A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

D5 Alimentação saudável CienTIC 9 Ciências Naturais – 9. o ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "D5 Alimentação saudável CienTIC 9 Ciências Naturais – 9. o ano."— Transcrição da apresentação:

1 D5 Alimentação saudável CienTIC 9 Ciências Naturais – 9. o ano

2 Alimentação saudável D5 CienTIC 9 Ciências Naturais - 9. o ano Roda dos Alimentos Excelente orientação geral para uma dieta saudável. Formada por sete grupos de alimentos representados nas proporções de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária. 4/9

3 Alimentação saudável D5 CienTIC 9 Ciências Naturais - 9. o ano 2/9 Cereais e derivados, tubérculos 28% Hortícolas 23% Gorduras e óleos 2% Leguminosas 4% Carne, pescado e ovos 5% Latícinios 18% Frutas 20% Roda dos Alimentos

4 Alimentação saudável D5 CienTIC 9 Ciências Naturais - 9. o ano 3/9 Alimentação diária Água e alimentos de cada grupo. Completa Alimentos ingeridos em proporção. Equilibrada Alimentos diferentes dentro de cada grupo. Variada

5 Alimentação saudável D5 CienTIC 9 Ciências Naturais - 9. o ano 5/9 Atividade física regular Descanso adequado Convivência Frutas frescas Hortícolas Leguminosas Frutos secos Azeite Ervas e especiarias Peixes Produtos do mar Aves domésticas Ovos Queijos e iogurte Doces Carnes vermelhas Charcutaria e enchidos Todas as refeições Frequentemente Frequência diária (laticínios) a semanal Pouca frequência Água Infusões Pirâmide da Dieta Mediterrânica

6 Alimentação saudável D5 CienTIC 9 Ciências Naturais - 9. o ano Diversos estudos indicam que a dieta mediterrânica está associada a uma maior longevidade e à prevenção de várias doenças (cardiovasculares, cancro, diabetes, obesidade, etc.). 6/9

7 Alimentação saudável D5 CienTIC 9 Ciências Naturais - 9. o ano Tomar sempre o pequeno-almoço, iniciando o dia com leite ou seus derivados, pão escuro ou cereais integrais e fruta fresca. Evitar estar mais de três horas e meia sem comer. Reduzir o consumo de gorduras, sobretudo as de origem animal. Preferir o azeite tanto para cozinhar como para temperar os pratos. Aumentar o consumo de hortaliças, frutos e legumes. Iniciar o almoço e o jantar com uma sopa rica em hortaliças e legumes. 7/9 Orientações para uma alimentação saudável

8 Alimentação saudável D5 CienTIC 9 Ciências Naturais - 9. o ano Preferir fruta como sobremesa. Evitar ingerir açúcar e produtos açucarados, não adicionando açúcar ao leite, chá ou café. Preferir peixe e carnes magras, como aves ou coelho. Evitar alimentos salgados e substituir o sal por ervas aromáticas e especiarias. Evitar os alimentos fritos e preferir estufados, cozidos e grelhados. Beber água simples em abundância ao longo do dia e evitar refrigerantes e bebidas doces artificiais. 8/9 Orientações para uma alimentação saudável

9 Alimentação saudável D5 CienTIC 9 Ciências Naturais - 9. o ano 9/9 Desvios da balança alimentar em relação à Roda dos Alimentos


Carregar ppt "D5 Alimentação saudável CienTIC 9 Ciências Naturais – 9. o ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google