A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDAÇÃO UNICAMP REVISÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDAÇÃO UNICAMP REVISÃO"— Transcrição da apresentação:

1 REDAÇÃO UNICAMP REVISÃO
PROF. ª SARAH

2 Roteiro Manifesto Relatório Editorial Síntese Resenha Relato Comentário Manual Artigo de opinião Carta aberta Resumo Biografia

3 2011: comentário/ discurso de apresentação/artigo jornalístico
2012: comentário/ manifesto/ verbete 2013: resumo/ carta ao redator 2014: relatório/ carta aberta 2015: síntese/ carta convite

4 Propósito Interlocução Gênero
Encontram-se na própria proposta e, geralmente, estão em negrito ou colocados em tópicos.

5

6

7

8

9 Gêneros Argumentativos
Gêneros Epistolares Gêneros Narrativos Artigo de opinião Carta argumentativa Crônica Argumentativa Editorial Carta pessoal Carta do leitor (ao editor) Carta aberta Memorando Relatório Depoimento Crônica narrativa jornalística

10 GÊNEROS POUCO USUAIS

11 COMENTÁRIO Em cada última quinta-feira do mês, temos uma volta com nossas bicicletas e nossos amigos para passear pela cidade. Desta vez queremos nos solidarizar com nossos colegas de São Paulo em sua luta por uma cidade mais humana e amigável para com as bicicletas.

12 MANIFESTO E a bicicleta federalizou-se! A bicicleta é um típico veículo local. Embora haja quem com ela viaje o mundo, sua maior vocação, e aspiração de quase todos que a usam, é sua utilidade para o cotidiano nos arredores de casa – deslocamentos de até 6km. Por isso, pode-se pensar que todas as intervenções para facilitar seu uso não precisem ir para além do gabinete do prefeito. Os ciclistas brasileiros organizados em entidades – ou irmanados somente pela aspiração comum de equidade no trânsito – não pensam assim. Como nas demais áreas da vida social – saúde, educação, esportes, etc. -, a mobilidade também necessita de políticas públicas transversais e integradas, perpassando a administração pública estadual e alcançando a esfera federal.

13 DISCURSO Excelentíssima senhora presidente da República, Dilma Rousseff, excelentíssimos senhores ministros aqui presentes. Ficamos surpresos com o convite para esta reunião. Imaginamos que também estejam surpresos com o que vem acontecendo no país nas últimas semanas. Esse gesto de diálogo que parte do governo federal destoa do tratamento aos movimentos sociais que têm marcado a política desta gestão. Parece que as revoltas que se espalham pelas cidades do Brasil desde o dia seis de junho têm quebrado velhas catracas e aberto novos caminhos (...) (...) Muito obrigado.

14 VERBETE Idiossincrasia é uma característica comportamental ou estrutural peculiar a um indivíduo ou grupo. O termo também pode ser aplicado para símbolos. Símbolos idiossincrásicos são aqueles que podem significar alguma coisa para uma pessoa em particular, como uma lâmina pode significar guerra para alguém, mas por outro ela poderia simbolizar o sacramento de um cavaleiro. Pelo mesmo princípio, linguistas preconizam que palavras não são apenas arbitrárias, mas também importantes sinais idiossincrásicos.

15 ENTREVISTA No ano 2000, o escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo publicou uma compilação de crônicas divertidas sobre homens que mentiam para suas esposas, mães e namoradas. As lorotas eram todas bem-intencionadas. Eles mentiam para poupar as mulheres que amavam. (...) Quinze anos depois, chegou a hora de dar o troco. Nas crônicas de As mentiras que as mulheres contam (Objetiva, 184 páginas, R$ 34,90), que chegou às livrarias no início do mês, Verissimo mostra que mães, esposas e namoradas também faltam com a verdade. De Paris, Verissimo respondeu algumas das perguntas de ÉPOCA por .

16 ÉPOCA – Homens e mulheres mentem de maneiras diferentes
ÉPOCA – Homens e mulheres mentem de maneiras diferentes? Verissimo – Acho que homens sustentam uma mentira, contra todas as evidências em contrário, mais do que mulheres, que não têm tanta cara de pau. ÉPOCA – As suas crônicas são bastante irônicas. Como o senhor lida com o risco de ser mal interpretado pelos leitores? Verissimo – Pois é. O que é escrito com ironia, para funcionar, tem que ser lido com ironia, o que nem sempre acontece. Mas este é um dos riscos do ofício. ÉPOCA – O que a sua mulher achou do livro de crônicas sobre mentiras femininas? Verissimo – Ela, mais do que ninguém, sabe que não é para me levar muito a sério.


Carregar ppt "REDAÇÃO UNICAMP REVISÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google