A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Miologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Miologia."— Transcrição da apresentação:

1 Miologia

2 MÚSCULO Todo movimento humano é gerado pela ação de um músculo.
O músculo é o único tecido do corpo humano capaz de produzir força, i.e., biomecanicamente, o músculo é a única estrutura ativa do corpo.

3 MÚSCULOS DO CORPO (40% a 45% massa corporal)
Liso: involuntário (paredes de vasos sangüíneos e de órgãos internos) Cardíaco: involuntário, estriado. Esquelético: voluntário, estriado, ligam-se ao esqueleto (cerca de 215 pares)

4 Músculos do Corpo

5 Estrutura e função do músculo esquelético
O m. inteiro é geralmente envolvido por uma fáscia e uma camada de tecido conectivo conhecido como epimísio. A próxima estrutura menor é o fascículo, que consiste de fibras musculares envoltas por uma camada de tecido conectivo chamada perimísio. As fibras musculares contém estruturas menores = miofibrilas.

6 Estrutura e função do músculo esquelético
Miofibrilas são formadas por unidades ainda menores = sarcômeros, as unidades contráteis do m. esquelético. (miosina – filamento espesso, actina - filamento fino). A fibra muscular (50 μm diam., 10 cm comp.) é uma célula muscular individual envolta pelo endomísio, outro tecido conectivo que envolve as fibras dentro do fascículo.

7 Estrutura Muscular Figura

8

9 Fibra Muscular

10 Estrutura Macroscopica

11 Reticulo Sarcoplasmatico

12 Sarcomero

13 A UNIDADE MOTORA A coordenação da contração de todas as fibras é feita através de uma subdivisão em unidades funcionais – as unidades motoras. A unidade motora consiste de um nervo motor, com seu corpo nervoso e núcleo localizado na matéria cinza da “medula espinhal” e forma um longo axônio até os músculos, onde se ramifica e inerva muitas fibras.

14 Esquema da Unidade Motora

15 Excitação e Contração Quando uma unidade motora é ativada, impulsos (potenciais de ação) viajam pelo axônio e são distribuídos ao mesmo tempo por todas as fibras na unidade motora. A excitação do nervo é transferida pela sinapse para a membrana da fibra muscular. A união do nervo motor com a fibra muscular é chamada de junção neuromuscular ou placa motora.

16 Junçao Neuromuscular

17 Tipos de Fibras Musculares

18 MÚSCULOS ESTÁTICOS Fibras vermelhas Metabolismo aeróbio
Sustentam nosso corpo contra a gravidade (contração lenta e mantida) São fibrosos e possuem forte tônus (tônus da estática) Grande tendência ao encurtamento Representam 2/3 de toda a nossa musculatura Não descansam nunca Nos mantêm de pé pelo seu tônus Nos permitem deslocar-nos pela sua contração

19 OS MÚSC. DINÂMICOS TAMBÉM SÃO DENOMINADOS FÁSICOS.
MÚSCULOS DINÂMICOS Músculos de fibras brancas Metabolismo anaeróbio Não tem praticamente nenhum papel na posição ereta (contração rápida) Não são fibrosos e só têm pouco tônus (tônus da dinâmica) Tem sempre tendência ao relaxamento O esporte tem efeito positivo sobre os músculos da dinâmica. OS MÚSC. ESTÁTICOS TAMBÉM SÃO DENOMINADOS TÔNICOS. OS MÚSC. DINÂMICOS TAMBÉM SÃO DENOMINADOS FÁSICOS.

20

21 PRINCÍPIO DO TAMANHO As fibras musculares são recrutadas numa ordem crescente de tamanho, por que fibras maiores apresentam maior limiar de excitação.

22 CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS DE ACORDO COM A AÇAO
Flexor Extensor Adutor Abdutor Pronador Supinador Rotador medial Rotador lateral

23 CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS DE ACORDO COM A FUNÇAO
Agonista: é o agente principal do movimento. Antagonista: faz movimento contrário ao agonista, se opõe ao movimento; regula a velocidade de ação e a potência do agonista. Sinergista: auxiliar do agonista; impede que se faça movimento indesejáveis e potencializa sua ação. Fixadores ou posturais: fixam ou estabilizam certas partes do corpo, dando equilíbrio, para permitir o movimento principal em outro segmento

24 Obrigada!!!


Carregar ppt "Miologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google