A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diretoria de Ensino Região de Taubaté

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diretoria de Ensino Região de Taubaté"— Transcrição da apresentação:

1 Diretoria de Ensino Região de Taubaté
Articulação do Currículo

2 Planejamento 2015 Língua Portuguesa
2ª Série do Ensino Médio Disciplina Eixo Norteador Habilidades Disciplinas articuladas Língua Portuguesa A linguagem e a crítica de valores sociais Reconhecer, em textos, os procedimentos de convencimento utilizados pelo enunciador Inglês, Filosofia e Arte História Reforma e Contrarreforma • Reconhecer que a liberdade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais representa um direito humano fundamental Filosofia

3 Geografia Território brasileiro O Brasil no sistema internacional Ler e interpretar mapas e gráficos para extrair informações que permitam identificar singularidades e distinções das diversas etapas da formação territorial do Brasil Comparar as diferentes formas de regionalização do Brasil • Extrair informações implícitas e/ou explícitas em mapas e gráficos acerca da situação socioeconômica brasileira Identificar dados, representações e informações encontradas em cartas e mapas para Identificar e comparar o papel de cada país no processo de integração econômica da América Latina, notadamente no Cone Sul Biologia Identidade dos seres vivos – Organização celular e funções vitais básicas Identificar os elementos básicos que compõem a célula, bem como as funções de cada um desses elementos Reconhecer e explicar diferenças entre células eucarióticas e procarióticas , células animais e vegetais, funções da membrana celular Relacionar a gênese de tumores e cânceres a processos descontrolados de divisão celular Química

4 Arte O encontro entre a arte e o público • Investigar o encontro entre arte e público na dimensão da mediação cultural, como experiência estética a ser compartilhada • Identificar espaços e formas de integração entre arte e público • Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança • Esboçar projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para Língua Portuguesa, Inglês Matemática Fenômenos periódicos Reconhecer a periodicidade presente em alguns fenômenos naturais

5 Língua Estrangeira Moderna Inglês
Intertextualidade e cinema Filmes e programas de TV • Profissionais do cinema e da televisão • Etapas na produção de um filme • Sinopses e resenhas críticas • Resenha crítica de filme • Ler, compreender, analisar e interpretar: sinopses e resenhas críticas de filmes, roteiros, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais • Comparar gêneros de textos distintos, identificando suas características • Comparar conteúdos em gêneros diferentes • Reconhecer a diferença entre sinopse e resenha crítica • Produzir uma resenha crítica de filme, compreendendo a produção como um processo em etapas de elaboração e reelaboração Língua Portuguesa, Arte, Ed. Física e Filosofia. Educação Física Mídias Significados/sentidos no discurso das mídias sobre a ginástica e o exercício físico O papel das mídias na definição de modelos hegemônicos de beleza corporal Reconhecer a associação promovida pelas mídias entre ginástica e padrões de beleza Analisar criticamente produtos e mensagens da mídia que tratem da ginástica Língua Portuguesa e Arte

6 Física Calor, Ambiente e Usos de Energia 1)Identificar fenômenos, fontes e sistema que envolvem o calor para a escolha de materiais apropriados a diferentes usos e situações. 2)Identificar os processos de troca de calor e as propriedades térmicas das substâncias, explicando fenômenos atmosféricos ou climáticos. 3)Debater e argumentar sobre avaliações e hipóteses acerca do aquecimento global e suas consequências ambientais e sociais. Língua Portuguesa - Sociologia - História {Geografia(aborda estes temas no 8º ano EF e na Física Temas 4 e 5)}- Química. Química Materiais e suas propriedades Água e seu consumo pela sociedade Propriedades da água para consumo humano Uso e preservação da água no mundo Reconhecer como a solubilidade e o calor específico da água possibilitam a vida no Planeta Refletir sobre o significado do senso comum de água “pura” e água potável Aplicar conceitos de separação de misturas, de solubilidade e de transformação química para compreender os processos envolvidos no tratamento da água para consumo Humano Avaliar a necessidade do uso consciente da água, interpretando informações sobre o seu tratamento e consumo Língua Portuguesa, Filosofia, Sociologia, Física e Biologia

7 Filosofia Introdução à ética Questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária • Identificar diferentes conceitos de liberdade com base em algumas teorias filosóficas Relacionar ética e moral Historia, Língua Portuguesa, Química Física , Biologia e Inglês Sociologia De onde vem a diversidade social brasileira? Refletir sobre a questão dadiversidade nacional de forma crítica Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional • Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração Compreender e operar com os conceitos de assimilação e aculturação Geografia,História, Química, Física, Filosofia, Inglês e Matemática

8

9 Situação de Aprendizagem 1 e 2
Educação Física Língua Inglesa Língua Portuguesa Situação de Aprendizagem 1 e 2 Situated Learning 3 Situação de Aprendizagem 2 e 3 Selecionar, relacionar e interpretar informações e conhecimentos sobre ginástica, para construir argumentação. Perceber a associação promovida pelas mídias entre ginástica e padrões de beleza; analisar criticamente produtos e mensagens da mídia que tratem da ginástica Localização de informações específicas em um texto (leitura detalhada), comparação, interpretação e construção de opinião a partir de diferentes pontos de vista. Sintetizar opiniões Reconhecer, em textos, os procedimentos de convencimento utilizados pelo enunciador Relacionar – em artigos de opinião e anúncios publicitários – opiniões, temas, assuntos, recursos linguísticos, identificando o diálogo entre as ideias e o embate dos interesses existentes na sociedade

10 Educação Física Caderno do Professor Vol
Educação Física Caderno do Professor Vol. 1 Situação de Aprendizagem 2 pág.22

11

12

13 English Teacher Book Vol. 1 Situated Learning 3 page: 31

14

15

16

17

18 Língua Portuguesa Caderno do Professor Vol
Língua Portuguesa Caderno do Professor Vol. 1 Situação de Aprendizagem 2 e 3 pág. 19

19

20

21

22

23 Referências bibliográficas
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, Harlow: Longman Pearson, O dicionário Longman of Contemporary Inglês MARQUES, Amadeu. On Stage: ensino médio. São Paulo: Ática, 2010. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do professor; LEM - inglês, ensino médio, 1ª série / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe, Adriana Ranelli Weigel Borges, Alzira da Silva Shimoura, Lívia de Araújo Donnini Rodrigues, Priscila Mayumi Hayama. - São Paulo: SE, 2014. Murphy, Raymond. Grammar in Use Intermediate com Respostas: Autoestudo de referência e Prática para Estudantes de Inglês: Intermediário com Respostas (Grammar in Use S.).Cambridge: CUP, 2000. PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999. São Paulo (Estado) Secretária da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretária da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenadora de áreas, Alice Vieira. - São Paulo: SEE, 2010. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo oficial /estado de São Paulo para o ensino de língua inglesa para o ensino fundamental Ciclo II e ensino médio. São Paulo: SE, 2008. VYGOTSKY, L.A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

24 Lidiane Máximo Feitosa
PCNP – Língua Estrangeira Moderna THANK YOU!


Carregar ppt "Diretoria de Ensino Região de Taubaté"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google