A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A TIPOGRAFIA NO CINEMA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A TIPOGRAFIA NO CINEMA."— Transcrição da apresentação:

1 A TIPOGRAFIA NO CINEMA

2 A tipografia é a arte e o processo de estruturar visualmente um texto, seja no papel ou nas telas. É algo que nós vemos quase todos os dias, mas algo onde poucos realmente prestam atenção aos detalhes. Está tão onipresente que é fácil de esquecer. + VÍDEO A Brief History of Title Design (02:33)

3 Cada fonte possui detalhes bastante específicos em cada letra
Cada fonte possui detalhes bastante específicos em cada letra. A linha de base, que guia as letras em uma linha; o ascendente e descendente, pontos mais altos e mais baixos de uma letra; a serifa, os pequenos prolongamentos nas extremidades de cada letra; entre outros.

4 A tipografia combina a fonte com certos estilos – negrito, itálico, light, condensado, entre outros – e com o uso de caixa alta (ou baixa). Mas não só: a forma como você organiza as palavras e usa os diferentes estilos faz parte da tipografia.

5 Desde seus primeiros momentos o cinema apresentou elementos gráficos (tipografia, diagramas, sinais, etc.) Nas telas de cinema, a tipografia inicialmente tinha um propósito simples: exibir as falas de um filme mudo. Ela ganhava mais estilo nas aberturas e créditos do filme. Mas foi com Saul Bass que ela ganhou ainda mais relevância, através do que se chama de “design de animação”.

6 Ele combinava design gráfico, tipografia e movimento para criar aberturas clássicas, como em PSICOSE, INTRIGA INTERNACIONAL e O HOMEM DO BRAÇO DE OURO. Depois disso, todo e qualquer filme ganhou uma abertura própria, com fonte e tipografia diferentes.

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20 + Vídeo The Title Design of Saul Bass (01:45)
+ CURTA FROM PAPER TO SCREEN (02:28)

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38 CINEMA E TIPOGRAFIA ANIMADA
{Ou tipografia cinética = kinetic typography}

39 A facilidade com que se cria uma animação em vídeo nos dias de hoje não tem precedentes.
Softwares de edição e dispositivos abriram as portas para o 'cinegrafista' que existe em todos nós - à semelhança do que aconteceu com a fotografia.

40 Essa facilidade, associada à popularidade de plataformas como o YouTube e Vimeo, levaram a uma explosão de produção de conteúdo nos últimos anos, desde o famigerado vídeo caseiro até aos mais elaborados, que conquistam a Internet e trafegam nas nossas timelines sem olhar a fronteiras geográficas ou barreiras linguísticas.

41 O vídeo assegurou o seu devido lugar na preferência do Internauta no mundo, e a sua utilização no domínio da infografia e da visualização de dados também está longe de ser uma novidade - apenas se democratizou.

42 Um tipo bem especifico de vídeo são as animações tipográficas, e em especial aquelas que se relacionam com cinema. Excertos de atuações marcantes, discursos e monólogos que nunca mais esquecemos, imortalizados na dança das palavras que motion designers produzem. Cenas famosas de filmes como Pulp Fiction, Kill Bill, Clube da Luta, e outros, são contados através de tipografia animada.

43 + tipografias cinéticas (cinema como conceito)

44 Propostas: Desenvolver uma abertura ou um encerramento (main titles ou the end titles) para um filme que você não julgue que tenha um bom trabalho de tipografia aplicada; Desenvolver um projeto de tipografia cinética em cima de uma passagem de um filme que você se identifique; Desenvolver a releitura de um Poster de filme, justificando as escolhas das tipografias utilizadas, assim como todas a diagramação desenvolvida. Deverá ser impresso no formato original .


Carregar ppt "A TIPOGRAFIA NO CINEMA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google