A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Reprodutor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Reprodutor."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Reprodutor

2 Importância do sistema reprodutor
O sistema reprodutor serve para a fecundação entre a célula masculina e feminina, garante assim o desenvolvimento das espécies. Segue a baixo os órgãos que compõem os sistemas feminino e masculino:

3 Sistema reprodutor feminino
O sistema reprodutor feminino é composto pelos ovários, tubas uterinas (trompas de falópio), útero e vagina. Ovários: Nos ovários ocorre a produção de hormônios, como, por exemplo, os hormônios sexuais femininos (estrógenos e progesterona) e ovócitos secundários (células que se tornam óvulos, ou ovos, caso haja fertilização). Trompas de Falópio: Através da trompas de falópio, também conhecidas como tubas uterinas, o óvulo é coletado da cavidade abdominal, após ser expelido do ovário (ovulação), e, uma vez coletado, é conduzido em direção ao útero. Normalmente a fertilização ocorre ainda em seu interior. Útero: É no útero que se fixará o óvulo fertilizado, ocorrendo, então, o desenvolvimento da gestação até seu final, quando ocorre o trabalho de parto. Vagina: É através da vagina que os espermatozóides são introduzidos no sistema reprodutor feminino, além disso, é neste órgão que se localiza o canal de nascimento.

4 Sistema reprodutor masculino
O sistema reprodutor masculino é composto pelos testículos, epidídimo, ductos deferentes, vesícula seminal, próstata e pênis. Testículos: ocorre a produção de espermatozóides e também a produção de testosterona (hormônio sexual masculino). Ducto epidídimo: ocorre a maturação dos espermatozóides, além disso, este ducto também armazena os espermatozóides e os conduzem ao ducto deferente através de movimentos peristálticos (contração muscular). Ductos deferentes: têm a função armazenar os espermatozóides e de transporta-los em direção à uretra, além disso, ela ainda é responsável por reabsorver aqueles espermatozóides que não foram expelidos.  Vesículas seminais: são glândulas responsáveis por secretar um fluído que tem a função de neutralizar a acidez da uretra masculina e da vagina, para que, desta forma, os espermatozóides não sejam neutralizados. Próstata: é uma glândula masculina de tamanho similar a uma bola de golfe. É através da próstata que é secretado um líquido leitoso que possui aproximadamente 25% de sêmen.   Pênis: expeli o sêmen. Além de servir de canal para ejaculação, é através deste órgão que a urina também é expelida. Canal condutor: no aspecto da reprodução, possui a função de conduzir e espelir o esperma durante o processo de ejaculação.

5 Doenças que ocorrem nesse sistema
As principais doenças que ocorrem nesse sistema podem ser sexualmente transmissíveis como HPV, HIV e seborreia, há também doenças como câncer de próstata e câncer nos ovários, as DSTs são doenças facilmente prevenidas com medidas de segurança, como o uso de preservativos, porém caso essas medidas não forem tomadas elas podem causar problemas de pele e até infecções mais graves na região. Já no caso de doenças como o câncer nos ovários hoje já há vacinas contra a doenças e no caso do câncer de próstata há exames para a detecção da doenças.

6

7 Curiosidades A mulher ao nascer já possui todos os óvulos que carregara ao longo de sua vida, a cada ciclo menstrual um ovulo é descartado, se não foi fecundado, o homem produz espermatozoides o longo da vida. É no sistema reprodutor que estão a maior e a menor célula do corpo humano, a maior é o óvulo, no sistema reprodutor feminino e a menor é o espermatozoide no sistema reprodutor masculino. O óvulo é a única célula do corpo humano que pode ser vista a olho nu. A mulher nasce com cerca de 1 e 2 milhões de óvulos e, ao chegar na puberdade apresenta por volta de 300 mil. O homem, por outro lado, em uma única ejaculação pode liberar cerca de 1,2 milhões de espermatozoides.


Carregar ppt "Sistema Reprodutor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google