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PublicouLuiz Guilherme Paiva Azeredo Alterado mais de 8 anos atrás
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Protocolos de Comunicação e Passagem de Mensagens
Sistemas Distribuídos Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho
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Protocolos em Camadas
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Modelo de Referência ISO/OSI
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Mensagem na Rede
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Camadas do Modelo ISO/OSI
Camada Física Move bits através de um meio físico; Define as características elétricas e mecânicas do meio, taxa de transferência dos bits, conectores entre outros.
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Camadas do Modelo ISO/OSI
Camada de enlace de Dados Agrupa bits em quadros (frames) e verifica se foram transmitidos corretamente; Controle de Acesso ao Meio tipicamente em LANs; Controle lógico de enlace Confirmação e retransmissão de quadros; Controle da quantidade e velocidade de transmissão de informações na rede.
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Camadas do Modelo ISO/OSI
Camada de Rede Movimenta pacotes a partir de sua fonte original até seu destino através de um ou mais enlaces, caso necessário; Define como dispositivos de rede descobrem uns aos outros e como os pacotes são roteados até seu destino final.
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Camadas do Modelo ISO/OSI
Camada de Transporte Determina a classe de serviço necessária: Orientada a conexão e com controle de erro e serviço de confirmação (acknowledgment); Sem conexões e nem confiabilidade.
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Camadas do Modelo ISO/OSI
Camada de Seção Disponibiliza serviços como, por exemplo, pontos de controle (checkpoint) periódicos a partir dos quais a comunicação pode ser re-estabelecida em caso de pane na rede.
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Camadas do Modelo ISO/OSI
Camada de Apresentação Define como inteiros, mensagens de texto e outros dados são codificados e transmitidos na rede; Isso permite que computadores com arquitetura de hardware e SOs diferentes troquem informação.
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Camadas do Modelo ISO/OSI
Camada de Aplicação Transmitem informações específicas para uma dada aplicação; Exemplos: FTP (File Transfer Protocol ), HTTP (Hypertext Transfer Protocol ), SMTP (Simple Mail Transfer Protocol ).
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Passagem de mensagem
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Comunicação Interprocessos
A comunicação entre um par de processos em um ambiente distribuído envolve: A transferência de dados do ambiente do processo emissor para o ambiente do processo receptor; Em algumas operações de comunicação, a sincronização das atividades de envio e recepção, de forma a impedir que o processo emissor ou receptor progrida até que o outro processo realize uma ação que o libere. O mecanismo de passagem de mensagens permite que dois processos se comuniquem através da cópia do dado a ser compartilhado do espaço de endereçamento do emissor para o do receptor; Isto é realizado enviando-se uma mensagem de um processo a outro contendo o dado a ser compartilhado; Esta forma de comunicação é mais comum quando os processos não compartilham memória.
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Primitivas de Passagem de Mensagem
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Organização do Sistemas de Comunicação em rede
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Classificação das Primitivas de Passagem de Mensagem
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Classificação das Primitivas de Passagem de Mensagem
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Comunicação Assíncrona
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Comunicação Síncrona Persistente
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Comunicação Síncrona Transiente
Figura: (d) Comunicação síncrona transiente baseada no receptor (e) Comunicação síncrona transiente baseada na entrega (ex. RPC assíncrona)
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Comunicação Síncrona Transiente
Figura: (f) Comunicação síncrona transiente baseada na resposta (ex. RPC e RMI)
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Endereçamento nas Primitivas de Passagem de Mensagem: Nome Simétrico
Send (destino, mensagem); Receive (origem, mensagem); Utiliza-se nomes de processos. Em um sistema distribuído isto pode ser: ; Um único caminho de comunicação direto é criado: Este esquema é também conhecido como endereçamento simétrico já que tanto o processo emissor quanto o receptor devem explicitamente identificar o nome nas primitivas de comunicação
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Endereçamento nas Primitivas de Passagem de Mensagem: Nome Assimétrico
Receive
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Endereçamento nas Primitivas de Passagem de Mensagem: Link
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Endereçamento nas Primitivas de Passagem de Mensagem: Mailbox
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Endereçamento nas Primitivas de Passagem de Mensagem: Portas
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Endereçamento nas Primitivas de Passagem de Mensagem: Portas
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Sockets
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Sockets
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Sockets Criado através de uma chamada ao sistema que retorna um descritor utilizado em operações subseqüentes; O descritor é chamado de LCE (Local Communication Endpoint); O LCE deve ser associado a um PCE (Physical Communication Endpoint) para o transporte de dados; O PCE é especificado pelo endereço de rede da máquina e por um número correspondente a uma porta; Esta associação é realizada pela chamada bind(). A comunicação envolve dois PCEs, cada um pertencente a um dos processos envolvidos; Tanto o endereço local quanto o PCE remoto são necessários a cada operação sendto()/recvfrom() a não ser que se utilize um socket orientado à conexão.
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Sockets e estabelecimento de Conexão
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Sockets e estabelecimento de Conexão
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Sockets e estabelecimento de Conexão
Analogia TCP = Sistema Telefônico Você disca para um número, o outro lado atende e uma conexão é estabelecida; O outro lado escuta suas palavras na ordem em que foram emitidas; Se o telefone está ocupado ou se não há resposta você descobre prontamente. O endereçamento explícito do PCE remoto nas chamadas send/receive pode ser eliminado através da chamada connect() que realiza o bind do LCE com o PCE remoto antes de iniciar a transferência de dados; O cliente envia um connect() ao servidor que aceita a comunicação através da chamada accept() e assim estabelece uma conexão com o cliente.
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Sockets com Estabelecimento de Conexão: Código do Servidor
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Sockets com Estabelecimento de Conexão
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Atividade em Sala O que é modelo ISO/OSI?
Para que serve as camadas física, enlace de dados, rede, transporte, sessão, apresentação e aplicação? Explique? Quais as diferenças entre as classificações das mensagens Persistentes e Transientes O que é Socket? Quais as diferenças entre UDP e TCP?
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