A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGULARIDADE MAÇÔNICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGULARIDADE MAÇÔNICA"— Transcrição da apresentação:

1 REGULARIDADE MAÇÔNICA
GRUPO MAÇONARIA – UNIDOS SOMOS MAIS FORTES 07 de maio de 2012 LIGUE O SOM – CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES REFLEXÕES SOBRE A REGULARIDADE MAÇÔNICA

2 "Os maçons regulares, também ditos tradicionais ou de via sagrada, são aqueles que trabalham nas suas Lojas sob invocação de Deus, Grande Arquitecto do Universo, sobre o livro sagrado, o esquadro e o compasso.”

3 Quanto aos outros, ditos maçons irregulares, ou liberais, ou de via substituída, que se reúnem segundo a aparência dos mesmos ritos, decorações e ideais, já dispensam a via espiritual, e trabalham sobre a Constituição de Andersen, a do País da sua nacionalidade, enfim sobre a própria declaração Universal dos Direitos do Homem, e sem necessariamente invocarem Deus, o Grande Arquitecto do Universo.

4 Isto é: uns, os regulares, partem de um pressuposto que é o da crença no Criador, os outros partem do postulado da liberdade de crença ou não no Criador, uns e outros, sem se remeterem a uma posição contemplativa, buscam o seu próprio aperfeiçoamento, "não faças aos outros aquilo que não gostavas que te fizessem", mas com efeitos diversos ao nível de intervenção na sociedade.

5 De facto, enquanto os regulares se situam no plano do sagrado, os outros colocam-se no campo do laicicismo, e conseqüentemente envolvem-se mais directamente na vida profana que procuram aperfeiçoar, senão mesmo transformar.

6 Para um maçom "regular" a sociedade só será mais perfeita se isso decorrer do processo de aperfeiçoamento individual, de cada um, enquanto para um maçom "irregular", o essencial é ser ele o agente da transformação da sociedade. Isto é, passa o maçom em vez de ser o destinatário das suas reflexões e consciência, para procurar o auto aperfeiçoamento, a considerar-se o agente de transformação e da perfeição da sociedade.

7 Bem se compreende que esta atitude possa gerar desde logo, a quebra de harmonia entre os maçons. Ultrapassada a intimidade de cada um, em que só cada qual é juiz de si próprio, e de acordo com os parâmetros da sua autodefinição, sendo portanto responsável pela sua própria consciência, os maçons irregulares confrontam-se exteriormente sobre as várias actividades que poderão contribuir para transformação e aperfeiçoamento da sociedade...e estas serão tantas quantas as percepções do que é a perfeição da sociedade.

8 Uma outra questão que pode lançar alguma confusão quanto ao termo maçom, para além da referida distinção entre maçons regulares e irregulares, na terminologia mais amplamente consagrada, é a possibilidade de existirem maçons que trabalham regularmente mas em situação institucional de irregularidade, e a de maçons institucionalmente irregulares, mas que trabalhem regularmente nos seus templos e Lojas.

9 Fonte: "A MAÇONARIA ENTREABERTA" de Luis Nandin de Carvalho
De facto, para se ser maçon não basta uma auto proclamação. É necessário que "os seus irmãos o reconheçam como tal", isto é, é essencial que se tenha sido iniciado, por outros maçons, cumprido com as suas obrigações de maçon, esotéricas, simbólicas e incluindo as materiais, e que se integre numa Loja, integrada regulamentarmente numa Grande Loja ou num Grande Oriente, devidamente consagrados, consoante as terminologias tradicionais.“ Fonte: "A MAÇONARIA ENTREABERTA" de Luis Nandin de Carvalho

10 GRUPO MAÇONARIA – UNIDOS SOMOS MAIS FORTES
FORMATAÇÃO: JURA EM PROSA E VERSO TEXTO: Fonte: "A MAÇONARIA ENTREABERTA" de Luis Nandin de Carvalho MÚSICA: Dr Zhivago


Carregar ppt "REGULARIDADE MAÇÔNICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google