A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASPECTOS ÉTICOS EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASPECTOS ÉTICOS EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCA"— Transcrição da apresentação:

1 ASPECTOS ÉTICOS EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCA
Adriana Wagner 2014

2 Anos 70 Van Renselaer Potter André Hellegers

3 bios - VIDA èthos - ÉTICA
...do grego bios - VIDA èthos - ÉTICA 1971  artigo do oncologista da Winsconsin University, Van Ressenlaer Potter  necessidade de equilibrar a ciência e os valores humanos

4 “...escolho ‘bio’ para representar o conhecimento biológico, a ciência dos sistemas viventes, e ‘ética’ para representar o conhecimento dos sistemas de valores humanos” André Hellegers

5 Princípios bioéticos básicos
autonomia beneficência não-maleficência justiça Beauchamp e Childress, 1989

6 Princípios bioéticos básicos
autonomia Os indivíduos capacitados deliberem sobre suas escolhas pessoais e devem ser tratados com respeito pela sua capacidade de decisão. As pessoas têm o direito de decidir sobre as questões relacionadas ao seu corpo e à sua vida. Quaisquer atos médicos devem ser autorizados pelo paciente.

7 Princípios bioéticos básicos
autonomia O princípio da autonomia enfatiza o importante papel que a mulher deve adotar na tomada de decisões com respeito aos cuidados de sua saúde. Os médicos deverão observar a vulnerabilidade feminina, solicitando expressamente sua escolha e respeitando suas opiniões. A Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia, FIGO, 1994.

8 Princípios bioéticos básicos
autonomia Nas pacientes intelectualmente deficientes e no caso das crianças, o princípio da autonomia deve ser exercido pela família ou responsável legal.

9 Princípios bioéticos básicos
beneficência Obrigação ética de maximizar o benefício e minimizar o prejuízo. O profissional médico deve ter a maior convicção e informação técnica que assegurem ser o ato médico benéfico ao paciente  ação que faz o bem.

10 Princípios bioéticos básicos
não-maleficência A ação do médico sempre deve causar o menor prejuízo ou agravos à saúde do paciente  ação que não faz o mal. É universalmente consagrado pelo aforismo hipocrático “primum non nocere” (primeiro não prejudicar), cuja finalidade é reduzir os efeitos adversos ou indesejáveis das ações diagnósticas e terapêuticas no ser humano.

11 Princípios bioéticos básicos
justiça O princípio da justiça estabelece como condição fundamental a equidade, obrigação ética de tratar cada indivíduo conforme o que é moralmente correto e adequado, de dar a cada um o que lhe é devido. O médico deve atuar com imparcialidade, evitando ao máximo que aspectos sociais, culturais, religiosos, financeiros ou outros interfiram na relação médico-paciente. Os recursos devem ser equilibradamente distribuídos, com o objetivo de alcançar com melhor eficácia o maior número de pessoas assistidas.

12 Ginecologistas alvo de denúncias
Os ginecologistas são os especialistas mais expostos a denúncias e processos de assédio sexual. Respondendo por 34,34% do total de denúncias de assédio figurando isoladamente como réus em 25,80% do total de processos disciplinares autuados no período estudado (CREMESP).

13 Durante o Exame Ginecológico
A solicitação de ter um acompanhante presente durante o exame físico sempre deve ser respeitada, independente do sexo do ginecologista, independente do sexo do acompanhante.

14 Durante o Exame Ginecológico Recomendação CREMESP 01/88
Que (os médicos) expliquem às pacientes, previamente e de forma detalhada os procedimentos que irão realizar durante o exame ginecológico. Que preferencialmente a presença de auxiliar de enfermagem ou pessoa acompanhante da paciente durante o exame ginecológico. Entretanto, cabe ao profissional médico decidir sobre tal recomendação; tendo em vista que não se trata de obrigatoriedade

15 Prontuário Médico O médico tem em mãos uma grande arma: o prontuário médico. Seu preenchimento com riqueza de detalhes é peça fundamental, inclusive para a defesa do próprio médico, tanto perante o CRM quanto perante a Justiça Comum. Escreva com letra legível e identifique-se com o número do CRM.

16 A Composição da Equipe Cirúrgica
É de responsabilidade direta do cirurgião responsável ou titular. O auxiliar deve possuir as condições técnicas para substituí-lo, em caso de eventual impedimento do titular durante o ato cirúrgico. É obrigações do cirurgião titular, a descrição cirúrgica do procedimento, sua indicação, intercorrências e complicações da operação, além da fiel caracterização da equipe cirúrgica, sendo vedada a inclusão de nomes de profissionais que não participaram do ato, para efeito de cobrança.

17 Informações à paciente
Devem ser : claras, objetivas e compreensíveis sobre : hipóteses diagnósticas, diagnósticos realizados, exames solicitados, ações terapêuticas, riscos, benefícios e inconvenientes das medidas propostas e duração prevista do tratamento.

18 Informações à paciente
Nos procedimentos diagnósticos e terapêuticos invasivos, deve ser informada sobre a necessidade ou não de anestesia, o tipo de anestesia a ser administrada, o instrumental a ser utilizado, as partes do corpo afetadas, os efeitos colaterais, os riscos e as conseqüências indesejáveis, a duração esperada do procedimento, a finalidade dos materiais coletados e as alternativas diagnósticas e terapêuticas existentes no serviço onde está sendo realizado o atendimento e em outros serviços.

19 Informações à paciente
Em se tratando de parturiente, deverá ser internada e sempre que possível, favorecer a permanência de um familiar ou quem a parturiente designar para acompanhá-la no trabalho de parto. Durante o acompanhamento do trabalho de parto, o obstetra deve ficar atento aos preceitos de beneficência e não maleficência, isto é, aliado aos cuidados do acompanhamento do bem-estar materno e fetal – que deverão estar anotados com horários e assinatura do examinador.

20 Informações à paciente
Na assistência ao parto propriamente dito, seja normal ou fórceps, ou cesariana, o obstetra deverá estar ciente da justeza do procedimento e fazer constar no prontuário os motivos, além de apresentar à parturiente e acompanhante as justificativas pertinentes. Os cuidados no terceiro e quarto períodos, diminuirão as complicações freqüentes.

21 Informações à paciente
Trate a sua paciente e o seus colegas com gostaria de ser tratado!

22 “não se nasce mulher, torna-se”
(Simone de Beauvoir, O Segundo Sexo)


Carregar ppt "ASPECTOS ÉTICOS EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google