A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA"— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
AULA 5 – ÁGUA E ESCASSEZ SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA

2 INTRODUÇÃO Brasil: 12% da água doce de superfície do mundo;
Rio de maior volume e um dos principais aquíferos subterrâneos; Invejáveis índices de chuva. Campeão de desigualdade de distribuição QUAIS SERÃO AS CONSEQUÊNCIAS ?

3 • Cerca de 70% da água está na região Norte
10% da população nesta região !!! O que ocorre com áreas mais populosas? Poluição das indústrias e do esgoto residencial?

4 Necessidade de democratização da água !!
0cupação irregular Desmatamentos Guarapiranga – 3,7 milhões de paulistanos Billings Necessidade de democratização da água !!

5 AGÊNCIA NACIONAL DAS ÁGUAS
Política definida por um comitê, formado em 1993. META > harmonizar o uso dos mananciais geração de energia, abastecimento da população irrigação de cultivos. A Agência Nacional de Águas é o órgão do governo federal responsável pela gestão dos recursos hídricos no país.

6 A atual legislação reconhece os vários usos para a água e determina que a prioridade seja sempre para o abastecimento humano e animal. O Brasil tem 89,1% da população urbana com acesso a redes de distribuição de água. Nas residências rurais, a situação é menos confortável: só 17% são atendidas. O uso doméstico e industrial corresponde hoje a 30% de todo o consumo do país. O setor que mais utiliza recursos hídricos é a agricultura, com 70% do consumo.

7 COMO CONTRIBUIRMOS PARA MELHORA?
O grande problema de água do Brasil é, sobretudo, seu mau uso. Em razão de uma rede de distribuição obsoleta, avariada e insuficiente para atender a população, 40% de toda a água encanada se perde. Além disso, mais da metade dos municípios brasileiros ainda não têm rede de esgoto, o que reduz a água potável disponível para o consumo da população. COMO CONTRIBUIRMOS PARA MELHORA?

8 ÁGUAS SUBTERRÂNEAS Uma importante fonte potencial de abastecimento são as águas subterrâneas; LOCALIZAÇÃO > ocupam os espaços existentes entre as rochas do subsolo e se movem pelo efeito da força da gravidade. Seu volume é calculado em cerca de 100 vezes mais do que o das águas doces superficiais (rios, lagos, pântanos, água atmosférica e umidade do solo). No território brasileiro, as reservas de águas subterrâneas em aquíferos são estimadas em 112 trilhões de metros cúbicos

9 AQUÍFERO GUARANI Trata-se da principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e ocupa 1,19 milhão de quilômetros quadrados. Esse aquífero se estende pelo subsolo de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e por partes do território do Uruguai, do Paraguai e da Argentina.

10 AQUÍFERO GUARANI 45 trilhões de metros cúbicos de água, dos quais 160 bilhões são extraídos por ano para diversos fins. Pontos mais próximos da superfície: risco de contaminação.

11 PROBLEMAS Relatórios da ONU indicam que quase 20% da humanidade - cerca de 1 bilhão de pessoas - não têm acesso à quantidade mínima aceitável de água potável e aos 20 a 50 litros diários necessários para beber, cozinhar e tomar banho. Em contrapartida, o consumo per capita em países ricos como Estados Unidos e Canadá é de 300 litros diários de água. Inúmeras regiões do planeta já estão marcadas pela escassez e pelo estresse hídrico - desequilíbrio entre demanda DISPUTAS E CONFLITOS?

12 MOTIVOS DA CRISE A crise atual da água tem muitos componentes de origem social, econômica e ambiental: usos excessivos da água, aumento de demanda, gerenciamento setorial Contaminação da água, alterações no ciclo hidrológico em razão das mudanças globais são outros componentes.

13 Resolução de problemas:
Abordagem da bacia hidrográfica integrando gestão, planejamento e pesquisa científica; Sistema avançado de governança das bacias hidrográficas (usuários, setor público e setor privado); Estudos estratégicos sobre água e economia, água em região metropolitana; agua e energia; Estrutura para cooperação internacional em bacias internacionais compartilhadas; Avaliação econômica dos serviços dos recursos hídricos; Programas de capacitação de gerentes com uma abordagem integrada, preditiva, técnica e tecnológica.


Carregar ppt "SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google