A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O calor. Calor e temperatura  Matéria é formada por átomos e moléculas em constante agitação.  Quanto mais quente estiver um corpo, maior o movimento,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O calor. Calor e temperatura  Matéria é formada por átomos e moléculas em constante agitação.  Quanto mais quente estiver um corpo, maior o movimento,"— Transcrição da apresentação:

1 O calor

2 Calor e temperatura  Matéria é formada por átomos e moléculas em constante agitação.  Quanto mais quente estiver um corpo, maior o movimento, a agitação – maior a energia cinética.  Atenção: calor e temperatura não indicam a mesma situação!  Estados físicos da matéria: grau de agitação das moléculas -

3 Temperatura e energia interna  Grandeza física que permite avaliar a agitação média das partículas – quanto maior a agitação das partículas, maior a temperatura de um corpo.  A soma de todas as energias dos átomos de um corpo é chamada de energia interna ou energia térmica – ela inclui a energia interna das moléculas e a energia de suas ligações.

4 Calor – energia em trânsito  Calor é a quantidade de energia que passa de um corpo para outro quando há uma diferença de temperatura entre eles.  Calor passa sempre do corpo mais quente para o corpo mais frio.  No momento em que os corpos ficam à mesma temperatura, dizemos que o sistema atingiu o equilíbrio térmico.

5 Instrumento para medir temperatura - termômetro  Unidades de medida de temperatura: ˚C, K e ˚F.  Termômetro de mercúrio (termômetro clínico) e termômetro doméstico (termômetro a álcool)  Como funciona?


Carregar ppt "O calor. Calor e temperatura  Matéria é formada por átomos e moléculas em constante agitação.  Quanto mais quente estiver um corpo, maior o movimento,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google