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SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA

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Apresentação em tema: "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA
Capítulo 3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA

2 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia OBJETIVOS O que os administradores precisam saber sobre organizações para montar e usar sistemas de informação com sucesso? Que impacto os sistemas de informação provocam sobre as organizações? Como os sistemas de informação apóiam as atividades dos administradores nas organizações?

3 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia OBJETIVOS Como as empresas podem usar sistemas de informação para obter vantagens competitivas? Por que é tão difícil montar sistemas de informação bem-sucedidos, incluindo sistemas que promovem vantagem competitiva?

4 Sistemas de Informação Gerencial DESAFIOS PARA A ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia DESAFIOS PARA A ADMINISTRAÇÃO Sustentabilidadeda vantagem competitiva 2. Ajustar a tecnologia à organização (ou vice-versa)

5 Sistemas de Informação Gerencial ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O relacionamento de duas vias entre organizações e tecnologia da informação FATORES INTERVENIENTES: Ambiente Cultura Estrutura Procedimentos padrão Políticas Decisões administrativas Acaso ORGANIZAÇÕES TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Figura 3-1

6 Sistemas de Informação Gerencial ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Organização: Estrutura estável e formal Retira recursos do ambiente e os processa para produzir resultados

7 Sistemas de Informação Gerencial ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Definição técnica microeconômica da organização Figura 3-2

8 Sistemas de Informação Gerencial ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Definição comportamental da organização: Coleção de direitos, privilégios, obrigações e responsabilidades Em equilíbrio delicado Resolução de conflitos

9 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia CARACTERÍSTICAS COMUNS ÀS ORGANIZAÇÕES Visão comportamental das organizações Figura 3-3

10 Organizações burocráticas que têm certas características estruturais
Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Características comuns às organizações Organizações burocráticas que têm certas características estruturais

11 Características estruturais das organizações:
Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Características comuns às organizações Características estruturais das organizações: Divisão clara do trabalho Hierarquia Regras e procedimentos explícitos

12 Características estruturais das organizações (cont.):
Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Características comuns às organizações Características estruturais das organizações (cont.): Julgamentos imparciais Qualificações técnicas Máxima eficiência organizacional

13 Procedimentos Operacionais Padrão:
Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Características comuns às organizações Procedimentos Operacionais Padrão: Regras, procedimentos e práticas precisos Permitem às organizações enfrentar todas as situações esperadas

14 Política organizacional:
Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Características comuns às organizações Política organizacional: Pontos de vista divergentes levam a lutas olíticas, competição e conflito Atrapalha a mudança organizacional

15 Cultura organizacional: um conjunto de premissas fundamentais sobre:
Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Características comuns às organizações Cultura organizacional: um conjunto de premissas fundamentais sobre: Que produtos a organização deve produzir Como e onde deve produzi-los Para quem eles devem ser produzidos

16 Sistemas de Informação Gerencial ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Características exclusivas das organizações Todas as organizações têm diferentes: Estruturas/tipos de organização Metas Públicos Estilos de liderança, tarefas Ambientes circundantes

17 Sistemas de Informação Gerencial ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Estruturas organizacionais Empreendedora: Empresas iniciantes Burocracia mecânica: Indústria manufatureira de médio porte Burocracia divisional: Empresas Fortune 500 Burocracia profissional: Escritórios de advocacia, sistemas de ensino, hospitais Adhocracia: Empresas de consultoria

18 Sistemas de Informação Gerencial ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO A organização e seu ambiente Figura 3-4

19 Diferentes grupos ou públicos Natureza da liderança
Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Outras diferenças entre as organizações Objetivos finais Diferentes grupos ou públicos Natureza da liderança Tarefas e tecnologia

20 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Infra-estrutura da TI e serviços de tecnologia de informação Departamento de sistemas de informação: Unidade organizacional formal Responsável pelos sistemas de informação na organização

21 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Serviços de tecnologia da informação Figura 3-5

22 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Infra-estrutura da TI e serviços de tecnologia de informação Inclui especialistas: Programadores: Altamente treinados, elaboram software Analistas de sistemas: Traduzem os problemas administrativos em soluções, são o elo entre o departamento de sistema de informação e o resto da organização

23 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Infra-estrutura da TI e serviços de tecnologia de informação Especialistas (cont.): Gerentes de sistemas de informação: Lideram vários especialistas Diretor de informática (CIO): Cargo de administração sênior encarregado dos sistemas de informação na empresa Usuários finais: Representantes de departamentos externos ao departamento de SI para quem as aplicações são desenvolvidas

24 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Como os sistemas de informação afetam as organizações Teorias econômicas A tecnologia da informação é umfator de produção, como o capital e o trabalho

25 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Como os sistemas de informação afetam as organizações Teoria do custo de transação: As empresas podem economizar tornando internas as transações para as quais usariam parceiros externos, tornando-se assim maiores.

26 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Teoria do custo de transação Figura 3-6

27 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Como os sistemas de informação afetam as organizações Teoria da agência: A empresa é um conjunto de contratos entre agentes com interesses próprios e que portanto exigem supervisão

28 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Teoria da agência Figura 3-7

29 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Como os sistemas de informação afetam as organizações Teorias comportamentais: A tecnologia de informação pode alterar a hierarquia da tomada de decisões Custos mais baixos de aquisição da informação Amplia a distribuição da informação

30 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Como os sistemas de informação afetam as organizações Organização virtual: Organizações do tipo força-tarefa ligadas em rede Usa redes para ligar pessoas, ativos e idéias, de modo a criar e distribuir produtos e serviços sem vínculo com localizações geográficas

31 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Implementação de mudanças e resistência organizacional Figura 3-8

32 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O papel dos gerentes nas organizações Modelo clássico de gerenciamento: Descrição tradicional da administração Foco em funções formais: planejar, organizar, coordenar, decidir, controlar Modelo comportamental de gerenciamento: Descreve o gerenciamento com base na observação do trabalho de gerentes

33 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O papel dos gerentes nas organizações Papéis gerenciais Atividades que se espera que os gerentes desempenhem em uma organização

34 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O papel dos gerentes nas organizações Categorias Interpessoais: Os gerentes atuam como representantes e líderes Informativos: Os gerentes recebem e disseminam as informações mais importantes, funcionando como centros nervosos Decisórios: Os gerentes iniciam atividades, alocam recursos e negociam conflitos

35 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Gerentes e tomada de decisões Processo de tomada de decisão Tomada de decisões estratégicas: Determina objetivos de longo prazo, recursos e políticas Controle da gestão: Monitora a eficácia e a eficiência com que se usam os recursos e o desempenho de unidades operacionais

36 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Gerentes e tomada de decisões Controle operacional: Determina como realizar as tarefas específicas apresentadas pelos tomadores de decisão das gerências estratégica e média Processo decisório do nível do conhecimento: Avalia novas idéias para produtos e serviços, maneiras de comunicar novos conhecimentos e modos de distribuir informações

37 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Gerentes e tomada de decisões As decisões são classificadas como: Não-estruturadas: Como não são rotineiras, não há procedimentos estabelecidos. O tomador de decisão deve usar bom-senso, capacidade de avaliação e perspicácia para definir o problema Estruturadas: Repetitivas e rotineiras, envolvem procedimento definido

38 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Diferentes tipos de sistemas de informação SPT SAE SIG STC SAD Nível organizacional TIPO DE DECISÃO OPERACIONAL CONHECIMENTO GERENCIAL ESTRATÉGICO ESTRUTURADA CONTAS A RECEBER AGENDAMENTO CUSTOS ELETRÔNICO DE PRODUÇÃO SEMI- PREPARAÇÃO DO ORÇAMENTO PROGRAMAÇÃO DE PROJETO LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES NÃO- DESIGN DE PRODUTO NOVOS PRODUTOS NOVOS MERCADOS Figura 3-9

39 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Estágios da tomada de decisão Inteligência: Coleta informação, identifica problemas Concepção: Imagina possíveis soluções para o problema Seleção: Escolher uma das alternativas de solução Implementação: Executa a decisão, faz relatórios sobre o progresso da solução

40 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Processo de tomada de decisão Figura 3-10

41 Sistemas de Informação Gerencial Modelos de tomada de decisão
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Modelos de tomada de decisão Racional: Pessoas, organizações e nações empenham-se em cálculos consistentes, racionais e maximizadores de valor; pode haver adaptações a isso mediante certas restrições Estilo cognitivo: Inclinações subjacentes de personalidade com referência ao tratamento da informação, da seleção de alternativas e da avaliação das conseqüências

42 Sistemas de Informação Gerencial Modelos de tomada de decisão
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Modelos de tomada de decisão Tomadores de decisão sistemáticos: Estilo cognitivo, descreve pessoas que abordam um problema estruturando-o em termos de um método formal Intuitivo: Estilo cognitivo, descreve pessoas que abordam um problema usando vários métodos, de maneira não-estruturada

43 Sistemas de Informação Gerencial Modelos de tomada de decisão
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Modelos de tomada de decisão Modelos organizacionais de tomada de decisões: Leva em conta as características estruturais e políticas de uma organização

44 Fatores a considerar no planejamento de um novo sistema:
Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Implicações para o projeto e o entendimento dos sistemas de informação Fatores a considerar no planejamento de um novo sistema: Ambiente organizacional Estrutura organizacional, hierarquia, especialização, procedimentos operacionais padrão

45 Cultura e política da organização
Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Implicações para o projeto e o entendimento dos sistemas de informação Cultura e política da organização Tipo de organização e seu estilo de liderança

46 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Implicações para o projeto e o entendimento dos sistemas de informação Grupos afetados pelo sistema e as atitudes dos profissionais que usarão o sistema Tipos de tarefas, decisões e processos de negócios que o sistema de informação é projetado para auxiliar

47 Características que devem ser consideradas no projeto de sistemas:
Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Implicações para o projeto e o entendimento dos sistemas de informação Características que devem ser consideradas no projeto de sistemas: Flexibilidade e múltiplas opções para manusear dados e avaliar informações Capacidade de apoiar uma variedade de estilos, habilidades e conhecimentos

48 Sensibilidade às exigências burocráticas e políticas da organização
Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Implicações para o projeto e o entendimento dos sistemas de informação Capacidade de acompanhar o andamento de muitas alternativas e conseqüências Sensibilidade às exigências burocráticas e políticas da organização

49 Sistema computadorizado em todos os níveis de uma organização
Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS O que é um sistema estratégico de informação Sistema computadorizado em todos os níveis de uma organização Altera metas, operações, produtos, serviços ou relacionamentos com o ambiente Ajuda a organização a obter vantagem competitiva

50 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégia do nível empresarial e o modelo de cadeia de valor Empresas digitais Gerenciam a cadeia de suprimentos pela construção de sistemas eficientes de resposta ao cliente Participam de “redes de valor” para entregar novos produtos e serviços

51 Modelo da cadeia de valor:
Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégia do nível empresarial e o modelo de cadeia de valor Modelo da cadeia de valor: Destaca as atividades primárias ou de apoio agregando uma margem de valor a produtos ou serviços Ajuda a alcançar uma vantagem competitiva

52 Atividades primárias:
Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégia do nível empresarial e o modelo de cadeia de valor Atividades primárias: Diretamente relacionadas à produção e à distribuição dos produtos ou serviços de uma empresa Atividades de apoio: Torna possíveis as atividades primárias Consiste na infra-estrutura, nos recursos humanos, na tecnologia e no procurement da empresa

53 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Cadeia de valor da empresa Figura 3-11

54 Rede de valor: Rede de empresas independentes voltadas para o cliente
Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégia do nível empresarial e o modelo de cadeia de valor Rede de valor: Rede de empresas independentes voltadas para o cliente Usa tecnologia da informação para coordenar cadeias de valor de modo a produzir coletivamente um produto ou serviço

55 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS A rede de valor Figura 3-12

56 Diferenciação do produto:
Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégia do nível empresarial e o modelo de cadeia de valor Diferenciação do produto: Estratégia competitiva Cria fidelidade de marca pelo desenvolvimento de produtos ou serviços novos e exclusivos Produtos e serviços não são facilmente duplicados pelos concorrentes

57 Diferenciação focada:
Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégia do nível empresarial e o modelo de cadeia de valor Diferenciação focada: Estratégia competitiva Permite o desenvolvimento de novos nichos de mercado para produtos ou serviços especializados Ajuda as empresas a competir melhor que os concorrentes nas áreas-alvo

58 Sistema de resposta eficiente aos clientes:
Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Gerenciamento da cadeia de suprimento e sistemas de resposta ao cliente Sistema de resposta eficiente aos clientes: Liga o comportamento do consumidor às cadeias de distribuição, produção e suprimento

59 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Gerenciamento da cadeia de suprimento e sistemas de resposta ao cliente Custos de troca: Despesas em que o cliente ou empresa incorre, seja em tempo ou em recursos, ao mudar de um fornecedor ou sistema para outro

60 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estoque sem almoxarifado comparado aos métodos Tradicional e Just-in-time Figura 3-13

61 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Realçando as competências essenciais Figura 3-14

62 Competência essencial:
Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégias empresariais e tecnologia da informação Competência essencial: Atividade em que a empresa é líder absoluta Sistema de informaçao encoraja o compartilhamento de informação através das unidades de negócios aumenta a competência

63 Parceria de informação:
Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégia setorial e sistemas de informação Parceria de informação: Aliança cooperativa formada entre duas ou mais empresas para compartilhar informação e obter vantagem estratégica Ajuda empresas a obter acesso a novos clientes, criando novas oportunidades para vendas cruzadas (cross-selling) e direcionar produtos

64 O modelo das forças competitivas:
Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégia setorial e sistemas de informação O modelo das forças competitivas: Descreve a interação das influências externas, especificamente ameaças e oportunidades, que afetam a estratégia de uma organização e sua capacidade de competir

65 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS O modelo de forças competitivas de Porter Figura 3-15

66 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Novo modelo de forças competitivas Figura 3-16

67 Economia de rede: Modelo de sistema estratégico no âmbito setorial
Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégia setorial e sistemas de informação Economia de rede: Modelo de sistema estratégico no âmbito setorial Baseado no conceito de rede A entrada de outro participante não significa acréscimo de custo marginal, mas pode gerar uma receita marginal muito maior

68 Gerenciamento de transições estratégicas:
Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Usando sistemas para obter vantagem competitiva: questões de gerenciamento Gerenciamento de transições estratégicas: Transição de um nível sociotécnico para outro Necessário ao adotar sistemas estratégicos que exigem mudanças nos elementos sociais e técnicos de uma organização

69 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA
Capítulo 3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA


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