A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antes de iniciares uma brincadeira ou um jogo tens de conhecer as regras ou equipar-te com os materiais necessários para que tudo corra como planejaste.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antes de iniciares uma brincadeira ou um jogo tens de conhecer as regras ou equipar-te com os materiais necessários para que tudo corra como planejaste."— Transcrição da apresentação:

1

2 Antes de iniciares uma brincadeira ou um jogo tens de conhecer as regras ou equipar-te com os materiais necessários para que tudo corra como planejaste e te divirtas muito! Para desenvolveres uma experiência é a mesma coisa. Deverás estar preparado, tomar alguns cuidados e seguir com muita atenção as regras que te são indicadas!

3 É importante também que não uses roupas novas quando fazes algumas experiências pois podes estragar a roupa com algum produto que estejas a usar. Se puderes usa um avental para protegeres a tua roupa ou pede à mãe (à avó ou a outro familiar ou amigo) que poderá ter um avental velho para te emprestar.

4 Lê bem as instruções (os passos da experiência) e coloca todos os materiais e produtos que vais necessitar na mesa ou bancada onde vais desenvolver a experiência. Se utilizares água tenta realizar a experiência no lava-louças (caso seja possível) ou próximo dele e não te esqueças de cobrir a mesa ou bancada onde vais fazer a experiência, por exemplo, com jornais velhos.

5 O material que vais utilizar na experiência deve estar limpo. Se verificares que não está lava-o antes de começares. Verifica se tens todo o material e os produtos (reagentes) que necessitas em quantidade suficiente. É importante que vás registrando tudo o que acontece para poderes chegar às tuas conclusões.

6 Quando acabares a experiência deves lavar logo, com água e detergente, todo o material. Se deixares para outro dia, ficando algum resíduo agarrado será mais difícil de limpar. Sempre que sobrar algum produto (reagente), não te esqueças de fechar bem o recipiente (frasco) onde se encontra e de colocar uma etiqueta com o seu nome, para que fique devidamente identificado e poder ser corretamente utilizado noutra experiência.

7 Material necessário: 2 Copos; 2 Colheres de café; 1 Palito de sorvete; Um copo medidor. Reagentes: Água; Borato de sódio; Corante alimentar; Cola líquida transparente.

8 1. Coloca 100ml de água num dos copos; 2. Acrescenta 5 colheres de borato de sódio aos 100ml de água e mexe bem; 3. Coloca metade do tubo de cola no copo vazio e em seguida põe um colher de corante alimentar e mexe a cola e o corante com o palito de sorvete; 4. Pede a alguém que vá colocando a água com o borato de sódio no copo com a cola e o corante enquanto tu vais continuando a mexer com o palito de sorvete;

9 5. Quando sentires a cola ficar mais dura diz a quem está colocando a água com o borato de sódio para parar; 6. Puxa o palito de sorvete e se o monstrinho não sair logo tira-o com a mão; 7. Dá várias formas ao teu monstrinho. Sugestão: Junta-te com uns amiguinhos e se cada um trouxer um corante de cor diferente, poderão fazer monstrinhos de várias cores e tamanhos também, basta que aumentem ou diminuam a quantidade de cola. Não se esqueçam de anotar todas as alterações que decidirem fazer e os resultados dessas alterações.

10 A. De que cor estava a cola antes de lhe teres adicionado o corante alimentar? _______________________________________________________________ B. Qual o nome da substância que colocaste na água? _______________________________________________________________ C. E quando colocaste a água com o borato de sódio o que aconteceu à cola? ______________________________________________________________ D. O que acontece ao monstrinho quando o esticas sem ser devagar? _______________________________________________________________

11 A. Transparente; B. Borato de sódio; C. Formou uma massa mole; D. Parte.

12 Os monstrinhos irresistíveis como lhe decidimos chamar formam-se devido à reação da cola com o borato de sódio Em algumas lojas (pelo menos, em Portugal) vende-se um brinquedo parecido com o que acabaste de fazer ao qual dão o nome de Pega- Monstros. Este brinquedo foi inventado, acidentalmente em 1941, quando se tentava fabricar uma borracha sintética. O Racionalismo Cristão ensina-nos que nada é por acaso! Por isso, esta acidental invenção é agora do teu conhecimento e vai garantir-te muitas horas de alegria e divertimento sozinho(a) ou com os(as) teus(tuas) amigos(as) e/ ou familiares! Aproveita bem o teu tempo, com coisas úteis e que te façam sentir bem a ti e, se possível, às pessoas que te rodeiam! Até breve!


Carregar ppt "Antes de iniciares uma brincadeira ou um jogo tens de conhecer as regras ou equipar-te com os materiais necessários para que tudo corra como planejaste."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google