A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÉ - HISTÓRIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÉ - HISTÓRIA."— Transcrição da apresentação:

1 PRÉ - HISTÓRIA

2 DO APARECIMENTO DO HOMEM ATÉ O APARECIMENTO DA ESCRITA.

3 DIVISÃO DA PRÉ – HISTÓRIA:
1.    PALEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA LASCADA -         DO APARECIMENTO DO HOMEMATÉ AC.  2.    NEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA POLIDA -         AC. ATÉ CERCA AC. 3.    IDADE DOS METAIS -TRANSIÇÃO DA PRÉ-HISTÓRIA A HISTÓRIA PROPRIAMENTE DITA

4 PALEOLÍTICO: HOMEM NÔMADE SOCIEDADE DOS CAÇADORES – COLETORES
DESCOBERTA DO FOGO ARTE MUITO SIMPLES- PREDOMÍNIO DO NATURALISMO PRIMEIRAS FORMAS ARTÍSTICAS: ESCULTURA MÃO EM NEGATIVO

5 PALEOLÍTICO SUPERIOR DIVIDIDO EM 3 CICLOS:
1.AURINACIENSE E A PERIGORDIENSE: AC. ·CRIAÇÕES DE ESTATUINHAS ·PRIMEIRAS PINTURAS DE LAUSCAUX ( FRANÇA) CORES: OCRE, VERMELHO E NEGRO ·MÃOS EM POSITIVO E NEGATIVO PASSAGEM DOS DESENHOS PONTEADOS EM VERMELHO E AMARELO E INÍCIO DOS CONTORNOS EM PRETO.

6

7                Vênus de Lespugne Museu do Homem, Paris

8 Égua prenhe e bisão St. Germain-en-laye Bovinos França
               Bovinos França Égua prenhe e bisão St. Germain-en-laye                                                                        Mamute Rouffignac, França

9

10

11

12

13 CULTURA SOLUTRENSE:18.700 AC.
ORIGEM INCERTA – EUROPÉIA OU NORTE – AFRICANA NÃO APARECEM PINTURAS PARIETAIS DESTE CICLO LÂMINAS GRAVADAS OU PINTADAS COM CAVALOS E TOUROS ( VALÊNCIA).

14 CULTURA MADELENIENSE: 15.000/13.000 À 9.000 AC.
FINAL DO PALEOLÍTICO SUPERIOR APOGEU DA PINTURA RUPESTRE 1ª FASE FIGURAS DELINEADAS EM NEGRO, DEPOIS O NEGRO INVADINDO O INTERIOR PASSAGEM DEFINITIVA CONSTITUINDO A POLICROMIA

15 NEOLÍTICO: TRANFORMAÇÃO RADICAL
HOMEM FIXO – INTERFERE NO MEIO AMBIENTE DESENVOLVE TÉCNICA DE TECER PANOS, FABRICAR CERÂMICAS E CONSTRUIR AS PRIMEIRAS MORADAS SURGE AS FAMÍLIAS E DIVISÃO DO TRABALHO ARTE SIMPLIFICADA E GEOMETRIZANTE REPRESENTAM CENAS DO DIA-A-DIA SURGE APRIMEIRA FORMA DE ESCRITA – PICTOGRÁFICA USAM O METAL ESCULTURAS EM METAIS   INVENTOU A RODA    CONSTROEM SUAS MORADAS

16                                                 

17 Arquitetura Pré-Histórica
Não se pode falar de uma arquitetura pré-histórica no sentido artístico, apesar de seu caráter funcional. Os primeiros homo sapiens refugiavam-se nos lugares que a natureza lhes oferecia, podendo ser em aberturas nas rochas, cavernas, grutas ao pé de montanhas ou até no alto delas. Mais tarde eles começariam a construir abrigos com as peles dos animais que caçavam ou com as fibras vegetais das árvores das imediações, que aprenderam a tecer, ou então combinando ambos os materiais.

18

19 Somente no final do neolítico e início da idade do bronze é que surgem as primeiras construções de pedra, principalmente entre os povos do Mediterrâneo e os da costa atlântica. No entanto, como esses monumentos colossais tinham a função de templo ou de câmaras mortuárias, não se tratando de moradias, seu advento não melhorou as condições de habitação.

20 Para erigir seus monumentos, os homens da época provavelmente começaram por levantar uma coluna, em honra de um deus ou de um acontecimento importante. Esses monumentos pré-históricos eram pedras, cravadas verticalmente no solo, às vezes bastante grandes (megalito denominado menir). Pelo peso dessas pedras, algumas de mais de três toneladas, acredita-se que não poderiam ter sido transportadas sem o conhecimento da alavanca.

21 Alinhamento de menires
Estátua-menir Dólmen em forma de mesa Alinhamento de menires

22 Estas pedras (os menires) deram origem às colunas
Estas pedras (os menires) deram origem às colunas. Mais tarde percebeu-se que, usando três elementos, era possível construir. Assim nasceu o dólmen, em forma de mesa, ou o trilito (três pedras), formado por duas colunas que apoiavam uma arquitrave. Uma série de trilitos fez a colunata.

23 Coluna Trílito Colunata

24 O dólmen ou galeria coberta, espécie de corredor que facilitava o acesso a uma tumba, foi de grande importância na história da arquitetura porque nele se baseiava a arte de construção praticada pelos gregos antigos. O princípio das colunas e da arquitrave foi usado para sustentar o arco das portas e janelas, sendo este o caminho para construção das cabanas aos templos mais majestosos. As duas colunas verticais chamavam-se jambas; a coluna sobreposta em arco ou abóbada, dintel.

25 Dólmen de Creu d'en Cobertella
Interior de uma habitação neolítica Dólmen de Chan de Arquina Nave de Tudons Dólmen de Creu d'en Cobertella

26 IDADE DOS METAIS: APERFEIÇOAMENTO DA METALURGIA
SOCIEDADES DIVIDIRAM-SE EM CLASSES SOCIAIS.


Carregar ppt "PRÉ - HISTÓRIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google