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Histórico  A Organização Aldeias Infantis SOS se propõe a apoiar desde 2012 no alinhamento político e programático dos países, onde está presente (133.

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2 Histórico  A Organização Aldeias Infantis SOS se propõe a apoiar desde 2012 no alinhamento político e programático dos países, onde está presente (133 países), frente ao marco das Diretrizes da ONU de Cuidados Alternativos, por meio da estratégia de Advocacy de uma Campanha intitulada “CUIDA DE MIM!”;  Em 2014-2015 é formado um colegiado de Organizações para deliberar sobre os conteúdos e estratégias da Campanha. Construção coletiva deste espaço e proposta nacional.

3 Porquê uma Campanha?  A Campanha como estratégia de Advocacy tem como enfoque a incidência nas políticas públicas e legislações dos países com base no princípio da NECESSIDADE e IDONEIDADE.  Quais decisões são tomadas frente a vida das crianças?  Quais respostas concretas serão oferecidas para garantir um ambiente protetor (cuidado de qualidade) até a autossuficiência (afetiva, social e econômica)?  Perspectiva de análise e incidência num giro de “360º”, frente às crianças que estão em risco de perder ou perderam o cuidado parental (acolhimento e prevenção = cuidados alternativos).

4 Pressupostos importantes O “Cuidado” é uma palavra com conotações distintas no Brasil; Apresentar um novo paradigma – baseado na ética e enfoque do cuidado! Processo de desbravamento e criação de novas concepções e práticas; A “qualidade” como elemento fundamental no processo;

5 Sobre o nome! “CUIDA BEM DE MIM! – O Brasil adota o termo “bem” como algo a superar a dimensão assistencial da expressão, ademais remete ao enfoque de qualidade da relação com a criança e seu(s) cuidador/a(s). A Campanha tem um enfoque positivo/ propositivo e não de cunho negativo/ apelativo.

6 Objetivo central  Promover a cultura do bem cuidar para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

7 Princípios  O Cuidado como um direito humano fundamental;  Crianças e adolescentes como sujeitos de direitos ativos e participativos;  Respeito às necessidades específicas de cada criança e adolescente;  Convivência em ambientes livres de violências;  Relações pautadas no afeto, carinho e compreensão do outro;  O Cuidando de quem Cuida;  Práticas educativas que promovam a autonomia e o desenvolvimento integral;

8 Estratégias P ro duzir conhecimentos e estimular a criação de alternativas sobre as demandas de cuidado e o bem cuidar. C ontribuir para a melhoria da qualidade do cuidado nos serviços de proteção social, comunidade e famílias. M obilizar a sociedade para promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes a serem bem cuidados. S ensibilizar os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para o fortalecimento e criação de alternativas de cuidados para crianças e adolescentes que perderam ou estão em risco de perder o cuidado parental.

9 Ano de 2016  Plano de Comunicação e Mobilização em todo o Brasil (por regiões, estados e munícipios) – site, newsletters, blogs, facebook e outros;  Plano de incidência junto ao Legislativo, Executivo e Juciário a partir da Publicação do Assessment (caravana Nacional e algumas capitais);  Agenda de Formações com seminários, Rodas de Conversas pra sociedade em geral, gestores e profissionais do cuidado;

10 Conheça mais... www.cuidabemdemim.org.br


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