A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE CACHOEIRINHA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE CACHOEIRINHA"— Transcrição da apresentação:

1 COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE CACHOEIRINHA
Faculdade Inedi Curso de Psicologia Escalas Beck – BDI - II Rodrigo Souza 2015/1

2 Objetivo Avaliar os sintomas correspondentes aos critérios diagnósticos dos episódios depressivos contidos no DSM VI. Versão revisada do BDI – IA (que já era versão revisada do BDI original).

3 História 1961- Desenvolvido por Aaron Beck.
1978 – Revisão da versão original com a mudança de itens e de tempo de referência (última semana) 1996 – lançamento da versão do BDI-II – revisão da escala, levando em consideração os critérios sintomáticos. Baseado no pressuposto de das cognições depressivas.

4 BDI - II Baseado nas afirmações descritivas típicas dos sintomas por pacientes psiquiátricos e não psiquiátricos, não atrelado a teoria específica. 21 itens representativos de sintomas e atitudes depressivos. Em cada item podem ser atribuídos pontos, variando 0 a 3 em intensidade.

5 BDI - II Indicador da presença e do grau dos sintomas depressivos de acordo com o DSM – IV e não como um instrumento para especificar um diagnóstico clínico.

6 Aplicação A partir de 13 anos de idade. Individual ou coletiva.
Não há tempo limite para o preenchimento do protocolo Averiguar, antecipadamente, a capacidade de leitura e compreensão do avaliando. Os itens podem ser lidos em voz alta pelo aplicador. As afirmações levam em consideração as duas últimas semanas.

7 Aplicação – instruções
“Este questionário consiste em 21 grupos de afirmações. Por favor, leia cada uma delas cuidadosamente. Depois, escolha uma frase de cada grupo, que melhor descreve o modo como tem se sentido nas últimas duas semanas, incluindo o dia de hoje. Faça um círculo em volta do número (0,1,2,3), correspondente à afirmação escolhida em cada grupo. Se mais de uma afirmação em um grupo lhe parecer igualmente apropriada, escolha a de número mais alto nesse grupo. Verifique se não marcou mais de uma afirmação por grupo, incluído o item 16 (alterações no padrão de sono) e o item 18 (alterações no apetite)”.

8 Aplicação – forma oral “Este é um questionário. O questionário contém grupos de afirmações. Eu lerei o grupo de afirmações; em seguida, gostaria que você escolhesse uma afirmação de cada grupo que melhor descreva a forma como você tem se sentido nas duas últimas semanas, incluindo o dia de hoje”. “Aqui está uma cópia, para que você possa me acompanhar, enquanto eu leio”.

9 Aplicação – forma oral “Agora, qual das afirmações descreve melhor o modo como você tem se sentido durante as duas últimas semanas, incluindo o dia de hoje? Caso o avaliando responda por numeração, ler em voz alta o que está contido no item para se certificar da resposta correta.

10 Pontuação Somar a avaliação dos 21 itens.
Máximo de pontuação: 63 pontos. Havendo múltipla escolha em algum item, considerar a de maior valor. Cuidado especial com os itens 16 (Alterações de padrão de sono) e item 18 (alterações de apetite) por apresentarem gradações diferentes nos itens.

11 Pontuação

12 Pontuação – interpretação
Indicação da presença e do grau dos sintomas depressivos. Atentar-se ao conteúdo de itens específicos.  Todo teste de auto-aplicação está sujeito a respostas tendenciosas.

13 Inventário de Ansiedade de Beck- BAI
Mede a intensidade de sintomas de ansiedade. 21 itens que se referem a definições descritivas de sintomas de ansiedade. Requer a avaliação do sujeito em referência a si mesmo, dos níveis de gravidade da ansiedade: Absolutamente não Levemente: não me incomodou muito Moderadamente: foi muito desagradável, não pude suportar Gravemente: dificilmente pude suportar

14 Inventário de Ansiedade de Beck- BAI
Aplicação individual ou em grupo. Ao final revisar o protocolo para certificar-se que não ficou nenhum em branco. Auto administração ou administração oral. Verificar se marcou a mesma resposta em todas. A soma dos escores individuais representa o escore total. Pode variar de 0 a 63. Considerar a tabela para população brasileira. Considerar a superposição de sintomas.

15 Escala de Desesperança de Beck
Medida de dimensão do pessimismo e da extensão das atitudes negativas frente ao futuro. 20 itens, com afirmações que envolvem cognições sobre desesperança. Marcação de CERTO ou ERRADO. Escore total é a soma dos itens marcados na direção crítica (indicando desesperança) do pessimismo: 9 assinaladas como erradas e 11 como certas (uso de crivo).

16 Escala de Ideação Suicida de Beck
Mensuração da extensão das ideias de suicídio do paciente, extensão de seu desejo de morrer. 21 itens = 19 apresentam três alternativas e refletem graus da gravidade de desejos, atitudes e planos de suicídio. Os dois últimos são de caráter informativo, relatando a existência de tentativas e a seriedade do desejo de morrer nas tentativas.

17 Escala de Ideação Suicida de Beck
Cinco primeiros itens agem como triagem. Respondendo 0 ao grupo 4 e ao 5, passar para o item 20. Qualquer pontuação diferente de 0 no item 4 ou 5, seguir para o grupo 6 ao 20. 4 e 5 = 0: nenhuma intenção de suicídio 4 ou 5 >0: avaliar a gravidade da ideação suicida somando os escores do itens individuais (1 a 19), obtendo escore total. Não são propostos pontos de corte!!


Carregar ppt "COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE CACHOEIRINHA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google