aqui não tinha Maçonaria, pois que era proibida em Portugal e também no Brasil-Colônia. José Joaquim da Silva Xavier era pobre (apenas um alferes). Nunca tinha saído do Brasil. Como é que ele foi Maçom?

13 COMO TIRADENTES PODERIA SER LÍDER?
Como Tiradentes, sendo apenas um alferes, e pobre, nunca tendo saído do Brasil, poderia liderar grandes e ricos fazendeiros, padres, intelectuais, a ponto de faze-los participar de uma tão arriscada operação?

14 Constam duas versões em obras diversas.
A CABEÇA DE TIRADENTES A cabeça de Tiradentes. Constam duas versões em obras diversas. Em uma versão a cabeça de Tiradentes, colocada no alto de um poste, em Vila Rica desapareceu na primeira noite e nunca foi encontrada. Na segunda versão, a cabeça de Tiradentes, enquanto o corpo estava sendo desmembrado, desapareceu misteriosamente e nunca foi encontrado. Nunca esteve no alto de um poste. Terá havido nisso a participação da Maçonaria?

15 MOTIVAÇÃO DOS CONSPIRADORES
No Livro A Conjuração Mineira e a Maçonaria que não houve, de Frederico Guilherme Costa é citado um outro motivo para a ação dos conspiradores:

16 As famílias dos principais líderes da Conjuração Mineira
estavam irremediavelmente endividados. LIVRA-LOS DA FALÊNCIA. ESTA ERA A PRINCIPAL MOTIVAÇÃO DO MOVIMENTO.

17 AUTOS DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA
Os autos do processo , “AUTOS DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA” que se encontram cópias nas bibliotecas públicas do Brasil e de Portugal, citam que quase todos os Inconfidentes eram Maçons.

18 OBSERVEM, meus irmãos, o seguinte:
Preso em 10 de abril de 1789, poucos dias após 15 de março de 1789,dia da traição por um ou três conspiradores, Tiradentes permaneceu preso, incomunicável.

19 Só no quarto interrogatório Tiradentes assume para si toda a responsabilidade pelo plano de libertar o Brasil de Portugal, postura essa que ele mantém nos interrogatórios seguintes. Em todos confirmou ser ele o líder do movimento e a pessoa de maior vulto entre todos os revolucionários.

20 CONJURAÇÃO MINEIRA – OBRA PSICOGRAFADA
Que tal esta?

21 CONJURAÇÃO MINEIRA – OBRA PSICOGRAFADA Que tal esta?
“Sedento de andar pela terra, deixei-me ficar dias no Porto do Rio de janeiro a rever antigos conhecidos e a procurar contato com a irmandade (Maçonaria)”. (Obra do espírito de Tomaz Antonio Gonzaga, psicografada por Mariluza Moreira Vasconcelos – Confidências de um Confidente). Neste livro Tomaz Antonio Gonzaga revela sua iniciação na Maçonaria, em uma reunião secreta da Maçonaria, em Portugal. Outro trecho desta obra psicografada: “- Então, o que ficou decidido em casa de Freire de Andrade? – indagou o Mestre Antonio Francisco Lisboa. - O Sr Maciel apresentou um novo iniciado, o alferes Silva Xavier. - Eu aprovo – falou o Mestre. Não pode haver homem de coração maior que este. Pode-se confiar nele. - O Sr não entendeu, mestre Lisboa. O alferes já é um dos nossos, aprovado por irmãos do Rio de Janeiro.”

22 CONJURAÇÃO MINEIRA – MOVIMENTO INTEIRAMENTE MAÇÔNICO
Vejam agora esta versão que circula pela Internet. A Conjuração Mineira foi um movimento inteiramente maçônico. Não foi liderado por Joaquim José da Silva Xavier, mas por maçons intelectuais como CLAUDIO MANOEL DA COSTA.

23 TIRADENTES NÃO MORREU Nem todos os maçons foram presos como conspiradores. A Maçonaria tramou para que TIRADENTES fosse substituído pelo preso ISIDRO GOUVEIA, que foi enforcado em seu lugar. Tiradentes foi transportado secretamente para a Europa, onde só morreu, de causas naturais, na França, muito tempo depois. A família de Isidro Gouveia foi amparada pela Maçonaria, durante toda a vida dos seus membros, conforme prometido.

24 TIRADENTES FOI INICIADO NA MAÇONARIA, POR
COMUNICAÇÃO, POR JOSÉ ÁLVARES MACIEL, POR OCASIÃO DE UMA VIAGEM ENTRE RIO DE JANEIRO E MINAS GERAIS. A iniciação,por comunicação, era permitida, na época, quando da total impossibilidade da realização da Sessão Ritualística. Como no Brasil a Maçonaria era proibida, e não haviam Lojas Maçônicas, todos os Maçons da época que não foram iniciados na Europa, o foram, de forma simplificada, por comunicação.

25 CRIAÇÃO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL

26 CRIAÇÃO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL
A Maçonaria somente começou a funcionar regularmente no Brasil a partir de 1801, doze anos após a conjuração mineira. Eis uma curiosidade sobre a criação do Grande Oriente do Brasil, que não está relacionada com a Inconfidência Mineira, por ter acontecido em 1822, mas que, resolvi incluir aqui por ser interessante, vez que, durante esta palestra, dissemos várias vezes que a Maçonaria era proibida no Brasil nos idos de 1790. Em 17 de junho de 1822, Para criar o Grande Oriente do Brasil, possibilitando a condução de D. Pedro I á condição de Grão Mestre logo após sua iniciação, a Loja Maçônica Comércio e Artes, do Rio de Janeiro, resolveu em sessão memorável, criar mais duas Lojas, pelo desdobramento do seu quadro de obreiros, através de sorteio, surgindo assim as Lojas Esperança, de Niterói e União e Tranqüilidade. As três Lojas, então, fundaram o Grande Oriente do Brasil.

27 TOMAZ ANTONIO GONZAGA –Grau 18 CLAUDIO MANOEL DA COSTA
HEROIS DA CONJURAÇÃO MINEIRA: TOMAZ ANTONIO GONZAGA –Grau 18 CLAUDIO MANOEL DA COSTA ANTONIO FRANCISCO LISBOA, o Aleijadinho – Grau 18 JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER, o Tiradentes ÁLVARO MACIEL FRANCISCO DE PAULA FREIRE DE ANDRADE

28 ANTONIO DE OLIVEIRA LOPES JOSÉ REZENDE DA COSTA,
HERÓIS DA CONJURAÇÃO MINEIRA ANTONIO DE OLIVEIRA LOPES JOSÉ REZENDE DA COSTA, JOSÉ REZENDE DA COSTA FILHO JOVELINO LOPES INÁCIO ALVARENGA PEIXOTO JOSÉ AIRES GOMES

29 HERÓIS DA CONJURAÇÃO MINEIRA
JOÃO DIAS DA MOTA LUIZ VAZ DE TOLEDO

30 HERÓIS DA CONJURAÇÃO MINEIRA
Padre JOSE DA SILVA DE OLIVEIRA ROLIM Padre CARLOS CORREIA DE TOLEDO Padre MANOEL RODRIGUES DA COSTA Cônego LUIZ VIEIRA DA SILVA VICENTE VIEIRA DA MOTA (Último iniciado, antes do fracasso da Conjuração).

31 SEGUNDO OS AUTOS DO PROCESSO E SEGUNDO VÁRIOS DOCUMENTOS DA ÉPOCA, TODOS ERAM MAÇONS ATIVOS, DE LOJAS CLANDESTINAS DE MINAS GERAIS, RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO. Num segundo e terceiro escalão encontravam-se dezenas de simpatizantes e até patrocinadores que ajudavam com dinheiro para as constantes viagens e reuniões.

32 CONCLUSÃO:

33 Os amantes da teoria da conspiração Negam tudo, até a história
Fanáticos, porém criativos eles são Mas são desmentidos pela escrita memória

34 A maçonaria e os maçons altivos, amantes da real arte
Com uma Pátria livre, justa e perfeita sonharam Criaram um grupo, conspiraram, fizeram a sua parte A conclusão do seu trabalho, outros em breve executaram

35 Viva a Maçonaria Brasileira
Vivam os Maçons Viva o Brasil!.

36 Muito obrigado.

37 LOJA MAÇÔNICA OBREIROS DA FRATERNIDADE Nº 64 Oriente de Alagoinhas
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL TEXTO: Resumo de uma palestra proferida pelo Ir JOSÉ JURANDI BRITO DOS SANTOS, já há alguns anos atrás, na sua Loja Maçônica. FOTOS: DO ARQUIVO DO JURA EM PROSA E VERSO FORMATAÇÃO: JURA EM PROSA E VERSO MÚSICA: Hino da Maçonaria LOJA MAÇÔNICA OBREIROS DA FRATERNIDADE Nº 64 Oriente de Alagoinhas Jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia


Carregar ppt "LOJA MAÇÔNICA OBREIROS DA FRATERNIDADE Nº 64 Oriente de Alagoinhas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google