A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

05/11/2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "05/11/2015."— Transcrição da apresentação:

1 05/11/2015

2 Componente Curricular Educação Física
A Educação Física vem buscando se alinhar aos propósitos da Educação Básica: possibilitar a preservação e a reconstrução da herança científica e cultural, sob a forma de conhecimentos sistematizados. Assim, esse componente trata das práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Cada manifestação da cultura corporal de movimento propicia o acesso a uma dimensão de conhecimento e de experiências à qual ele não teria de outro modo.

3 Manifestações da Cultura Corporal
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BRINCADEIRAS E JOGOS ESPORTES EXERCÍCIOS FÍSICOS GINÁSTICAS LUTAS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA PRÁTICAS CORPORAIS RITMICAS DESAFIOS PROPOSTOS: Desafios de legitimação ético-política; Desafios curriculares; Desafios interdisciplinares; Desafios didáticos.

4 Dimensões de conhecimento para a formulação dos objetivos de aprendizagem específicos
Experimentação e produção; Fruição; Reflexão sobre a ação; Construção de valores; Análise e compreensão crítica das práticas corporais; Protagonismo comunitário.

5 Diretriz Curricular: Componente Curricular Educação Física
Se a Educação Física é uma prática pedagógica que trata da cultura corporal de movimento (DARIDO; RANGEL, 2008), objetivamos que ela possibilite aos alunos situações que envolvam análise, reflexão e abstração sobre si mesmo por meio da tomada de consciência de sua motricidade, bem como proporcionar a aquisição/construção de um repertório de conhecimentos relacionados aos eixos temáticos.

6 Eixos temáticos Educação Física Movimento em Construção e Estruturação
Movimento e a Saúde Movimento em Construção e Estruturação Movimento em Expressão e Ritmo Movimento e as Manifestações Lúdicas e Esportivas Os conteúdos considerados valiosos, construídos coletivamente pelo grupo de professores da área ao longo da história na Rede Municipal de Ensino estão organizados a partir de eixos temáticos. Nesse sentido, foi-se construindo um repertório mínimo de saberes a serem ensinados/apreendidos no âmbito escolar via aulas de Educação Física, que podem ser ressignificados pelos professores em seus contextos, na medida em que não se assentam numa perspectiva moderna de currículo, fechada, determinista, e sim numa perspectiva aberta: rica, recursiva, relacional e rigorosa (DOLL Jr., 1997).

7

8 Ed. Infantil 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano

9 Referências bibliográficas
BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, ano XIX, n. 48, p , ago 1999. CARDOSO, C. L. Unidade didática 4 – Concepção de aulas abertas. In: KUNZ, E (org). Didática da educação física ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A (coords). Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. São Paulo: Guanabara Koogan, DOLL Jr., W. E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

10 Secretaria Municipal de Educação de Londrina
Contato: (43) / (43) Secretaria Municipal de Educação de Londrina Alameda Júlio de Mesquita Filho, 35 – 3º andar – Vila Ipiranga Prof. Junior Cesar Dias de Jesus


Carregar ppt "05/11/2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google