A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Roteiro do universo As constelações Onde observar as estrelas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Roteiro do universo As constelações Onde observar as estrelas"— Transcrição da apresentação:

1 Roteiro do universo As constelações Onde observar as estrelas
Como observar o céu Como medir o céu

2 As constelações À primeira vista, olhando-se para o céu, coberto de estrelas, vê-se que a sua distribuição é irregular. Existem zonas onde as estrelas são mais abundantes do que noutras. Olhando com mais atenção pode observar-se que as estrelas são de diferentes cores, que umas são mais brilhantes e que outras mal se vêem. Realmente, devido a esta variedade de características parece que é muito difícil arranjar uma forma de descrever a abóbada celeste. As Constelações, são grupos aparentes de estrelas, sem um vínculo físico entre si. As estrelas de uma dada constelação estão apenas angularmente próximas quando vistas por um observador na vizinhança do Sol.

3 Onde observar as estrelas
Normalmente os locais onde nos encontramos estão muito iluminados e não nos permitem observar, com clareza e à vista desarmada, as estrelas. A forma ideal de se identificar estrelas e constelações , é procurar destacar as mais brilhantes, que definem as constelações mais importantes. Estas condições são conseguidas à medida que o céu vai escurecendo. Deve ainda procurar-se um local plano e longe dos centros urbanos.

4 Como observar o céu O primeiro passo, para iniciar as observações, é ter uma noção, ainda que aproximada, da direcção Norte; para tal podes colocar-te de modo a ter à direita a direcção onde o Sol nasce (o nascente), à esquerda terás a direcção onde o Sol se põe (o poente) assim, o Norte estará à tua frente. Também podes usar uma bússola. Embora o aspecto do céu ao longo dos meses vá mudando de aspecto, os cenários repetem-se ano após ano. Como a Terra se move, sabemos que em cada mês o aspecto nocturno do céu é diferente. Dependendo do local onde se está e de acordo com a estação do ano em que nos encontramos podemos observar diferentes aspectos do céu. Por exemplo, a posição das estrelas:

5 No inicio do Outono Ursa Maior Ursa Menor Cassiopeia

6 No inicio do Inverno O Ursa Maior Ursa Menor Cassiopeia

7 No inicio da Primavera Ursa Maior Ursa Menor Cassiopeia O E

8 No inicio do Verão Ursa Maior Ursa Menor Cassiopeia O E

9 Mapa das estrelas no Inverno

10 Movimento aparente das estrelas
Em Portugal, uma das constelações sempre visíveis é a Ursa Maior, trata-se, por isso, de um excelente ponto de partida para se estudar o céu. A Ursa maior é formada por sete estrelas muito brilhantes que se podem ver a olho nu em qualquer época do ano. Consoante a época do ano, devido ao movimento da Terra, a disposição das constelações vai variando. Como consequência do movimento de rotação da Terra, observa-se um movimento, de rotação aparente, das constelações em torno da Estrela Polar, de Este para Oeste. Movimento aparente das estrelas Horizonte

11 Como medir o céu Algumas estrelas parecem “perto” de outras. Outras mais “separadas”, por vezes é necessário o observador conhecer estas distâncias para localizar mais facilmente as constelações e as estrelas. Para determinar as distâncias angulares entre as estrelas, entre as diferentes constelações utilizam-se alguns truques (observar figuras). Claro que isto não tem nada a ver com a distância a que as estrelas estão, de facto, umas das outras, nem implica que elas estejam à mesma distância de nós. De facto, as estrelas encontram-se muito separadas umas das outras e como tal estão a diferentes distâncias da Terra.

12 Com o braço esticado e segurando um lápis, olhando-se, com um dos olhos fechado, podemos medir distâncias angulares de 0,8º.

13 Mantendo o braço esticado, e um dos olhos fechado, ao olharmos para o dedo indicador, podemos medir distâncias angulares de 2 º.

14 Se utilizarmos o polegar, as distâncias angulares que se podem medir são de 2,5º.

15 Ao esticarmos o braço, se olharmos para três dedos podemos medir ângulos de 5º.

16 Mantendo o braço estendido e com um dos olhos fechados, com o punho fechado, podemos medir ângulos de 10º.

17 Com o braço estendido e com um dos olhos fechados, colocando a mão como está indicado no esquema, podemos medir ângulos de 15º.

18 Se estendermos o braço e fecharmos um olho, com um palmo podemos medir ângulos de 22º .
Menu principal


Carregar ppt "Roteiro do universo As constelações Onde observar as estrelas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google