A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto."— Transcrição da apresentação:

1 Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.

2 Tendência Liberal Tendências Liberais - Liberal não tem a ver com algo aberto ou democrático, mas com uma instigação da sociedade capitalista ou sociedade de classes, que sustenta a ideia de que o aluno deve ser preparado para papéis sociais de acordo com as suas aptidões, aprendendo a viver em harmonia com as normas desse tipo de sociedade, tendo uma cultura individual.

3 Liberal Tradicional Tradicional -Foi a primeira a ser instituída no Brasil por motivos históricos. Nesta tendência o professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos considerados como verdades absolutas. Há repetição de exercícios com exigência de memorização.

4 Existe um domínio de aulas expositivas, onde o professor exerce autoridade na relação com o aluno. Como consequência, a aprendizagem é receptiva e mecânica. O aluno é considerado um ser passivo. Há ênfase na aplicação de exercícios ou na repetição de conceitos para memorização, isso com o objetivo de disciplinar a mente e formar hábitos. Na avaliação do discente as provas, exercícios e trabalhos são vistos como elemento central (LUCKESI, 2005; LIBÂNEO, 2006).

5 Renovada Progressista
Renovadora Progressiva - Aqui procura-se valorizar as necessidades individuais dos alunos. A partir do reconhecimento dos interesses e experiências vivenciadas pelos alunos, os conteúdos em sala de aula são estabelecidos. São valorizados os processos mentais e habilidades cognitivas, busca-se “aprender a aprender” (LUCKESI, 2005).

6 Renovadora não diretiva (Escola Nova)
Renovadora não diretiva (Escola Nova) –A educação está centralizada no aluno, sustentada por um relacionamento de respeito garantido pelo professor em seu papel de facilitador. A escola renovada não- diretiva propõe a valorização da autoeducação, onde o aluno é o sujeito do conhecimento. A aprendizagem é vista como a modificação das percepções do aluno sobre a realidade. (BARADEL, 2007; LUCKESI, 2005; LIBÂNEO, 2006).

7 Tecnicista Tecnicista – Skinner foi o expoente principal dessa corrente psicológica, também conhecida como behaviorista. Neste método de ensino o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente através de associações. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é visto como um especialista na aplicação de manuais; sendo sua prática extremamente controlada. Articula-se diretamente com o sistema produtivo, com o objetivo de aperfeiçoar a ordem social vigente, que é o capitalismo, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho.

8 Entende-se aqui, que os métodos em sala de aula são vistos como procedimentos e técnicas voltadas para a transmissão e recepção de informações. O professor, em uma relação estruturada, objetiva e eficiente, transmite informações para o aluno fixá-las. Emprega-se a tecnologia educacional, onde o docente busca atingir um comportamento adequado pelo controle do ensino. Atua como elo de ligação entre a ciência e o aluno. Pode-se dizer que é uma aprendizagem baseada na mudança de nível de desempenho dos discentes (LUCKESI, 2005).


Carregar ppt "Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google