A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso: Odontologia Vivência e Psicologia Aplicada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso: Odontologia Vivência e Psicologia Aplicada"— Transcrição da apresentação:

1 Curso: Odontologia Vivência e Psicologia Aplicada
Profª Carmen Lúcia Carvalho de Souza Material produzido com base no capítulo: PALÁCIOS, J. O que é a adolescência. Em: COLL, C; PALACIOS, J; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia evolutiva. Porto Alegre: Artmed, 1995.

2 Adolescência Aproximadamente : entre 12 e 13 anos. Mudanças físicas:
Diferenças no corpo masculino e feminino (caracteres sexuais primários e secundários); O momento que acontecem as mudanças da puberdade tem uma importância relativa, pois a forma como realizam a transição para a vida adulta envolve, também, outros fatores: história evolutiva anterior; relação com adultos e iguais; êxito ou fracasso acadêmico. (PALÁCIOS, 1995)

3 Adolescência: Tormenta e drama?
Como em outras etapas a adolescência apresenta problemas específicos. Em nossa cultura: Retarda-se a incorporação dos adolescentes ao estado adulto – pessoa física e psicologicamente adulta, mas que não são socialmente consideradas assim – pela dependência dos pais. (PALÁCIOS, 1995)

4 (PALÁCIOS, 1995) Adolescente Conflitos Redefinições de Pais Identidade
Relações Profissão Pais Crise da meia-idade

5 Continuidade ou descontinuidade
Os processos psicológicos da adolescência não são mera extensão, para cima dos da infância. Mas tampouco são uma novidade absoluta. (PALÁCIOS, 1995)

6 Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem na adolescência
Denominado na tradição piagetiana, pensamento formal, a fase das operações formais (CARRETERO e CASCÓN, 1995).

7 Emerge entre 11-12 anos e se consolida pelos 14-15 anos.
Fase final da sequência do desenvolvimento cognitivo. (CARRETERO e CASCÓN, 1995).

8 Realidade concebida como um subconjunto do possível
Neste nível de pensamento o possível está subordinado ao real. Esta nova propriedade, tem agora, a capacidade potencial de conceber e elaborar todas ou quase todas as situações possíveis que poderiam coexistir com a situação dada, conceptualizando com maior precisão a proposição e a resolução de um determinado problema. (CARRETERO e CASCÓN, 1995).

9 Caráter hipotético-dedutivo
Antes da adolescência as crianças são capazes de um pensamento abstrato. Na adolescência as abstrações ou teorias assumem a forma de hipóteses. Raciocínio dedutivo. Esquema de controle de variáveis.

10 O caráter proposicional
As proposições são essencialmente afirmações sobre “o que pode ser possível”, são de natureza puramente abstrata e hipotética, independentes da realidade concreta. Organizada a informação: formula hipóteses que estabelecem uma relação de causa-efeito. Mediante manipulações adequadas do material: comprova, de maneira sistemática, suas hipóteses. Interpreta de forma pertinente o resultado de suas comprovações.

11 Dificuldades de aquisição
As diferentes tarefas formais não apresentam a mesma dificuldade. (combinatória mais simples que controle de variáveis e do que as de proporção). O conteúdo da tarefa influi bastante em sua resolução. O pensamento formal não é universal. (CARRETERO e CASCÓN, 1995).

12 A influência do conteúdo
Se o sujeito se defronta com tarefas que estão dentro da sua especialidade ou domínio particular, então seu pensamento expressará seu nível operacional formal. Familiaridade Conhecimento prévio.

13 Influência do conhecimento prévio
Pode-se pensar que a experiência seja um fator facilitador. Uma grande variedade de domínios: Impressões que fazemos das pessoas; Atitudes (ideias) de problemas sociais; Levam a manter hipóteses apesar da realidade mostrar o contrário. (NISBETT & ROSS 1980, apud CARRETERO & CASCÓN, 1995)

14 A compreensão das noções sociais na adolescência
A solução de problemas complexos requer não só habilidades inferenciais – que costumam se caracterizar com o pensamento formal - como também redes conceptuais e informações específicas (CARRETERO & CASCÓN, 1995).

15 Desenvolvimento da personalidade
Não é somente um período preparatório, iniciador da vida adulta. Processo de: Desconstrução de um passado pessoal; Projeto de construção do futuro

16 Período de Aprazamento
Período em que o indivíduo, embora biologicamente já maduro para atividade sexual plena e para o trabalho, é considerado socialmente imaturo, tanto para sexualidade quanto para responsabilidade social (SEBALD, apud FIERRO, 1995)

17 Identidade pessoal O desenvolvimento do eu (identidade) está vinculado a sua história. Representações a respeito de si mesmo; Coordenação das próprias experiências para enfrentar desafios futuros; Apresentação de si diante dos demais.

18 Relações Sociais na Adolescência
Emancipação familiar: “perpétua adolescência” Grupo de companheiros: observam os pais (futuro) e seguem os amigos (presente). Conflito e adaptação: o adolescente necessita definir suas posições dentro da família. O juízo e o raciocínio moral

19 Referência COLL, C; PALACIOS, J; MARCHESI, A. (orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. v. 1. Porto Alegre: Artmed, 1995.


Carregar ppt "Curso: Odontologia Vivência e Psicologia Aplicada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google