Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
2
CONCEITO DE ESTRATÉGIA
Indica uma forma de enfrentar um problema ou uma forma de realizar objetivos; Está presente em qualquer situação que envolva a definição de objetivos e a escolha dos meios para realizá-los.
3
LIÇÕES DA GUERRA
4
SUN TZU – ARTE DA GUERRA Princípio da escolha do local de batalha
Princípio da concentração das forças Princípio do ataque Princípio das forças diretas e indiretas
5
CONCEITO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
É o curso de ação que uma empresa adota para assegurar seus objetivos de desempenho – como sua sobrevivência, o tamanho que pretende alcançar, os concorrentes que deseja enfrentar, ou a posição que pretende ter no mercado.
6
GESTÃO ESTRATÉGICA Atividade contínua em que todos os administradores são encorajados a pensar estrategicamente e a focalizar tanto questões externas a longo prazo, quanto questões táticas e operacionais a curto prazo. Formulação Estratégica + Análise Estratégia
7
GESTÃO ESTRATÉGICA – Principais componentes
Estabelecimento da missão, visão, valores e objetivos; Análise das oportunidades e ameaças externas; Análise das forças e fraquezas internas;
8
Estabelecimento da missão, da visão, dos valores e dos objetivos
É constituída pelo propósito e pelos valores básicos da organização, bem como por seu escopo de operações. É a declaração básica da razão da existência da organização.
9
Estabelecimento da missão, da visão, dos valores e dos objetivos
Exemplos da missão de empresas: Coca-Cola Brasil “Refrescar o mundo - em corpo, mente e espírito. Inspirar momentos de otimismo - através de nossas marcas e ações. Criar valor e fazer a diferença - onde estivermos, em tudo o que fizermos.”
10
Estabelecimento da missão, da visão, dos valores e dos objetivos
Exemplos da missão de empresas: Mc Donalds “Servir comidas de qualidade, proporcionando sempre uma experiência extraordinária.”
11
Estabelecimento da missão, da visão, dos valores e dos objetivos
Perspectiva em relação ao direcionamento da empresa e em que a organização pode transformar-se; Explicita o direcionamento a longo prazo da empresa e sua intenção estratégica.
12
Estabelecimento da missão, da visão, dos valores e dos objetivos
Exemplos da visão de empresas: Coca-Cola Brasil “Queremos ser um dos melhores fabricantes de Coca-Cola no mundo.”
13
Estabelecimento da missão, da visão, dos valores e dos objetivos
Exemplos da visão de empresas: Mc Donalds “Duplicar o valor da companhia ampliando a liderança em cada um dos mercados.”
14
Estabelecimento da missão, da visão, dos valores e dos objetivos
Valores são princípios, ou crenças, que servem de guia para os comportamentos, atitudes e decisões de todas as pessoas no exercício das suas responsabilidades na organização.
15
Estabelecimento da missão, da visão, dos valores e dos objetivos
Exemplos da valores de empresas: Mc Donalds Oferecemos Qualidade, Serviço & Limpeza aos nossos clientes. Incentivamos o Espírito Empreendedor. Temos um forte compromisso com a nossa gente. Maximizamos a rentabilidade das nossas operações. Operamos um negócio em um ambiente ético e responsável. Contribuímos com o desenvolvimento das Comunidades nas quais atuamos.
16
Estabelecimento da missão, da visão, dos valores e dos objetivos
Envolvem a missão e a visão da organização; Objetivos são resultados quantitativos e qualitativos que a empresa precisa alcançar em prazo determinado, no contexto de seu ambiente, para cumprir sua Missão.
17
Estabelecimento da missão, da visão, dos valores e dos objetivos
Exemplos de objetivos: Mc Donalds em 1991 "O Objetivo é chegar na virada do século com 400 lojas no Brasil."
18
Estabelecimento da missão, da visão, dos valores e dos objetivos
Exemplos de objetivos: Localiza National 1. Aumentar a receita no mínimo em 20% ao ano. 2. Ampliar a liderança no mercado de aluguel de carros. 3. Ter o melhor e mais motivado quadro de pessoal e a mais dinâmica equipe de vendas e operações. 4. Obter rentabilidade anual de 15% sobre o patrimônio líquido e lucro líquido de 10% da receita.
19
ANÁLISE ESTRATÉGICA
20
ANÁLISE INTERNA - FORÇAS
Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes. Recursos? Pessoas? Capacidade?
21
ANÁLISE INTERNA - FRAQUEZAS
Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes. Recursos? Pessoas? Capacidade?
22
ANÁLISE INTERNA - OPORTUNIDADES
Fatores presentes no ambiente que podem lhe propiciar vantagem competitiva. Expansão do setor Crescimento do mercado Incetivos fiscais
23
ANÁLISE INTERNA - AMEAÇAS
Fatores presentes no ambiente que podem prejudicar a competitividade da empresa Crise econômica Retração do consumo Aumento de impostos e encargos
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.