A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Temperamentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Temperamentos."— Transcrição da apresentação:

1 Temperamentos

2 Os pontos fortes do Sanguíneo
Super-extrovertido Esquece facilmente as coisas desagradáveis com uma simples troca de ambiente. Otimista. É ótimo para falar em público; Raramente espera que outros falem antes dele; geralmente inicia a conversação. Habilidade de responder instantaneamente (a cumprimentos ou olhares) * Aprecia muito a vida

3 Pontos fracos do sanguíneo
Tendem a comer demais e ganhar peso, sendo o tipo que não consegue permanecer em nenhuma dieta. (pela falta de disciplina não são perseverantes em quase nada do que fazem) Não tem consistência emocional. Choram facilmente, mas sua faísca de ira pode instantaneamente tornar-se um inferno, e isso os limita vocacionalmente , e por certo os destrói espiritualmente. Egocêntricos. Todo ser humano é egoísta, mas os sanguíneos enfrentam dose dupla do problema.

4 Pontos fortes do Colérico
Auto-disciplinado; forte tendência à autodeterminação. Confia muito em sua própria habilidade; agressivo (no bom sentido) Quando começa alguma coisa, tem a capacidade tenaz de se manter avançando teimosamente naquela mesma direção; Dedica-se quase exclusivamente aos aspectos práticos da vida. Tem uma mente arguta para a organização, mas sente que o trabalho organizado é cansativo.

5 Muitas de suas resoluções são tomadas intuitivamente, e não pelo raciocínio analítico.
Forte vocação para liderança. Sua vontade poderosa tende a dominar um grupo, ele é bom juiz das pessoas, e é rápido e ousado nas emergências. Não somente aceita posições de liderança, quando essas lhe são impostas, mas também será com freqüência o primeiro a se apresentar como voluntário para as mesmas.

6 Pontos fracos do colérico
Pessoas extremamente hostis; alguns aprendem a controlar a sua ira, mas a violência é sempre uma possibilidade para eles. Se a sua vontade não for controlada por seus pais, quando crianças, eles desenvolverão hábitos tumultuosos e possessivos, que os perseguirão pela vida inteira. Provoca medo nos outros; Podem causar dor a outros e podem desfrutar disso; As esposas têm medo deles, e eles aterrorizam os filhos. Eles são batedores de portas, esmurradores de mesas e inconvenientes. Ninguém profere comentários mais mordazes do que um colérico sarcástico. Eles estão sempre prontos, com um comentário cortante que pode causar a insegurança e devastar os menos combativos. Até o sanguíneo não é páreo para ele, pois ele não é cruel ou mau.

7 Os pontos fortes do Melancólico
Normalmente possui o mais alto quociente de inteligência de sua família. Poderá ser músico, artista ou atleta. Algumas vezes poderão ser encontradas todas estas características em um único indivíduo. Tem a natureza mais rica e sensível de todos os temperamentos. A maior porcentagem de gênios pertence à classe dos melancólicos. Se mostra particularmente excelente nas belas artes, com uma vasta apreciação pelos valores culturais da vida. É emocionalmente responsivo, mas diferente do sanguíneo, e inclinado ao pensamento reflexivo. Particularmente dado ao pensamento criativo, e durante altos picos emocionais lança-se à invenção ou à produção criativa que seja digna e sã.

8 Fraquezas dos Melancólicos
As admiráveis qualidades de perfeccionismo e consciência dos melancólicos com frequência trazem consigo as sérias desvantagens do negativismo, do pessimismo e de um espírito de crítica. Sua reação geralmente é negativa e pessimista. Esta é a característica que limita as realizações profissionais dos melancólicos mais do que qualquer outro fator. Precisam combater constantemente a crítica em suas vidas, pois é uma das influências mais danificadoras na mente de uma pessoa. Crianças mais perturbadas psicologicamente vêm de pais predominantemente melancólicos ou coléricos.

9 Pontos fortes do Fleumático
Super-introvertido; tem uma natureza calma e sem agitação. Existem coisas que ele pode fazer e profissões que pode seguir queos extrovertidos nunca poderiam fazer. Raramente saltam sem antes olhar; Conciliador e diplomata por natureza, não gosta de confrontações e prefere negociar a lutar. Tem a tendência de conciliar os indivíduos hostis e exaltados, e é um exemplo clássico de que “a resposta branda desvia o furor”. Parece que é dotado de um grande senso de humor, animação e imaginação. É um amigo fiel, embora não se envolvamuito com os outros; raramente se mostra desleal.

10 Fraquezas do fleumático
Sua maior fraqueza está no próprio nome do qual deriva: fleuma (lento ou preguiçoso), falta de impulso ou ambição. Embora sempre pareçam fazer aquilo que é esperado que façam, raramente fazem mais do que isso. Poucas vezes instigam uma atividade, mas pensam e apresentam desculpas para evitar envolver-se nas atividades de outras pessoas. Mais do que todos os outros tipos de temperamentos, os fleumáticos são vulneráveis a lei da inércia: “Um corpo em descanso tende a manter-se em descanso”. Precisam reverter essa tendência com umaatividade premeditada. Tanto eles como seus familiares se beneficiarão de tais esforços. Ninguém gosta de ser ferido, mas isso acontece particularmente com o fleumático.

11 TEMPERAMENTOS Como tratar uma pessoa que tem um temperamento ainda não tão moldado pelo Espírito Santo?

12 Fleumático Gastando tempo com ele; sendo bem amigável e constante. Compartilhando em doses homeopáticas todos os planos, tendo paciência, ajudando-o a pensar, não falando alto e sem apressar.

13 Procurando não submetê-lo a pressão de público.
Com muita honestidade e atitude de vida, encorajando-o ganhando a sua confiança. A exortação deve ser bem clara, de preferência perguntar o que você quis dizer, para se certificar de que houve a comunicação.

14 Melancólico Valorizando seu trabalho.
Cuidando dele como pessoa; mantendo seu tanque cheio.

15 Não acumulando-o de tarefas, dar uma coisa de cada vez.
Aliviando a pressão, pois ele sozinho já se pressiona o suficiente.

16 Reconhecendo o que eles fazem, cuidando com carinho, amenizando seu cansaço pelas muitas tarefas.
Levando-o a enxergar o lado positivo das coisas.

17 Como no caso do fleumático, entendendo que por ele ser introvertido enfrentar o público é um grande desafio. Removendo qualquer ameaça em potencial a fim de que ele se sinta seguro.

18 Colérico Liderando com eficiência; Fazendo-o sentir que está tudo sob controle. Limites bem esclarecidos. Estar preparado para questionamentos sem perder a linha. - Tendo uma comunicação direta, aberta e franca. Procurando ser organizado para que o liderado sinta segurança e não sofra o medo de furos.

19 Levando-o a confiar mais na força e na direção de Deus.
Ensinando-o a exercer autoridade conforme Jesus exercia, com disciplina, porém sem ser dominador.

20 Entendendo que no caso do colérico passar por cima da autoridade na falta dela, é expressão de comprometimento. Neste caso ele precisa de ensino e não de repreensão. No caso de exortação, não dar voltas, ser objetivo, não esquecendo que mesmo parecendo duro, ele precisa de amor.

21 Sanguíneo Tendo uma postura amigável
e cortês. Principalmente aceitando-o como é.

22 Ouvindo-o sempre que for possível.
Como eles são falantes, sentem muita necessidade disso.

23 Fazendo-o sentir-se muito importante, interessando-se pelo seu bem estar, isto é, sendo sensível quanto as suas necessidades. * Não economizando elogios sinceros.

24 Procurando perceber seus esforços, reconhecendo as suas realizações.
- Ouvindo com atenção os seus projetos, cuidando para não desmotivar. Em caso de exortação ter muito cuidado, pois eles tem tendência a se sentirem rejeitados.

25 Incentivando-o sempre que for
preciso, e jamais escondendo a verdade dele. Não espere que ele cumpra com tudo o que promete, termine tudo o que começa e principalmente não acredite em tudo o que diz.

26 TAREFA Estudar as combinações.
Ler Gálatas 5:16-26 e relacionar os frutos do Espírito que o seu temperamento necessita ter. (apresentar na próxima aula)


Carregar ppt "Temperamentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google