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PublicouDomingos Lisboa Palha Alterado mais de 8 anos atrás
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INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS
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PROPÓSITO FUNDAMENTAL DAS ORGANIZAÇÕES “ Manter o sucesso ao longo do tempo “
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PROPÓSITO FUNDAMENTAL DAS ORGANIZAÇÕES “ Manter o sucesso ao longo do tempo “ SUCESSO = ser bem sucedida em seus propósitos.
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- CARACTERÍSTICAS DOMINANTES - O MERCADO ATUAL
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- CARACTERÍSTICAS DOMINANTES - 1. É COMPETITIVO: oferta > demanda 2. É COMPLEXO: muitos elementos em interação 3. MUDA RÁPIDA E CONTINUAMENTE O MERCADO ATUAL
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DESAFIOS PARA A GESTÃO.
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* Ambiente Competitivo: Agregar maior valor aos públicos-alvo * Ambiente Complexo/Imprevisivel: Trabalhar com os diferentes cenários possíveis * Ambiente Dinâmico: Gerenciar as contínuas inovações DESAFIOS PARA A GESTÃO.
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Modelo Proposto por Schumpeter na primeira metade do século XX! A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO
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Modelo Proposto por Schumpeter INOVAÇÃO NA EMPRESA Em métodos, produtos, processos, mercados, administração/gestão.
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Modelo Proposto por Schumpeter INOVAÇÃO NA EMPRESA Em métodos, produtos, processos, mercados, administração/gestão. VANTAGEM COMPETITIVA
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Modelo Proposto por Schumpeter DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E FINANCEIRO INOVAÇÃO NA EMPRESA Em métodos, produtos, processos, mercados, administração/gestão. VANTAGEM COMPETITIVA
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Modelo Proposto por Schumpeter DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E FINANCEIRO INOVAÇÃO NA EMPRESA Em métodos, produtos, processos, mercados, administração/gestão. VANTAGEM COMPETITIVA
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INOVAÇÃO E APRENDIZAGEM 25/abril/ 07
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Aprendizagem - Inovação – Competitividade GANHO DE COMPETITIVIDADE INOVAÇÃO (Mudança de Estado da Organização) Resulta em Modelo Proposto por Schumpeter
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Aprendizagem - Inovação – Competitividade GANHO DE COMPETITIVIDADE INOVAÇÃO (Mudança de Estado da Organização) Resulta em ?
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INOVAÇÃO: Resultado de novos conhecimentos aplicados
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CONHECIMENTO: Responsável por todo progresso hoje existente INOVAÇÃO: Resultado de novos conhecimentos aplicados
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CONHECIMENTO: Responsável por todo progresso hoje existente INOVAÇÃO: Resultado de novos conhecimentos aplicados GANHAR CONHECIMENTO = APRENDER
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Aprendizagem - Inovação – Competitividade Impulsiona APRENDIZAGEM GANHO DE COMPETITIVIDADE INOVAÇÃO (Mudança de Estado da Organização) Resulta em
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Impulsiona APRENDIZAGEM GANHO DE COMPETITIVIDADE INOVAÇÃO (Mudança de Estado da Organização) Resulta em ? Aprendizagem - Inovação – Competitividade
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UM NOVO ENFOQUE PARA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL 25/abril/ 07
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APRENDER! APRENDER = GANHAR CONHECIMENTO CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA QUALQUER INOVAÇÃO
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-Enfoque sistêmico que integra aspectos técnicos, humanos e organizacionais da empresa. APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
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-Enfoque sistêmico que integra aspectos técnicos, humanos e organizacionais da empresa. - Inovação de produtos e processos como resultado da aprendizagem organizacional. APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
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APRENDER! APRENDER = GANHAR CONHECIMENTO (ou, ampliando a visão) APRENDER = GANHAR COMPETÊNCIA CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA QUALQUER INOVAÇÃO
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- Enfoque sistêmico que integra aspectos técnicos, humanos e organizacionais da empresa. - Inovação de produtos e processos como resultado da aprendizagem organizacional. - Aprendizagem como ganho de competência organizacional em qualquer uma de suas componentes (estrutural ou humana). APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
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COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL * Definição (Silveira, 2002) * “Capacidade de executar um dado processo, de forma a satisfazer a todas as necessidades a ele relacionadas”
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Competência Organizacional Fator Humano ConhecimentosAtitudes Habilidades COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL Visão GEIA
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COMPETÊNCIA HUMANA * Componentes* * CONHECIMENTOS * “Saber” + * HABILIDADES * “Saber Fazer” + * ATITUDES * “Saber Ser” (ou, “Ser”)
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Competência Organizacional Fator Humano Fator Estrutural ConhecimentosAtitudesEquipamentos Materiais Infra-Estrutura Habilidades COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL
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NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM ORGANIZAÇÕES
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1) Nível do Indíviduo (Capital Humano) Domínio da pedagogia/andragogia, psicologia da aprendizagem... NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM ORGANIZAÇÕES
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Capital Humano
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Trata-se do conhecimento e das competências dos colaboradores, colocados à serviço da empresa. - Pertence ao indivíduo, mas o seu uso gera valor para a empresa. - Meta: transformar conhecimento tácito em explícito! (é o grande desafio na Gestão do Conhecimento)
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Tipos de Conhecimento Explícito Aquele que pode ser formalizado, sistematizado e comunicado
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Tipos de Conhecimento Tácito Pessoal, específico ao contexto e assim, difícil de ser formulado e comunicado. Composto por: Elementos cognitivos Modelos mentais (esquemas, paradigmas, perspectivas, crenças e pontos de vista) Elementos técnicos Know-how concreto, técnicas e habilidades Michael Polanyi (1891-1976) ‘We can know more than we can tell'
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1) Nível do Indíviduo (Capital Humano) Domínio da pedagogia/andragogia, psicologia da aprendizagem... 2) Nível do Grupo Domínio da qualidade, sociologia da aprendizagem... NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM ORGANIZAÇÕES
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1) Nível do Indíviduo (Capital Humano) Domínio da pedagogia/andragogia, psicologia da aprendizagem... 2) Nível do Grupo Domínio da qualidade, sociologia da aprendizagem... 3) Nível da Organização Domínio da administração, gestão estratégica... NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM ORGANIZAÇÕES
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1) Nível do Indíviduo (Capital Humano) Domínio da pedagogia/andragogia, psicologia da aprendizagem... 2) Nível do Grupo Domínio da qualidade, sociologia da aprendizagem... 3) Nível da Organização Domínio da administração, gestão estratégica... 4) Supra-Organizacional (Capital de Relacionamento) Domínio da economia, sistemas cooperativos... NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM ORGANIZAÇÕES
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