A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS."— Transcrição da apresentação:

1

2 INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS

3 PROPÓSITO FUNDAMENTAL DAS ORGANIZAÇÕES “ Manter o sucesso ao longo do tempo “

4 PROPÓSITO FUNDAMENTAL DAS ORGANIZAÇÕES “ Manter o sucesso ao longo do tempo “ SUCESSO = ser bem sucedida em seus propósitos.

5 - CARACTERÍSTICAS DOMINANTES - O MERCADO ATUAL

6 - CARACTERÍSTICAS DOMINANTES - 1. É COMPETITIVO: oferta > demanda 2. É COMPLEXO: muitos elementos em interação 3. MUDA RÁPIDA E CONTINUAMENTE O MERCADO ATUAL

7 DESAFIOS PARA A GESTÃO.

8 * Ambiente Competitivo:  Agregar maior valor aos públicos-alvo * Ambiente Complexo/Imprevisivel:  Trabalhar com os diferentes cenários possíveis * Ambiente Dinâmico:  Gerenciar as contínuas inovações DESAFIOS PARA A GESTÃO.

9 Modelo Proposto por Schumpeter na primeira metade do século XX! A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO

10 Modelo Proposto por Schumpeter INOVAÇÃO NA EMPRESA Em métodos, produtos, processos, mercados, administração/gestão.

11 Modelo Proposto por Schumpeter INOVAÇÃO NA EMPRESA Em métodos, produtos, processos, mercados, administração/gestão. VANTAGEM COMPETITIVA

12 Modelo Proposto por Schumpeter DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E FINANCEIRO INOVAÇÃO NA EMPRESA Em métodos, produtos, processos, mercados, administração/gestão. VANTAGEM COMPETITIVA

13 Modelo Proposto por Schumpeter DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E FINANCEIRO INOVAÇÃO NA EMPRESA Em métodos, produtos, processos, mercados, administração/gestão. VANTAGEM COMPETITIVA

14 INOVAÇÃO E APRENDIZAGEM 25/abril/ 07

15 Aprendizagem - Inovação – Competitividade GANHO DE COMPETITIVIDADE INOVAÇÃO (Mudança de Estado da Organização) Resulta em Modelo Proposto por Schumpeter

16 Aprendizagem - Inovação – Competitividade GANHO DE COMPETITIVIDADE INOVAÇÃO (Mudança de Estado da Organização) Resulta em ?

17 INOVAÇÃO: Resultado de novos conhecimentos aplicados

18 CONHECIMENTO: Responsável por todo progresso hoje existente INOVAÇÃO: Resultado de novos conhecimentos aplicados

19 CONHECIMENTO: Responsável por todo progresso hoje existente INOVAÇÃO: Resultado de novos conhecimentos aplicados GANHAR CONHECIMENTO = APRENDER

20 Aprendizagem - Inovação – Competitividade Impulsiona APRENDIZAGEM GANHO DE COMPETITIVIDADE INOVAÇÃO (Mudança de Estado da Organização) Resulta em

21 Impulsiona APRENDIZAGEM GANHO DE COMPETITIVIDADE INOVAÇÃO (Mudança de Estado da Organização) Resulta em ? Aprendizagem - Inovação – Competitividade

22 UM NOVO ENFOQUE PARA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL 25/abril/ 07

23 APRENDER! APRENDER = GANHAR CONHECIMENTO CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA QUALQUER INOVAÇÃO

24 -Enfoque sistêmico que integra aspectos técnicos, humanos e organizacionais da empresa. APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

25 -Enfoque sistêmico que integra aspectos técnicos, humanos e organizacionais da empresa. - Inovação de produtos e processos como resultado da aprendizagem organizacional. APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

26 APRENDER! APRENDER = GANHAR CONHECIMENTO (ou, ampliando a visão) APRENDER = GANHAR COMPETÊNCIA CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA QUALQUER INOVAÇÃO

27 - Enfoque sistêmico que integra aspectos técnicos, humanos e organizacionais da empresa. - Inovação de produtos e processos como resultado da aprendizagem organizacional. - Aprendizagem como ganho de competência organizacional em qualquer uma de suas componentes (estrutural ou humana). APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

28 COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL * Definição (Silveira, 2002) * “Capacidade de executar um dado processo, de forma a satisfazer a todas as necessidades a ele relacionadas”

29 Competência Organizacional Fator Humano ConhecimentosAtitudes Habilidades COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL Visão GEIA

30 COMPETÊNCIA HUMANA * Componentes* * CONHECIMENTOS * “Saber” + * HABILIDADES * “Saber Fazer” + * ATITUDES * “Saber Ser” (ou, “Ser”)

31 Competência Organizacional Fator Humano Fator Estrutural ConhecimentosAtitudesEquipamentos Materiais Infra-Estrutura Habilidades COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL

32 NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM ORGANIZAÇÕES

33 1) Nível do Indíviduo (Capital Humano) Domínio da pedagogia/andragogia, psicologia da aprendizagem... NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM ORGANIZAÇÕES

34 Capital Humano

35 Trata-se do conhecimento e das competências dos colaboradores, colocados à serviço da empresa. - Pertence ao indivíduo, mas o seu uso gera valor para a empresa. - Meta: transformar conhecimento tácito em explícito! (é o grande desafio na Gestão do Conhecimento)

36 Tipos de Conhecimento Explícito Aquele que pode ser formalizado, sistematizado e comunicado

37 Tipos de Conhecimento Tácito Pessoal, específico ao contexto e assim, difícil de ser formulado e comunicado. Composto por: Elementos cognitivos Modelos mentais (esquemas, paradigmas, perspectivas, crenças e pontos de vista) Elementos técnicos Know-how concreto, técnicas e habilidades Michael Polanyi (1891-1976) ‘We can know more than we can tell'

38 1) Nível do Indíviduo (Capital Humano) Domínio da pedagogia/andragogia, psicologia da aprendizagem... 2) Nível do Grupo Domínio da qualidade, sociologia da aprendizagem... NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM ORGANIZAÇÕES

39 1) Nível do Indíviduo (Capital Humano) Domínio da pedagogia/andragogia, psicologia da aprendizagem... 2) Nível do Grupo Domínio da qualidade, sociologia da aprendizagem... 3) Nível da Organização Domínio da administração, gestão estratégica... NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM ORGANIZAÇÕES

40 1) Nível do Indíviduo (Capital Humano) Domínio da pedagogia/andragogia, psicologia da aprendizagem... 2) Nível do Grupo Domínio da qualidade, sociologia da aprendizagem... 3) Nível da Organização Domínio da administração, gestão estratégica... 4) Supra-Organizacional (Capital de Relacionamento) Domínio da economia, sistemas cooperativos... NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM ORGANIZAÇÕES


Carregar ppt "INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google