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3.1 © 2003 by Prentice Hall 3 3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA Capítulo.

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1 3.1 © 2003 by Prentice Hall 3 3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA Capítulo

2 3.2 © 2003 by Prentice Hall O que os administradores precisam saber sobre organizações para montar e usar sistemas de informação com sucesso?O que os administradores precisam saber sobre organizações para montar e usar sistemas de informação com sucesso? Que impacto os sistemas de informação provocam sobre as organizações?Que impacto os sistemas de informação provocam sobre as organizações? Como os sistemas de informação apóiam as atividades dos administradores nas organizações?Como os sistemas de informação apóiam as atividades dos administradores nas organizações? OBJETIVOS Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

3 3.3 © 2003 by Prentice Hall Como as empresas podem usar sistemas de informação para obter vantagens competitivas?Como as empresas podem usar sistemas de informação para obter vantagens competitivas? Por que é tão difícil montar sistemas de informação bem-sucedidos, incluindo sistemas que promovem vantagem competitiva?Por que é tão difícil montar sistemas de informação bem-sucedidos, incluindo sistemas que promovem vantagem competitiva? OBJETIVOS Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

4 3.4 © 2003 by Prentice Hall 1.Sustentabilidadeda vantagem competitiva 2. Ajustar a tecnologia à organização (ou vice-versa) DESAFIOS PARA A ADMINISTRAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

5 3.5 © 2003 by Prentice Hall Figura 3-1 FATORES INTERVENIENTES: Ambiente Cultura Estrutura Procedimentos padrão Políticas Decisões administrativas Acaso ORGANIZAÇÕES TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO O relacionamento de duas vias entre organizações e tecnologia da informação ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

6 3.6 © 2003 by Prentice Hall Organização: Estrutura estável e formalEstrutura estável e formal Retira recursos do ambiente e os processa para produzir resultadosRetira recursos do ambiente e os processa para produzir resultados ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

7 3.7 © 2003 by Prentice Hall Definição técnica microeconômica da organização Figura 3-2 ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

8 3.8 © 2003 by Prentice Hall Definição comportamental da organização: Coleção de direitos, privilégios, obrigações e responsabilidadesColeção de direitos, privilégios, obrigações e responsabilidades Em equilíbrio delicadoEm equilíbrio delicado Resolução de conflitosResolução de conflitos ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

9 3.9 © 2003 by Prentice Hall CARACTERÍSTICAS COMUNS ÀS ORGANIZAÇÕES Visão comportamental das organizações Figura 3-3 Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

10 3.10 © 2003 by Prentice Hall Organizações burocráticas que têm certas características estruturaisOrganizações burocráticas que têm certas características estruturais ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Características comuns às organizações Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

11 3.11 © 2003 by Prentice Hall Características estruturais das organizações: Divisão clara do trabalhoDivisão clara do trabalho HierarquiaHierarquia Regras e procedimentos explícitosRegras e procedimentos explícitos Características comuns às organizações ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

12 3.12 © 2003 by Prentice Hall Características estruturais das organizações (cont.): Julgamentos imparciaisJulgamentos imparciais Qualificações técnicasQualificações técnicas Máxima eficiência organizacionalMáxima eficiência organizacional Características comuns às organizações ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

13 3.13 © 2003 by Prentice Hall Procedimentos Operacionais Padrão: Regras, procedimentos e práticas precisosRegras, procedimentos e práticas precisos Permitem às organizações enfrentar todas as situações esperadasPermitem às organizações enfrentar todas as situações esperadas Características comuns às organizações ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

14 3.14 © 2003 by Prentice Hall Política organizacional: Pontos de vista divergentes levam a lutas olíticas, competição e conflitoPontos de vista divergentes levam a lutas olíticas, competição e conflito Atrapalha a mudança organizacionalAtrapalha a mudança organizacional Características comuns às organizações ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

15 3.15 © 2003 by Prentice Hall Cultura organizacional: um conjunto de premissas fundamentais sobre: Que produtos a organização deve produzirQue produtos a organização deve produzir Como e onde deve produzi-losComo e onde deve produzi-los Para quem eles devem ser produzidosPara quem eles devem ser produzidos Características comuns às organizações ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

16 3.16 © 2003 by Prentice Hall Todas as organizações têm diferentes: Estruturas/tipos de organizaçãoEstruturas/tipos de organização MetasMetas PúblicosPúblicos Estilos de liderança, tarefasEstilos de liderança, tarefas Ambientes circundantesAmbientes circundantes Características exclusivas das organizações ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

17 3.17 © 2003 by Prentice Hall Empreendedora: Empresas iniciantesEmpreendedora: Empresas iniciantes Burocracia mecânica: Indústria manufatureira de médio porteBurocracia mecânica: Indústria manufatureira de médio porte Burocracia divisional: Empresas Fortune 500Burocracia divisional: Empresas Fortune 500 Burocracia profissional: Escritórios de advocacia, sistemas de ensino, hospitaisBurocracia profissional: Escritórios de advocacia, sistemas de ensino, hospitais Adhocracia: Empresas de consultoriaAdhocracia: Empresas de consultoria Estruturas organizacionais ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

18 3.18 © 2003 by Prentice Hall Figura 3-4 A organização e seu ambiente ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

19 3.19 © 2003 by Prentice Hall Objetivos finaisObjetivos finais Diferentes grupos ou públicosDiferentes grupos ou públicos Natureza da liderançaNatureza da liderança Tarefas e tecnologiaTarefas e tecnologia Outras diferenças entre as organizações ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

20 3.20 © 2003 by Prentice Hall O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Departamento de sistemas de informação: Unidade organizacional formalUnidade organizacional formal Responsável pelos sistemas de informação na organizaçãoResponsável pelos sistemas de informação na organização Infra-estrutura da TI e serviços de tecnologia de informação Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

21 3.21 © 2003 by Prentice Hall Figura 3-5 Serviços de tecnologia da informação O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

22 3.22 © 2003 by Prentice Hall Inclui especialistas: Programadores: Altamente treinados, elaboram softwareProgramadores: Altamente treinados, elaboram software Analistas de sistemas: Traduzem os problemas administrativos em soluções, são o elo entre o departamento de sistema de informação e o resto da organizaçãoAnalistas de sistemas: Traduzem os problemas administrativos em soluções, são o elo entre o departamento de sistema de informação e o resto da organização O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Infra-estrutura da TI e serviços de tecnologia de informação Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

23 3.23 © 2003 by Prentice Hall Especialistas (cont.): Gerentes de sistemas de informação: Lideram vários especialistasGerentes de sistemas de informação: Lideram vários especialistas Diretor de informática (CIO): Cargo de administração sênior encarregado dos sistemas de informação na empresaDiretor de informática (CIO): Cargo de administração sênior encarregado dos sistemas de informação na empresa Usuários finais: Representantes de departamentos externos ao departamento de SI para quem as aplicações são desenvolvidasUsuários finais: Representantes de departamentos externos ao departamento de SI para quem as aplicações são desenvolvidas O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Infra-estrutura da TI e serviços de tecnologia de informação Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

24 3.24 © 2003 by Prentice Hall Teorias econômicas A tecnologia da informação é umfator de produção, como o capital e o trabalhoA tecnologia da informação é umfator de produção, como o capital e o trabalho Como os sistemas de informação afetam as organizações O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

25 3.25 © 2003 by Prentice Hall Teoria do custo de transação: As empresas podem economizar tornando internas as transações para as quais usariam parceiros externos, tornando-se assim maiores. Como os sistemas de informação afetam as organizações O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

26 3.26 © 2003 by Prentice Hall Teoria do custo de transação Figura 3-6 O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

27 3.27 © 2003 by Prentice Hall Teoria da agência: A empresa é um conjunto de contratos entre agentes com interesses próprios e que portanto exigem supervisãoTeoria da agência: A empresa é um conjunto de contratos entre agentes com interesses próprios e que portanto exigem supervisão Como os sistemas de informação afetam as organizações O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

28 3.28 © 2003 by Prentice Hall Teoria da agência Figura 3-7 O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

29 3.29 © 2003 by Prentice Hall Teorias comportamentais: A tecnologia de informação pode alterar a hierarquia da tomada de decisõesA tecnologia de informação pode alterar a hierarquia da tomada de decisões Custos mais baixos de aquisição da informaçãoCustos mais baixos de aquisição da informação Amplia a distribuição da informaçãoAmplia a distribuição da informação Como os sistemas de informação afetam as organizações O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

30 3.30 © 2003 by Prentice Hall Organização virtual: Organizações do tipo força-tarefa ligadas em redeOrganizações do tipo força-tarefa ligadas em rede Usa redes para ligar pessoas, ativos e idéias, de modo a criar e distribuir produtos e serviços sem vínculo com localizações geográficasUsa redes para ligar pessoas, ativos e idéias, de modo a criar e distribuir produtos e serviços sem vínculo com localizações geográficas Como os sistemas de informação afetam as organizações O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

31 3.31 © 2003 by Prentice Hall Figura 3-8 Implementação de mudanças e resistência organizacional O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

32 3.32 © 2003 by Prentice Hall Modelo clássico de gerenciamento: Descrição tradicional da administraçãoDescrição tradicional da administração Foco em funções formais: planejar, organizar, coordenar, decidir, controlarFoco em funções formais: planejar, organizar, coordenar, decidir, controlar Modelo comportamental de gerenciamento: Descreve o gerenciamento com base na observação do trabalho de gerentesDescreve o gerenciamento com base na observação do trabalho de gerentes GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O papel dos gerentes nas organizações Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

33 3.33 © 2003 by Prentice Hall Papéis gerenciais Atividades que se espera que os gerentes desempenhem em uma organizaçãoAtividades que se espera que os gerentes desempenhem em uma organização GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O papel dos gerentes nas organizações Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

34 3.34 © 2003 by Prentice Hall Categorias Interpessoais: Os gerentes atuam como representantes e líderesInterpessoais: Os gerentes atuam como representantes e líderes Informativos: Os gerentes recebem e disseminam as informações mais importantes, funcionando como centros nervososInformativos: Os gerentes recebem e disseminam as informações mais importantes, funcionando como centros nervosos Decisórios: Os gerentes iniciam atividades, alocam recursos e negociam conflitosDecisórios: Os gerentes iniciam atividades, alocam recursos e negociam conflitos GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O papel dos gerentes nas organizações Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

35 3.35 © 2003 by Prentice Hall Processo de tomada de decisão Tomada de decisões estratégicas: Determina objetivos de longo prazo, recursos e políticasTomada de decisões estratégicas: Determina objetivos de longo prazo, recursos e políticas Controle da gestão: Monitora a eficácia e a eficiência com que se usam os recursos e o desempenho de unidades operacionaisControle da gestão: Monitora a eficácia e a eficiência com que se usam os recursos e o desempenho de unidades operacionais Gerentes e tomada de decisões GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

36 3.36 © 2003 by Prentice Hall Controle operacional: Determina como realizar as tarefas específicas apresentadas pelos tomadores de decisão das gerências estratégica e médiaControle operacional: Determina como realizar as tarefas específicas apresentadas pelos tomadores de decisão das gerências estratégica e média Processo decisório do nível do conhecimento: Avalia novas idéias para produtos e serviços, maneiras de comunicar novos conhecimentos e modos de distribuir informaçõesProcesso decisório do nível do conhecimento: Avalia novas idéias para produtos e serviços, maneiras de comunicar novos conhecimentos e modos de distribuir informações Gerentes e tomada de decisões GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

37 3.37 © 2003 by Prentice Hall As decisões são classificadas como: Não-estruturadas: Como não são rotineiras, não há procedimentos estabelecidos. O tomador de decisão deve usar bom-senso, capacidade de avaliação e perspicácia para definir o problemaNão-estruturadas: Como não são rotineiras, não há procedimentos estabelecidos. O tomador de decisão deve usar bom-senso, capacidade de avaliação e perspicácia para definir o problema Estruturadas: Repetitivas e rotineiras, envolvem procedimento definidoEstruturadas: Repetitivas e rotineiras, envolvem procedimento definido Gerentes e tomada de decisões GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

38 3.38 © 2003 by Prentice Hall SPT SAE SIG STC SAD SAE Nível organizacional TIPO DE DECISÃOOPERACIONALCONHECIMENTOGERENCIALESTRATÉGICO ESTRUTURADA CONTAS A RECEBER AGENDAMENTO CUSTOS ELETRÔNICO DE PRODUÇÃO SEMI-PREPARAÇÃO DO ORÇAMENTO ESTRUTURADA PROGRAMAÇÃO DE PROJETO LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES NÃO- ESTRUTURADA DESIGN DE PRODUTO NOVOS PRODUTOS NOVOS MERCADOS Figura 3-9 Diferentes tipos de sistemas de informação GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

39 3.39 © 2003 by Prentice Hall Inteligência: Coleta informação, identifica problemasInteligência: Coleta informação, identifica problemas Concepção: Imagina possíveis soluções para o problemaConcepção: Imagina possíveis soluções para o problema Seleção: Escolher uma das alternativas de soluçãoSeleção: Escolher uma das alternativas de solução Implementação: Executa a decisão, faz relatórios sobre o progresso da soluçãoImplementação: Executa a decisão, faz relatórios sobre o progresso da solução Estágios da tomada de decisão GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

40 3.40 © 2003 by Prentice Hall Figura 3-10 Processo de tomada de decisão GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

41 3.41 © 2003 by Prentice Hall Racional: Pessoas, organizações e nações empenham-se em cálculos consistentes, racionais e maximizadores de valor; pode haver adaptações a isso mediante certas restriçõesRacional: Pessoas, organizações e nações empenham-se em cálculos consistentes, racionais e maximizadores de valor; pode haver adaptações a isso mediante certas restrições Estilo cognitivo: Inclinações subjacentes de personalidade com referência ao tratamento da informação, da seleção de alternativas e da avaliação das conseqüênciasEstilo cognitivo: Inclinações subjacentes de personalidade com referência ao tratamento da informação, da seleção de alternativas e da avaliação das conseqüências Modelos de tomada de decisão GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

42 3.42 © 2003 by Prentice Hall Tomadores de decisão sistemáticos: Estilo cognitivo,descreve pessoas que abordam um problema estruturando-o em termos de um método formalTomadores de decisão sistemáticos: Estilo cognitivo, descreve pessoas que abordam um problema estruturando-o em termos de um método formal Intuitivo: Estilo cognitivo, descreve pessoas que abordam um problema usando vários métodos, de maneira não- estruturadaIntuitivo: Estilo cognitivo, descreve pessoas que abordam um problema usando vários métodos, de maneira não- estruturada Modelos de tomada de decisão GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

43 3.43 © 2003 by Prentice Hall Modelos organizacionais de tomada de decisões: Leva em conta as características estruturais e políticas de uma organizaçãoModelos organizacionais de tomada de decisões: Leva em conta as características estruturais e políticas de uma organização Modelos de tomada de decisão GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

44 3.44 © 2003 by Prentice Hall Fatores a considerar no planejamento de um novo sistema: Ambiente organizacionalAmbiente organizacional Estrutura organizacional, hierarquia, especialização, procedimentos operacionais padrãoEstrutura organizacional, hierarquia, especialização, procedimentos operacionais padrão Implicações para o projeto e o entendimento dos sistemas de informação GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

45 3.45 © 2003 by Prentice Hall Cultura e política da organizaçãoCultura e política da organização Tipo de organização e seu estilo de liderançaTipo de organização e seu estilo de liderança Implicações para o projeto e o entendimento dos sistemas de informação GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

46 3.46 © 2003 by Prentice Hall Grupos afetados pelo sistema e as atitudes dos profissionais que usarão o sistemaGrupos afetados pelo sistema e as atitudes dos profissionais que usarão o sistema Tipos de tarefas, decisões e processos de negócios que o sistema de informação é projetado para auxiliarTipos de tarefas, decisões e processos de negócios que o sistema de informação é projetado para auxiliar Implicações para o projeto e o entendimento dos sistemas de informação GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

47 3.47 © 2003 by Prentice Hall Características que devem ser consideradas no projeto de sistemas: Flexibilidade e múltiplas opções para manusear dados e avaliar informaçõesFlexibilidade e múltiplas opções para manusear dados e avaliar informações Capacidade de apoiar uma variedade de estilos, habilidades e conhecimentosCapacidade de apoiar uma variedade de estilos, habilidades e conhecimentos Implicações para o projeto e o entendimento dos sistemas de informação GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

48 3.48 © 2003 by Prentice Hall Capacidade de acompanhar o andamento de muitas alternativas e conseqüênciasCapacidade de acompanhar o andamento de muitas alternativas e conseqüências Sensibilidade às exigências burocráticas e políticas da organizaçãoSensibilidade às exigências burocráticas e políticas da organização Implicações para o projeto e o entendimento dos sistemas de informação GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

49 3.49 © 2003 by Prentice Hall SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Sistema computadorizado em todos os níveis de uma organizaçãoSistema computadorizado em todos os níveis de uma organização Altera metas, operações, produtos, serviços ou relacionamentos com o ambienteAltera metas, operações, produtos, serviços ou relacionamentos com o ambiente Ajuda a organização a obter vantagem competitivaAjuda a organização a obter vantagem competitiva O que é um sistema estratégico de informação Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

50 3.50 © 2003 by Prentice Hall Empresas digitais Gerenciam a cadeia de suprimentos pela construção de sistemas eficientes de resposta ao clienteGerenciam a cadeia de suprimentos pela construção de sistemas eficientes de resposta ao cliente Participam de redes de valor para entregar novos produtos e serviçosParticipam de redes de valor para entregar novos produtos e serviços Estratégia do nível empresarial e o modelo de cadeia de valor SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

51 3.51 © 2003 by Prentice Hall Modelo da cadeia de valor: Destaca as atividades primárias ou de apoio agregando uma margem de valor a produtos ou serviçosDestaca as atividades primárias ou de apoio agregando uma margem de valor a produtos ou serviços Ajuda a alcançar uma vantagem competitivaAjuda a alcançar uma vantagem competitiva SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégia do nível empresarial e o modelo de cadeia de valor Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

52 3.52 © 2003 by Prentice Hall Atividades primárias: Diretamente relacionadas à produção e à distribuição dos produtos ou serviços de uma empresaDiretamente relacionadas à produção e à distribuição dos produtos ou serviços de uma empresa Atividades de apoio: Torna possíveis as atividades primáriasTorna possíveis as atividades primárias Consiste na infra-estrutura, nos recursos humanos, na tecnologia e no procurement da empresaConsiste na infra-estrutura, nos recursos humanos, na tecnologia e no procurement da empresa SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégia do nível empresarial e o modelo de cadeia de valor Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

53 3.53 © 2003 by Prentice Hall Cadeia de valor da empresa Figura 3-11 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

54 3.54 © 2003 by Prentice Hall Rede de valor: Rede de empresas independentes voltadas para o clienteRede de empresas independentes voltadas para o cliente Usa tecnologia da informação para coordenar cadeias de valor de modo a produzir coletivamente um produto ou serviçoUsa tecnologia da informação para coordenar cadeias de valor de modo a produzir coletivamente um produto ou serviço SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégia do nível empresarial e o modelo de cadeia de valor Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

55 3.55 © 2003 by Prentice Hall A rede de valor Figura 3-12 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

56 3.56 © 2003 by Prentice Hall Diferenciação do produto: Estratégia competitivaEstratégia competitiva Cria fidelidade de marca pelo desenvolvimento de produtos ou serviços novos e exclusivosCria fidelidade de marca pelo desenvolvimento de produtos ou serviços novos e exclusivos Produtos e serviços não são facilmente duplicados pelos concorrentesProdutos e serviços não são facilmente duplicados pelos concorrentes SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégia do nível empresarial e o modelo de cadeia de valor Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

57 3.57 © 2003 by Prentice Hall Diferenciação focada: Estratégia competitivaEstratégia competitiva Permite o desenvolvimento de novos nichos de mercado para produtos ou serviços especializadosPermite o desenvolvimento de novos nichos de mercado para produtos ou serviços especializados Ajuda as empresas a competir melhor que os concorrentes nas áreas-alvoAjuda as empresas a competir melhor que os concorrentes nas áreas-alvo SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Estratégia do nível empresarial e o modelo de cadeia de valor Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

58 3.58 © 2003 by Prentice Hall Sistema de resposta eficiente aos clientes: Liga o comportamento do consumidor às cadeias de distribuição, produção e suprimentoLiga o comportamento do consumidor às cadeias de distribuição, produção e suprimento Gerenciamento da cadeia de suprimento e sistemas de resposta ao cliente SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

59 3.59 © 2003 by Prentice Hall Custos de troca: Despesas em que o cliente ou empresa incorre, seja em tempo ou em recursos, ao mudar de um fornecedor ou sistema para outroDespesas em que o cliente ou empresa incorre, seja em tempo ou em recursos, ao mudar de um fornecedor ou sistema para outro SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia Gerenciamento da cadeia de suprimento e sistemas de resposta ao cliente

60 3.60 © 2003 by Prentice Hall Figura 3-13 Estoque sem almoxarifado comparado aos métodos Tradicional e Just-in-time SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

61 3.61 © 2003 by Prentice Hall Figura 3-14 Realçando as competências essenciais SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

62 3.62 © 2003 by Prentice Hall Competência essencial: Atividade em que a empresa é líder absolutaAtividade em que a empresa é líder absoluta Sistema de informaçao encoraja o compartilhamento de informação através das unidades de negócios aumenta a competênciaSistema de informaçao encoraja o compartilhamento de informação através das unidades de negócios aumenta a competência Estratégias empresariais e tecnologia da informação SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

63 3.63 © 2003 by Prentice Hall Parceria de informação: Aliança cooperativa formada entre duas ou mais empresas para compartilhar informação e obter vantagem estratégicaAliança cooperativa formada entre duas ou mais empresas para compartilhar informação e obter vantagem estratégica Ajuda empresas a obter acesso a novos clientes, criando novas oportunidades para vendas cruzadas (cross-selling) e direcionar produtosAjuda empresas a obter acesso a novos clientes, criando novas oportunidades para vendas cruzadas (cross-selling) e direcionar produtos Estratégia setorial e sistemas de informação SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

64 3.64 © 2003 by Prentice Hall O modelo das forças competitivas: Descreve a interação das influências externas, especificamente ameaças e oportunidades, que afetam a estratégia de uma organização e sua capacidade de competirDescreve a interação das influências externas, especificamente ameaças e oportunidades, que afetam a estratégia de uma organização e sua capacidade de competir SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia Estratégia setorial e sistemas de informação

65 3.65 © 2003 by Prentice Hall Figura 3-15 O modelo de forças competitivas de Porter SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

66 3.66 © 2003 by Prentice Hall Figura 3-16 Novo modelo de forças competitivas SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

67 3.67 © 2003 by Prentice Hall Economia de rede: Modelo de sistema estratégico no âmbito setorialModelo de sistema estratégico no âmbito setorial Baseado no conceito de redeBaseado no conceito de rede A entrada de outro participante não significa acréscimo de custo marginal, mas pode gerar uma receita marginal muito maiorA entrada de outro participante não significa acréscimo de custo marginal, mas pode gerar uma receita marginal muito maior Estratégia setorial e sistemas de informação SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

68 3.68 © 2003 by Prentice Hall Gerenciamento de transições estratégicas: Transição de um nível sociotécnico para outroTransição de um nível sociotécnico para outro Necessário ao adotar sistemas estratégicos que exigem mudanças nos elementos sociais e técnicos de uma organizaçãoNecessário ao adotar sistemas estratégicos que exigem mudanças nos elementos sociais e técnicos de uma organização Usando sistemas para obter vantagem competitiva: questões de gerenciamento SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

69 3.69 © 2003 by Prentice Hall 3 3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA Capítulo


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